Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 12 de fevereiro de 2017

TURISMO... Líbano: a Baalbeck dos romanos

Líbano: a Baalbeck dos romanos

Baalbeck é considerado o site arqueológico mais importante no Líbano. Por ali também passaram anteriormente os fenícios, romanos e tardiamente os muçulmanos, que acabaram por se estabelecer de vez na cidade. Seus templos históricos são de um gigantismo intrigante, com as mais altas colunas já erguidas na região, que seguem curiosamente desafiando o tempo. 

Fundada no século I a. C em meio às duas principais rotas antigas de comércio, Baalbeck era um grande pólo produtor de trigo. Tombada pela Unesco como patrimônio mundial desde 1984, oferece fácil acesso desde Beirute, há 85 km de distância - equivalente a 2 horas de carro.


Baalbeck foi beneficiada ao longo da era romana com diversas construções monumentais, como banhos, teatro, dentre outros. Os templos são os mais interessantes, dentre eles o  Templo de Júpiter, que ainda mantém de pé 6 colunas das 54 que originalmente compunham a construção, que ao todo media 88 metros de comprimento por 48 de largura e 22 metros de altura.


As colunas tem tanta proporção, que pelas fotos não é possível imaginar que são equivalentes a um prédio de 7 andares.

O ponto alto da visita é o magnífico Templo de Baco, que acredita ser dedicado ao deus do vinho. Este é um dos melhores exemplares romanos ainda existentes no mundo e conseguiu sobreviver sem grandes danos a diversos terremotos e às guerras oriundas das mudanças religiosas do paganismo para o cristianismo e posteriormente, islamismo. A riqueza dos detalhes coríntios nas colunas, paredes e no espetacular teto dos corredores laterais, sugere que a construção seja do século II a. C.

Ao longo dos anos uma nova Baalbeck cresceu em torno das ruínas antigas e hoje a cidade é comandada pelo grupo Hezbollah, adorado pela comunidade islâmica local. Tornou-se um lugar tenso e cheio de problemas, que ainda consegue ter momentos de paz, em meio a exuberante natureza e ao patrimônio histórico surpreendente! 

Um souvenir original (mas dependendo, pode ser perigoso) são os artigos do grupo Hezbollah, encontrados pelas diversas lojinhas que cercam as ruínas de Baalbeck. Canecas, camisas, imãs e outras mil quinquilharias podem ser compradas na cidade.

http://www.viaggio-mondo.com/2011/02/libano-baalbeck-dos-fenicos-romanos-e.html

Nenhum comentário: