Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

DECORAÇÃO... CORES/ Qual o significado das cores no design de interiores?

Qual o significado das cores no design de interiores?


POR MARIANA PAIVA



Foto: iStock

O uso de cores é um procedimento que embeleza e harmoniza ambientes. Refletindo estilos diversificados, elas atraem as energias certas dependendo de como são escolhidas e utilizadas.

Essa relação terapêutica é conhecida como cromoterapia, em que as cores apresentam diferentes vibrações energéticas e se propagam no ambiente, atuando em órgãos do corpo humano, restabelecendo qualidades importantes para a vida das pessoas.

Além disso, elas também alteram as percepções dos espaços, um mesmo objeto ou ambiente ganha diferentes dimensões e sensações quando pintado com cores diferentes. Considerando esses aspectos, abaixo seguem dicas para a realização de uma boa escolha de cores para a decoração de interiores.

Conheça também a técnica chinesa do Feng Shui, que analisa os benefícios do fluxo de energia presentes em diferentes ambientes.


O poder das cores na decoração da sua casa

Não existem percepções padronizadas, cada contexto determina diferentes teorias e simbologias sobre cores. A experiência e as preferências são muito importantes durante o processo de escolha, isso porque não existem regras absolutas, mas sugestões para boas decorações.

Amarelo na decoração da casa

Foto: Reprodução / Lynda Miehe Associates

Proveniente da luz, o amarelo incentiva a comunicação, estimula o intelecto e abre o apetite, sendo indicado para ambientes escuros em conjunto com uma boa iluminação. Tons claros são neutros e tons fortes demandam cuidados para que os estímulos não sejam exageradamente provocados, resultando em sensações de confusão e atritos. A designer de interiores Jaqueline Watanabe também o recomenda para áreas de lazer e convivência.

Tons de azul na decoração de ambientes

Foto: Reprodução / In-Two-Design

Associado ao elemento água, o azul incentiva as pessoas à meditação e interiorização, isso porque diminui a frequência cardíaca e respiratória, sendo indicado para ambientes que busquem a transmissão de calma, tranquilidade e privacidade. “Recomendado para dormitórios, espaços de relaxamento e ambientes de estudo”, comenta Jaqueline. Quanto aos cuidados em relação a sua aplicação, seu excesso provoca sono, tristeza e angústia.

O branco na composição da decoração

Foto: Reprodução / Phillips & CO.

Muito utilizado, o branco é associado à paz, calma e limpeza, sendo considerado como uma tonalidade neutra. Sua aplicação é indicada para os mais variados ambientes, entretanto, demanda combinação com outras cores porque “em excesso pode criar uma atmosfera impessoal”, acrescenta Jaqueline Watanabe. Quadros e móveis coloridos são ótimos para a quebra dessa monotonia.

Tons de laranja no ambiente

Foto: Reprodução / Wonderland Homes

O laranja é ligado ao intelecto e à coragem, em doses certas estimula a criatividade, os sentidos e a comunicação. Ele é indicado para ambientes em que se deseja comunicação e diálogo, como salas de visita, de jantar e cozinha, assim como em escritórios de empresas, estimulando a criatividade. Seu excesso provoca conversas em demasia e desentendimentos, não sendo indicado para dormitórios por ser uma cor bastante estimulante.

Cômodos de casa tomados pelo lavanda
Foto: Reprodução / Just Perfect Home Staging

O lavanda é uma mistura de azul com roxo que transmite calma, contemplação, silêncio e espiritualidade. Sua aplicação minimiza atividades elevadas e situações estressantes por meio da criação de espaços espirituais especiais. Indicado para dormitórios, espaços de meditação e não recomendados para escritórios ou áreas de trabalho, pois o lavanda tem propriedades que acalmam, não que energizam.

Lilás/violeta na decoração de casas

Foto: Reprodução / Brooke Wagner Design
As cores violeta e lilás trazem paz de espírito, sossego e tranquilidade. Em tons mais rosados incentivam o romance e em tons mais azulados estimulam a espiritualidade. As tonalidades são indicadas para ambientes que demandam purificação de energias, como espaços de saúde e dormitórios, transformando as negativas em positivas e acalmando a mente e o coração. Seu uso é moderado para que não provoque ansiedade e depressão.

Preto na composição da decoração

Foto: Reprodução / Gaile Guevara Interior Design & Creative
Segundo a designer de interiores Jaqueline Watanabe, o preto é geralmente relacionado a masculinidade, sofisticação e formalidade, demandando cuidados para que não seja aplicado em excesso nos ambientes. Charmoso e elegante, seu uso deve ser ponderado e combinado com outras cores, isso porque quando predomina transmite sensações negativas como angústia, depressão, escuridão e tristeza.

Tons de rosa em casa

Foto: Reprodução / By Helen

Em tons claros ou escuros, o rosa se relaciona com a ternura, afeto, romance e feminilidade, comenta Jaqueline. Como suas combinações são variadas, a tonalidade fica bem em vários ambientes, sendo muito utilizado em quartos de meninas e até mesmo de casais.

A cor roxa na decoração de ambientes

Foto: Reprodução / Maira Santoandrea

Alternando entre o exótico e o erótico, Jaqueline Watanabe também destaca o roxo com atribuições relacionadas a introspecção e espiritualidade. Considerado como uma tonalidade forte e marcante, sua aplicação é mais indicada para detalhes, pois em porções maiores (como paredes inteiras de ambientes) remete vulgaridade.

Tons de salmão nos cômodos da casa

Foto: Reprodução / Nicole Lanteri Interior Decorator

O salmão resulta de uma combinação de cores que se apresenta como um rosa claro alaranjado. Suas atribuições são relaxantes e harmoniosas, sendo recomendado para espaços delicados, de destaque e que busquem o incentivo à comunicação.

Turquesa na decoração de casas
Foto: Reprodução / Gacek Design Group
O turquesa combina a serenidade do azul com a refrescância e os aspectos revigorantes do verde, originando uma tonalidade contemplativa. Suas atribuições reconfortantes são indicadas para ambientes que permitem movimentação e que estimulam o crescimento.

Tons de verde nos ambientes

Foto: iStock

O verde é associado a elementos orgânicos como flores, plantas e madeira. Símbolo de vida, crescimento, esperança e satisfação, estimula a saúde e o bem estar das pessoas. Refrescante, em tons claros é indicado para ambientes que busquem calmaria e os tons mais fortes elevam a energia, entretanto, seu uso excessivo também provoca sensação de opressão. A designer de interiores Jaqueline Watanabe recomenda o verde para áreas de espera e reunião.

A cor vermelha na decoração da casa

Foto: Reprodução / Christy Allen Designs
O vermelho é excitante e “normalmente relacionado a energia, comunicação, apetite e agressividade”, comenta Jaqueline. Ele também estimula as áreas de relacionamento afetivo, autoestima, sucesso e prosperidade. A designer de interiores o recomenda para espaços de alimentação rápida, como sala de jantar e cozinha. Usado com bom senso, o vermelho é indicado para quarto de casal, ativando a sexualidade, o amor e a paixão. Seu excesso provoca atritos, agitação, nervosismo e preocupação.

A iluminação como auxiliar

Foto: Reprodução / Lewis Aquatech

A iluminação altera a aparência das cores. No caso da luz natural, ela é mais alaranjada no período da tarde e isso acrescenta a tonalidade sobre os materiais sobre os quais ela incide. Além de modificar nossa percepção das cores, “a iluminação pode provocar a ilusão de que os espaços são maiores ou menores do que a realidade”, acrescenta Jaqueline.

Ambientes em que predominam cores que absorvem bastante luz, como o preto, exigem iluminação mais intensa do que os com superfícies em cores mais claras. “Um lustre com foco voltado para o teto em tonalidade clara transmite a sensação de que o ambiente é mais alto, enquanto o foco para o piso diminui ilusoriamente a altura de um pé direito muito alto e assim, deixa o local mais aconchegante”, recomenda a designer de interiores.

Uma nova tendência também tem permitido a troca de cores dos ambientes através da tecnologia LED, que combina dinamismo e sustentabilidade para aplicação de efeitos cromáticos nos mais variados espaços. Nesse caso, a atenção se volta para as escalas RGB (cores aditivas) no momento de escolha entre lâmpadas em tonalidades mais frias ou mais quentes.

O que se observa é que o critério para a escolha de cores dos ambientes é bastante relativo, envolvendo preferências e até mesmo a avaliação de situações diversas. A indústria de tintas tem oferecido cada vez mais produtos para aplicações, acabamentos e texturas, restando aos clientes a definição dos atributos que desejam presentes em seus espaços de vivência.

https://www.tuacasa.com.br/significado-cores-na-decoracao/

Nenhum comentário: