Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

SAÚDE...TUDO SOBRE METFORMINA

TUDO SOBRE METFORMINA

A metformina, medicamento muito utilizado por diabéticos tipo 2 no controle da glicemia, apresenta muitas vantagens, como:
– Reduzir a liberação da glicose acumulada no fígado para a corrente sanguínea, controlando desta forma os níveis glicêmicos;
– Prevenir doenças cardíacas e vasculares;
– Reduzir os níveis séricos do LDL (colesterol ruim) e de Triglicerídeos, responsáveis por aumentar o risco de derrames e infartos;
– Diminuir os sintomas relacionados ao hiperandrogenismo na Síndrome dos Ovários Policísticos, regularizando, desta forma, o ciclo menstrual;
– Diminuir em até 3 vezes o risco de câncer de ovários, conforme estudos realizados em Rochester, nos EUA;
– Combater a depressão e problemas neurológicos, como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson em pacientes diabéticos, conforme estudo realizado na Universidade de Monash, Austrália.
– Diminuir a resistência à insulina, desta forma controlando os níveis glicêmicosatravés da melhora na captação da glicose (aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina. A metformina não aumenta a produção de insulina, mas sim otimiza a ação da insulina já produzida);
Apesar de todas essas vantagens apresentadas, muitas pessoas ainda resistem em utilizá-la devido aos seus desagradáveis efeitos colaterais, que comprometem principalmente o sistema digestivo, como:
– Cólicas abdominais;
– Diarreia;
– Náuseas e vômitos;
– Flatulência;
– Agravamento dos sintomas relacionados ao refluxo gastro-esofágico e à gastrite.
Um recente estudo publicado na revista científica americana Nature promete diminuir estes efeitos colaterais, ao se elucidar o correto mecanismo de ação da metformina.
Até recentemente, acreditava-se que a metformina impedia a liberação da glicose pelo fígado através de vias de ativação de uma determinada enzima, chamada de AMPK. Mas, uma pesquisa recente mostrou que a metformina não teve o seu efeito bloqueado ao ser administrada em camundongos que não tinham a tal enzima, comprovando-se que esta hipótese da ativação da AMPK estava errada.
Em um estudo publicado na revista científica Nature, a equipe do Dr. Morris J. Birnbaum propôs uma nova maneira de entender o funcionamento da metformina, envolvendo novas enzimas e proteínas, mostrando que sim, ela age no combate a certas doenças, mas como ela faz isso ainda é um mistério.
O estudo liderado pelo Dr. Birnbaum propõe que o mecanismo de ação da metformina esteja na modulação da enzima Adenilato Ciclase. Isto faz com que sejam abertas novas possibilidades de se desenvolver medicamentos que também modulem esta enzima assim como a metformina, mas que sejam mais específicos em seu mecanismo, impedindo, desta forma, que outros metabólitos indesejados sejam formados, diminuindo assim os indesejáveis efeitos colaterais.
Segundo Birnbaum e sua equipe, este futuro novo medicamento poderá, inclusive, ser utilizado por diabéticos resistentes à metformina, os quais ainda não podem se beneficiar das inúmeras vantagens deste medicamento.
 Fontes:
– MD. Saúde (www.mdsaude.com)
– Diabeticool (www.diabeticool.com)


http://diabeticosaudavel.com.br/blog/metformina-efeitos-colaterais-estao-com-os-dias-contados/

Nenhum comentário: