Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

DECORAÇÃO... Oito (8) Dicas para Decorar Quartos Pequenos Aprenda como ampliar o espaço do quarto!

Oito (8)Dicas para Decorar Quartos Pequenos

Aprenda como ampliar o espaço do quarto!

Os apartamentos e casas estão ficando cada vez menores, nem sempre é fácil adaptar os móveis aos ambientes pequenos, principalmente nos quartos onde as camas ocupam boa parte do espaço disponível.
A escolha errada da distribuição, cores ou mobiliário pode criar um ambiente claustrofóbico e desagradável, acabando com o prazer de estar neste espaço íntimo cuja função principal é o descanso. Por tanto selecionamos 15 exemplos de quartos pequenos bem resolvidos com dicas imperdíveis para você acertar na decoração do quarto!

1 – “Menos é Mais”

Famosa frase do arquiteto alemão Mies van der Rohe, professor da escola Bauhaus e um dos mais celebres arquitetos do século XX, acreditava em uma arquitetura minimalista com geometria clara e racionalista. Desta frase “Menos é Mais” podemos tirar uma grande lição, não é a quantidade, mas a qualidade e funcionalidade dos mobiliários que importam na composição de um bom quarto.
Em quartos pequenos é preciso focar no essencial e prático de utilizar. As formas geométricas são mais facilmente compreendidas pelo olhar e dão mais leveza aos ambientes.

2 – Móveis da Medida Certa

A escolha dos móveis deve partir da área disponível nos quartos, nunca impedindo a circulação no ambiente, o ideal é que as camas possuam corredores laterais de no mínimo 60 cm. Os guarda-roupas podem ser feitos sob medida para aproveitar bem todo o pé-direito do quarto.
As camas podem ter nichos para acomodar os calçados na parte inferior, ou cabeceiras tipo baú para guardar cobertores e travesseiros que não estão em uso.
Portas de correr tanto nos móveis como nos ambientes também economizam área.

3 – Cor do Quarto

O branco certamente é uma ótima pedida para dar uma sensação de ganho de espaço em qualquer peça da casa. O guarda roupas branco, com poucos detalhes, junto ás paredes brancas perpendiculares dão mais uniformidade ao ambiente e reduzem o impacto visual do volume deste móvel.
As paredes claras também refletem a luz com mais intensidade em comparação as paredes escuras, melhorando o aspecto visual deste ambiente!
Porém, se você prefere paredes escuras ai vai uma ótima dica: utilizar as cores escuras nas paredes ou no piso para ganhar profundidade! Isso mesmo, o contraste de paredes claras com um fundo escuro pode criar uma percepção visual de profundidade no ambiente, sendo muito bem vindo em quartos pequenos.

4 – Espelhos

Outro truque de mestre! Espelhos sempre são utilizados nos melhores projetos para ampliar o alcance visual dos ambientes pequenos, afinal ele dobra o espaço refletido.
Utilizar um espelho liso que acompanhe toda a superfície lateral da cama, seja na parede ou no guarda-roupa, refletindo do piso ao teto pode realmente transformar o seu quarto pequeno. Mas, cuidado! Os espelhos grandes também refletem a organização ou desorganização do quarto.
Há quem não goste de ficar visualizando o espelho da cama, uma opção é usar os espelhos na parede de encosto da cabeceira marcando somente o corredor de passagem para a cama. É indicado também posicionar os espelhos para refletir a luz natural das aberturas do quarto, para aumentar a luminosidade.

5 – Imagens com Perspectiva

Seja feito em papel de parede, adesivos ou mesmo através de um grafite na parede, desenhos e fotos podem ser usados para criar uma perspectiva que amplia o espaço visual, principalmente se for utilizado um ponto de fuga que termina no centro da nossa linha de visão horizontal.

6 – Janelas e Aberturas

É sempre bom ter uma boa iluminação natural e ventilação nos quartos, renovando o ar e eliminando as bactérias e ácaros presentes, mas além da questão higiênica as janelas ajudam na sensação de amplitude visual, as camas podem ser voltadas lateralmente ou ficar de frente para as janelas criando novas perspectivas visuais.

7 – Utilizando as Paredes

Em quartos pequenos onde a circulação é restrita as paredes tem um papel fundamental para acomodar os objetos pessoais. Na maioria dos exemplos fica visível o uso de prateleiras altas nas paredes, ou ainda a utilização do peitoril para colocar vasos de plantas, livros, etc.
As paredes podem também receber a iluminação de leitura, que fica ao lado da cama, dispensando o uso de abajures, esta iluminação pode também ser suspensa no teto como uso de pendentes. Assim a cômoda fica livre e pode ser um pouco menor.

8 – Quarto em 2 Níveis

Se você tem um quarto com pé-direito bem alto uma ideia pode ser criar mais um “pavimento” colocando a cama em outro nível e deixando a parte de baixo para o guarda-roupas, mesa de estudos, etc.
Gostou das nossas sugestões para decorar quartos pequenos? Curta a nossa página e inscreva-se no blog para conferir mais dicas de Arquitetura e Decoração!

Cama no Chão
Piso Escuro e Paredes Brancas
Perspectiva em Alta
Quarto Iluminado
Espelhos Laterais
Espelhos de Frente para a Janela
Vista para Área Externa
Cabeceira Alta
Quarto em Dois Níveis
Parede Escura na Cabeceira
Soluções de Marcenaria
Espelho do Piso ao Teto
Claridade e Aproveitamento Máximo da Parede
Cama Retrátil
http://www.arquidicas.com.br/quartos-pequenos/

Nenhum comentário: