Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO...CIÊNCIA COMPROVA: AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEUS AVÓS…

CIÊNCIA COMPROVA: AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEUS AVÓS…
E OS AVÓS DE SEUS NETOS!
Cientistas comprovam: crianças com avós próximos e vínculos sólidos são emocionalmente mais inteligentes, mais sociáveis, vão melhor na escola e são mais felizes. 
Para os avós, vínculo com o neto reduz  risco de depressão e até de Alzheimer. 
Mães que permitem a sólida relação avós-netos levam a maternidade com muito mais leveza. Todos ganham com essa relação, que é amor puro!
Tive avós maravilhosos. 
Cada um à sua maneira, deixaram sim marcas na minha alma. Hoje tenho uma avó viva, que é um enorme amor em minha vida. Vivi grande parte de minha infância na casa dela e temos uma enorme conexão.
Durante muitos e muitos anos, esse tipo de relação estreita entre avós e netos era a norma, super comum. 
Todo mundo morava perto e, se não morasse, tinha sempre aqueles almoços de domingo onde o netinho não queria ir embora da avó. 
Era assim quando, na minha infância, quando morava com meus pais em Piracicaba e meus avós paternos em Sorocaba. 
Eu sempre pregava uma peça em meus pais, fazia escândalo que não queria ir embora e, acabava ficando.
Meus avós até saiam comprar roupas para que eu passasse a semana lá, rsrs. 
Minha avó materna morava em Piracicaba e eu passava o dia todo com ela, enquanto meus pais trabalhavam.
Nos dias de hoje, nessa nossa sociedade rápida, móvel, dispersa e conectada virtualmente não mais fisicamente, as relações avós e netos freqüentemente estão muito distantes: muitos vivem estados separados e às vezes só conseguem se ver uma ou duas vezes por ano.
Hoje eu moro em São Paulo, capital e os avós da Clara, minha filha, moram no interior, em Piracicaba-SP. 
Diferente do que meus pais fizeram por mim, que me levavam quinzenalmente ver os avós de Sorocaba, eu e meu marido levamos Clara para o interior pouquíssimas vezes, não chega a dar uma vez por mês. 
A minha mãe vem mais para São Paulo, o que ajuda. 
Mas Clara não tem 1/10 da presença que eu tive, quando pequena e sinto pena dela por isso. 
Por que avós são bênçãos enormes!
Pensei muito sobre isso. Sobre como seria importante considerar a estruturação de nossas vidas com essa prioridade em mente, levando em conta os enormes benefícios tanto para netos, como para avós.
Vejam o quanto esse vínculo é bom para todo mundo, com base em inúmeros estudos científicos que apontam todos para essa linha: 
Mantenham avós e netos próximos, se possível!

“TEORIA DA AVÓ”
Durante muito tempo, os antropólogos não entendiam o fato do por quê as mulheres humanas tinha ainda tanto tempo de sobrevida após a reprodução, pois se comparado com as primatas do sexo feminino, que morrem em seus 30 anos, enquanto ainda em idade fértil, as mulheres humanas vivem por décadas e décadas mais.
Os cientistas se perguntaram por que isso acontecia, uma vez que não fazia sentido a partir de uma perspectiva estritamente adaptativa. 
As mulheres mais velhas não se reproduzem e não são muito fortes. 
Qual era então a razão evolutiva para isso?
Em resposta a essa pergunta, surgiu a “hipótese da avó”. 
De acordo com essa teoria, a conclusão das tarefas ligadas à sua própria reprodução permitiu que mulheres idosas em sociedades de caçadores-coletores voltasse sua atenção para fazer outras duas contribuições importantes para sua tribo, atividades estas sempre relacionados com seus netos.
Cientificamente falando e pensando em adaptação e evolução, na “teoria da avó”, algumas razões:
Em primeiro lugar, as as avós foram responsáveis por ajudar a tribo a AUMENTAR, afinal auxiliavam seus filhos e noras, libertando-as para que engravidassem novamente. 
Enquanto primatas fêmeas demoram em torno de 5 anos para ter outro filhote, as mulheres humanas podem hipoteticamente ficarem grávidas todos os anos.
Em segundo lugar, as avós podiam cuidar  das crianças de suas filhas enquanto estas iam buscar comida, bem como a própria avó poderia buscar algo e esse sustento extra era vital para ajudar seus netos a sobreviverem.
Em mais de 45 estudos diferentes sobre este tema (leia mais, em língua inglesa, aqui), tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, verificou-se que o envolvimento de avós maternos teve um impacto significativo na sobrevivência e bem-estar de seus netos (por exemplo, reduzir a taxa de mortalidade das crianças pela metade) e, em um surpreendente contraste, a presença do pai teve apenas um pequeno efeito. 
O envolvimento de avós paternos também teve uma influência saudável, embora fosse mais variável.

MAS O QUE HÁ POR TRÁS DA DIFERENÇA DE EFEITO ENTRE AVÓS MATERNOS E PATERNOS NESSES ESTUDOS?
Em todas as culturas desses estudos, os avós maternos tendem a assumir um papel maior na assistência aos netos. 
Os antropólogos diriam que isto é porque estão mais seguros da sua ligação genética com essas crianças: criança que uma nora diz ser neto ou neta de uma avó paterna, pode na verdade não ser. 
Há também o fator de, muitas vezes, a nora não ter proximidade com os sogros, que dificulta a relação dos avós paternos com a criança.  
O maior envolvimento das avós maternas com seus netos também pode ter simplesmente a ver com o vínculo particular que existe entre mães e filhas.
No entanto, ambos oferecem ajuda aos seus netos, apenas de maneiras diferentes, tendo assim, efeitos diferentes. 
Nestes estudos, o envolvimento e proximidade das avós maternas aumentam as chances de sobrevivência das crianças, enquanto que o envolvimento das avós paternas aumentam a taxa de natalidade.
Embora o impacto do avô tanto historicamente como nos tempos modernos tenha sido muito menos estudado, eles provavelmente têm um papel benéfico na sobrevivência das crianças. 
A biologia parece apontar para isso.
Enquanto os homens continuam capazes de se reproduzir bem mesmo mais velhos, após os 30 anos, sua testosterona lentamente começa a diminuir e estrogênio começa a subir. 
Em um homem de 50/ 60 anos, o hormônio oxitocina aumenta também. 
Essas mudanças hormonais que diminuem a agressividade e o desejo sexual ao mesmo tempo aumentam a tendência ao afeto e ao carinho, fazem uma reviravolta  nas  prioridades dos homens mais velhos, afastando-os do do foco na  reprodução e maior interesse no envolvimento com seus netos. 
O seu envolvimento tradicionalmente assume uma forma diferente do que se dá com as avós, no entanto; em vez de adotar um papel prático na criação deles, os avôs se tornam mentores importantes no ensino de habilidades e valores para a próxima geração.
Em geral, o que a pesquisa diz é que desde tempos imemoráveis, avós e avôs têm desempenhado um papel crucial em ajudar seus netos sobreviver e prosperar, e, assim, em ajudar a toda a sociedade sobreviver e prosperar. 
É por esta razão que a antropóloga Sarah Blaffer Hrdy chamou os avós de um “Ás no buraco” da humanidade.
E os avós ampliam esse papel não só em culturas nas quais a reprodução simples e a sobrevivência física permanecem como principais preocupações. Nos dias atuais, avós de todos os tipos – avós e avôs, paternos e maternos contribuem com enormes benefícios para seus netos, agora em forma de maior bem-estar emocional e psicológico.
É uma equação que de fato funciona nos dois sentidos.

OS BENEFÍCIOS DOS AVÓS PARA NETOS
Pesquisas mostram que os netos que têm um laço emocional próximo com seus avós colhem uma variedade de benefícios importantes para toda a sua vida.
As crianças que têm relacionamentos fortes avós são comprovadamente mais bondosas, generosas e com menores taxas de ansiedade e depressão no futuro. 
Além disso, os estudos comprovaram que o envolvimento dos netos com os avós, aumentam o desempenho das crianças na escola, auto-estima, inteligência emocional e de fazer/manter amigos.

http://www.mamaeplugada.com.br/2016/11/ciencia-comprova-as-criancas-precisam-de-seus-avos-e-eles-de-seus-netos/

Nenhum comentário: