Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

História do Veganismo

História do Veganismo


Donald Watson
Em novembro de 1944, em Birmingham, Reino Unido, Donald Watson convocou uma reunião com outros cinco vegetarianos não lácteos, incluindo Elsie Shrigley, para discutir dietas e estilos de vida vegetarianos não lácteos.Apesar de muitos pontos de vista mantidos semelhantes no momento, estes seis foram os pioneiros de um novo movimento - apesar da oposição.

O grupo sentiu a necessidade de um novo termo, algo mais conciso do que 'vegetarianos não lácteos'. Foi estabelecido 'vegan', contendo as primeiras três e as duas últimas letras de "vegetariano". Nas palavras de Donald Watson, marcou "o início e o fim de vegetariano."

Embora a dieta vegetariana não láctea tenha sido definida no início de 1949 por Leslie J. Cruz, não havia uma definição de Veganismo e Donald Watson sugeriu "o princípio da emancipação da exploração dos animais pelo homem", mais tarde "busca do fim do uso dos animais pelo homem para alimentos, matérias-primas, trabalho, caça, vivissecção, e por todos os outros usos relacionados com a exploração da vida animal pelo homem".

Quando a sociedade tornou-se instituição de caridade em 1979, o Memorando e Artigos de Associação atualizada esta definição de "Veganismo" como:

"Uma filosofia e estilo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade para com os animais, para comida, roupa ou qualquer outra finalidade; e, por extensão, promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de animais para benefício dos seres humanos, animais e meio ambiente. Em termos dietéticos denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente a partir de animais."



A história continua

A Vegan Society continua fiel à visão de nossos membros fundadores, enquanto trabalhamos para um mundo em que seres humanos não explorem outros animais. Estamos tão determinados como nunca para promover o estilo de vida vegano em benefício das pessoas, animais e meio ambiente.

Você vai se juntar a nós para continuar a história?


Dia Mundial Vegano

O Dia Mundial Vegano é um evento anual celebrado por veganos em todo o mundo em 1º de Novembro. Foi criado em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society, para comemorar o 50º aniversário da sociedade, e em 2014 o 70º aniversário dos termos "vegan" e "veganismo" e o estabelecimento da The Vegan Society.

Veganos de todo o mundo se reunem para celebrar os benefícios do veganismo para a saúde humana, animais e meio ambiente. Estandes na rua sobre Veganismo, distribuição de refeições, piqueniques e plantando árvores no Dia Mundial Vegano, tudo serve para divulgar essa ideia.


Fonte: The Vegan Society
Tradução: Laura Kim

http://www.veganismo.org.br/p/veganismo_25.html

Nenhum comentário: