Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Trinta (30) truques para tornar a limpeza de casa mais rápida

Trinta (30) truques para tornar a limpeza de casa mais rápida

Foto: iStock
Uma coisa é certa: é muito raro encontrarmos alguém que goste de perder um dia inteirinho para limpar a casa, até porque para deixar tudo organizado e brilhando é necessário tempo, paciência e dedicação, o que acaba complicando a vida das pessoas que trabalham fora de casa ou precisam cuidar das crianças.
Porém, se você não tem um profissional que faça essa tarefa por você, chegou a hora de deixar a preguiça de lado, arregaçar as mangas e se jogar na limpeza, para assim evitar que os cômodos, móveis e itens usados no dia a dia fiquem sujos, manchados, opacos ou sem brilho.
Para te ajudar na faxina, separamos alguns truques fáceis que deixarão a casa limpinha em poucos minutos, e o melhor, você não irá precisar de produtos muito caros ou ir às compras, pois muitas vezes o problema pode se resolver até mesmo com ingredientes de cozinha, como cebola, limão, azeite, sal e vinagre, que além de serem práticos e econômicos, são também pouco nocivos ao meio ambiente.

Além disso, essas dicas são perfeitas para quem vai receber visitas de última hora e precisa deixar a casa tinindo rapidamente. 
Confira abaixo!

1. Eliminar a ferrugem



Foto: Reprodução / Mom 4 Real


Para eliminar a ferrugem, aposte na metade de um limão com um pouco de sal porque o ácido cítrico presente na fruta é muito poderoso na remoção. Na verdade, em casos “leves” de ferrugem, apenas o limão já dá conta do recado (se você esfregá-lo bem em cima da mancha). Para as situações mais críticas, coloque sobre a mancha o sal e limão, deixe agir de um dia para o outro e enxágue.

2. Torneira brilhando

Foto: Reprodução / Cuteasafox
Para garantir que sua torneira fique brilhando, parecendo como nova, você pode pegar um pedaço de pano ou uma toalha e embebê-la com vinagre, deixando bem molhada. Em seguida, basta enrolar o pano na torneira e deixar o vinagre agir por 40 minutos. É só tirar a toalha, passar uma aguinha e pronto, a torneira ficará num brilho só! Pasta de dente e óleos de bebê (aquele hidratantes) também são outros produtos que ajudam a dar um brilho rapidinho em torneiras.


3. Limpar puxadores de portas e móveis

Foto: Reprodução / Kitchn

Os puxadores de portas e móveis também merecem atenção, afinal é onde você coloca a mão diversas vezes durante o dia. A dica aqui é mergulhar uma escova de dentes em uma mistura de sabão com azeite, que ajudará a deixá-los brilhantes e limpos.


4. Limpar o forninho elétrico

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

Para deixar o forninho elétrico tinindo, faça uma pasta com bicarbonato de sódio, água e sabão e aplique em todos os seus lados. Depois, aguarde por até 20 minutos, lave os ferros e deixe-os secar naturalmente.


5. Limpar as persianas

Foto: Reprodução / Sprinkle Some Fun

Para limpar as persianas das janelas e portas de uma forma simples e prática, busque na cozinha pegadores de macarrão ou salada e embrulhe-os em um pano úmido. É uma forma perfeita de tirar poeiras e pequenas sujeiras entre o espaço apertadinho das parsianas. Faça movimentos leves.


6. Utilizar farinha para polir a pia

Foto: Reprodução / Kitchn

Para fazer o polimento da sua pia de um jeito fácil e barato: em primeiro lugar lave a cuba com bastante água e a seque com uma toalha. Depois, jogue uma quantidade razoável de farinha sobre toda a sua superfície, passe um pano para polir e retire o que sobrar.


7. Retirar manchas de móveis estofados

Foto: Reprodução / POPSUGAR

Uma ótima forma de retirar manchas de bebidas e molhos do sofá da sala ou qualquer outro tipo de móvel estofado é polvilhar a região com bicarbonato de sódio e aguardar por 20 minutos. Depois, retire todo o pó com uma escova e passe o aspirador de pó no restante, com cuidado.


8. Retirar o pó da tela da televisão

Foto: Reprodução / Real Simple

Para deixar a tela da sua televisão sempre limpinha, sem pó e sem nenhum risco, passe delicadamente um coador de café em toda a sua extremidade.


9. Limpar frigideiras e panelas

Foto: Reprodução / Ashley Poskin

Para retirar facilmente os restos de comidas que grudam em panelas e frigideiras, coloque um pouco de sal e esfregue com a metade de uma batata crua. Depois de lavar e secar, unte com uma pequena quantidade de óleo e papel toalha e deixe no fogo baixo por 30 minutos.


10. Retirar manchas das louças

Foto: Reprodução / Real Simple

É muito comum que alguns alimentos coloridos deixem as louças e pratos com leves manchas. Para retirá-las e trazer a cor da louça de volta, aposte em uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água. Basta esfregar suavemente até a mancha se remover.


11. Limpar o moedor de café

Foto: Reprodução / Real Simple

Para eliminar a sujeira e o cheiro de um moedor de café, aposte em um punhado de arroz. Espere alguns minutos com os grãos lá dentro, retire-os e limpe como de costume.


12. Limpar a cúpula do abajur

Foto: Reprodução / The Creek Line House

Sabe aquele rolo adesivo super eficiente para retirar pelos das roupas que achamos facilmente em lojas do tipo 1,99? Utilize-o também para eliminar poeiras e pequenas sujeirinhas da cúpula do abajur.


13. Limpar o interior da máquina de lavar

Foto: Reprodução / POPSUGAR

Para retirar todo o acúmulo de sujeira do interior de uma máquina de lavar, utilize vinagre, bicarbonato de sódio e água. Fique atento ao limpar as laterais e detalhes como borrachas.


14. Lavar as janelas

Foto: Reprodução / Africa Studio

Já imaginou limpar as janelas da sua casa com metade de uma cebola? Pois saiba que o alimento é ótimo para retirar sujeiras e trazer mais brilho aos vidros. E não precisa se preocupar, pois ela não deixa cheiro ruim no ambiente.


15. Limpar tábuas de madeira

Foto: Reprodução / FOOD52
Para limpar e eliminar cheiros da sua tábua de madeira, salpique um pouco de sal e esfregue metade de um limão por toda a sua extremidade. Além disso, essa dica fará também com que a tábua fique mais bonita e com aspecto renovado.


16. Limpar a boca do fogão

Foto: Reprodução / Vitaly Hrabar

Para deixar as bocas do fogão limpas, brilhantes e sem manchas, prepare uma pasta com bicarbonato de sódio, algumas gotas de água oxigenada e água. Aplique-a sobre a sujeira e deixe agir por até dez minutos. Para finalizar, esfregue com uma esponja.


17. Limpar superfícies de granito

Foto: Reprodução / The Bold Abode

Se você tem qualquer superfície de granito em casa, como mesas, pias ou balcões, todo cuidado é pouco na hora da limpeza. Faça uma mistura com duas xícaras de água, ¼ de xícara de álcool e cinco gotas de sabonete líquido. Aplique por toda a superfície e depois seque com uma toalha delicadamente.


18. Deixar a banheira limpa e brilhante

Foto: Reprodução / Budimir Jevtic

Nada melhor do que um banheiro com aquela sensação de limpeza, né? Para deixar a sua banheira tinindo, encha com água quente e um pouquinho de cloro e deixe a mistura por lá durante a noite inteira.


19. Improvisar um esfregão

O esfregão é um ótimo item para ter em casa na hora da faxina. Se o seu já está velho, que tal inovar improvisando um novo feito com meias quentes? Elas ajudam a absorver a sujeira e são ótimas para eliminar poeiras.


20. Limpar taças de vinho

Foto: Reprodução / Pinterest

Para deixar suas taças de vinho perfeitas, limpas e brilhantes, lave-as com água misturada com poucas gotas de vinagre. Se preferir, outra boa opção é esfragá-las com sal e em seguida passar água, deixando elas secarem naturalmente.


21. Limpar carpete

Foto: iStock

Para eliminar manchas e sujeiras mais difíceis de sair, faça uma mistura de vinagre branco, bicarbonato e sal. Aplique a pasta sobre a mancha com uma escova, espere secar e depois escove novamente. O carpete fica renovado!


22. Limpar rejuntes dos azulejos

Foto: iStock

Para limpar o limo dos rejuntes dos azulejos nas paredes, aposte em uma mistura que leve água oxigenada 10 volumes e bicarbonato de sódio. Para auxiliar na remoção da sujeira, utilize uma escova de dentes ou esponja.


23. Limpar os banheiros

Foto: iStock

Por ser um dos cômodos que mais proliferam bactérias, o banheiro sem dúvidas deve ser limpo com muito cuidado e atenção. Para limpar as paredes, faça uma mistura de bicarbonato de sódio com água quente e passe-a com a ajuda de uma escova. Já para a limpeza da pia e vaso sanitário, utilize vinagre de maçã. Deixe-o de molho por algumas horas e enxágue com água para retirar todos os resíduos.


24. Limpar a geladeira

Foto: iStock


Limpar a geladeira também é muito importante, já que é lá que fica armazenada a comida da casa, e respingos ou sujeiras podem acabar contaminando os alimentos. Para evitar o problema, basta lavar muito bem com água morna e detergente, e depois passar um pano úmido com bicarbonato de sódio em toda a parte interna para ajudar a desinfetar.

25. Limpar armários

Foto: iStock

Para limpar o armário externa e internamente e retirar seu odor de mofo, esvazie ele inteiro e deixe uma bacia de vinagre branco dentro por uma noite inteira. Na manhã seguinte, passe um pano com o produto em todo o armário.


26. Limpar o interior do forno

Foto: Reprodução / Ask Anna

Para deixar o interior do seu forno bem limpinho, prepare uma pasta com uma xícara de bicarbonato de sódio, água e uma colher de sabão, que fica com a consistência de uma massa de crepe. Passe a mistura por todo o forno e deixe agir por 15 minutos. Depois, limpe com um pano seco.


27. Limpar a porta do forno ou cooktop de vidro

Foto: Reprodução / Behind The Studio

Deixar o exterior do forno ou um cooktop de vidro limpo é tão importante quanto limpar seu interior, afinal a cozinha deve ser sempre um local bastante higienizado. Coloque bicarbonato de sódio e por cima deixe uma toalha úmida com um pouco de sabão. Deixe agir por 15 minutos e depois lave em movimentos circulares com a mesma toalha.


28. Higienizar o ferro de passar roupas

Foto: Reprodução / Thrifty & Chic

Para deixar o seu ferro de passar roupas limpo, higienizado e brilhante, utilize vinagre e bicarbonato de sódio. Esse misturinha fará com aquele aspecto queimado ou outro tipo de sujeira desapareça rapidamente.


29. Limpar as manchas de café das xícaras

Foto: iStock

Para retirar todas as manchas de café da sua xícara, basta esfregar as superfícies com cascas de frutas cítricas e sal.


30. Deixar as frigideiras limpas e brilhantes

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

Para deixar sua frigideira bem limpinha e brilhante, você irá precisar ferver um pouco de vinagre e depois limpá-la com bicarbonato de sódio.

O que achou? São técnicas simples, porém extremamente eficientes na hora de garantir uma boa e rápida limpeza em casa sem gastar muito dinheiro.

https://www.tuacasa.com.br/truques-para-limpar-a-casa/?utm_source=webpush

Nenhum comentário: