Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

CARNAVAL 2017!!! Encontro de maracatus celebra tradições em Olinda


Encontro de maracatus celebra tradições em Olinda


Foto: Thiago Bunzem/Prefeitura de Olinda
Foto: Thiago Bunzem/Prefeitura de Olinda

Olinda fez reverência à tradição e à cultura, nesta segunda-feira (27), recebendo o 27º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, sediado no bairro da Cidade Tabajara. A manifestação, uma das mais expressivas de Pernambuco, exalta o cotidiano do homem do campo, trazendo cores, batucada e muita alegria. O prefeito Professor Lupércio saudou os mais de 20 grupos que vieram à cidade, ao lado do secretário de Cultura e Patrimônio, Gilberto Sobral. A programação faz parte da 13º edição do Carnaval Mesclado, na Casa da Rabeca, que segue até a terça-feira (28), atraindo os olhares de moradores e visitantes.
A magia do maracatu já ultrapassa gerações na família do agricultor Severino Deodato, de 64 anos, morador do município de Lagoa do Carro, a 80 km de Olinda. Ele conta que o costume começou ainda com o avô, passou pelo pai e hoje ele já transmite para os filhos e netos. “É uma alegria que não tem explicação, motivo de muito orgulho”, revelou. A história se repete na casa de dona Sebastiana de Lourdes, 53, que veio de Glória do Goitá. “Quem está de fora não consegue entender essa emoção”, afirmou.
No brado da voz ou no ecoar dos apitos, os mestres levantaram a poeira e empolgaram o público. A turista carioca Lilian Mendes, 28, veio curtir, junto com os amigos, o Carnaval em Olinda e aproveitou para conferir o espetáculo. “Estou achando tudo mágico, merece muito o nosso aplauso”, opinou. De acordo com o organizador do evento, Pedro Salustiano, a reunião representa a difusão da identidade do Estado. “É de uma riqueza sem tamanho”, avaliou. Além dos maracatus, grupos caboclinhos também colocaram todo mundo para dançar.

Em Olinda, comerciantes e catadores tem onde deixar os filhos enquanto trabalham no Carnaval

O Espaço de Proteção à Criança e ao Adolescente tem recebido cerca de 120 crianças por dia


Fotos: Arquimedes Santos/ Prefeitura de Olinda
Fotos: Arquimedes Santos/ Prefeitura de Olinda

Enquanto os pais trabalham catando materiais recicláveis, vendendo bebidas ou lanches, os filhos tem um espaço especial para brincar e descansar durante o Carnaval em Olinda. Localizado na Praça do Carmo, o “Espaço de Proteção à Criança e ao Adolescente”, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, acolhe crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social durante todos os dias de folia, das 10h às 22h, desde o sábado (25) até a terça-feira (28).
Além de almoço, lanche e jantar, o local oferece para os pequenos atividades como oficina de dança e de percussão, brinquedos, pintura, sala de vídeo e descanso. Tem também atrações infantis que passam por lá, como Patati e Patatá, Palhaço Chocolate e Banda dos Super Heróis para fazer a festa dos pequenos. De acordo com a organização, nestes primeiros dias de carnaval o serviço tem recebido cerca de 120 crianças por dia. Os que tem idade entre 4 e 15 anos ficam na estrutura montada no Carmo, já os de colo são levados para a Casa de Passagem, que fica em Bairro Novo, para receber atenção especial.
Enquanto dezenas de crianças dançam e brincam em volta e no palco montado para as oficinas de música, o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Wolney Queiroz, conta que os pequenos aprovam o serviço. “Nossos educadores sociais vão às ruas fazer um trabalho de sensibilização com as famílias e orientar para que os filhos sejam deixados no espaço destinado pela prefeitura. As crianças gostam muito, tem alguns que vem pra cá e não querem mais nem sair”, conta.




A pequena Stefany, de 11 anos, foi pela primeira vez ao polo, junto com o irmão mais novo, enquanto o pai “negocia nas ladeiras”, como ela mesma diz, e conta o que mais gostou de fazer junto com os educadores. “O mais legal que eu fiz aqui foi tocar um instrumento”, contou. A comerciante Eduarda Fernandes, que trabalha no Carnaval de Olinda há três anos e não tinha onde deixar a filha Emily de dois agradeceu pela iniciativa. “Eu deixava ela com a avó, mas este ano a avó está doente, então eu soube desse espaço pela minha cunhada e vim deixar ela aqui para poder trabalhar e achei muito bom”, explica.
Cerca de 40 educadores, divididos em turnos, realizam o serviço de sensibilização pelas ruas e ao todo 130 pessoas trabalham no espaço.

Central de Achados e Perdidos de Olinda já recolheu cerca de 900 documentos no Carnaval



Cartões de crédito, passaporte, carteira de trabalho e documentos de veículos são alguns dos itens encontrados. Foto: divulgação Prefeitura de Olinda
Cartões de crédito, passaporte, carteira de trabalho e documentos de veículos são alguns dos itens encontrados. Foto: divulgação Prefeitura de Olinda

Quem perdeu algum objeto ou documento na folia de Olinda pode procurar o serviço de Achados e Perdidos disponibilizado, 24h por dia, na sede da secretaria de Segurança Urbana do município, na Avenida Santos Dumont, 177, bairro do Varadouro. Entre a sexta-feira (23) até esse domingo (26), cerca de 900 itens foram recolhidos e encaminhados ao local para serem devolvidos aos seus respectivos donos. No local também é oferecido o serviço de preenchimento de Boletim de Ocorrência (B.O) para o caso de perda dos documentos.
O carioca Guilherme Motta, que está curtindo a folia do Carnaval de Olinda, perdeu a carteira nesse domingo e foi nesta segunda-feira em busca dos seus documentos. “eu ainda não encontrei meus documentos, mas vou registrar o B.O para poder voltar para casa sem problemas no aeroporto por exemplo”, contou ele que foi encaminhado ao serviço a partir do momento que percebeu que estava sem a carteira.
De acordo com os responsáveis pela manutenção do serviço de Achados e Perdidos, além de documentos como Habilitação, RG e até passaporte, as chaves comuns e de veículos são os itens que mais chegam à central. A lista de documentos encontrados também pode ser acessada pelo site carnaval.olinda.pe.gov.br/documentos-perdidos.

http://carnaval.olinda.pe.gov.br/2017/02

Nenhum comentário: