Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Mitologia do Zodíaco

Mitologia do Zodíaco

۞ ADM Sleipnir

A palavra zodíaco é derivada do vocábulo grego ζῳδιακὸς κύκλος (zōdiakos kuklos), que significa "círculo de animais", e é usada em referência aos animais representados nessas constelações, apesar de nem todos os signos do zodíaco representarem animais (caso de Libra e Virgem). Abaixo apresentamos os mitos que originaram os 12 signos do zodíaco.

Áries 





























O signo de Áries provém do mito do Carneiro Dourado, mito esse que possui muitas variações. Atamas, um rei na terra de Croneus, teve um filho, Frixo, e uma filha, Hele, com sua primeira esposa, Nefele. Eventualmente, ele se cansou de sua primeira esposa, como geralmente os reis, muitas vezes fizeram e ainda o fazem. Ele enviou Nefele para longe e se casou com Ino, filha de Cadmo, rei de Tebas. Ino também deu dois filhos ao rei, e com o tempo ela ficou terrivelmente ciumenta dos filhos de Nefele. Ela queria que o reino fosse somente de seus próprios filhos e decidiu usar traição e engano para obtê-lo.

O milho era a principal cultura do reino na época, e uma boa colheita de milho fazia com que as pessoas e os animais do reino fossem bem alimentado nos próximos meses. Sabendo disso, Ino convenceu as mulheres do reino a assarem as sementes de milho antes dos homens as plantarem no campo. Ela conseguiu esconder o que ela tinha feito dos homens. Naturalmente, quando o milho arruinado não conseguiu crescer, ninguém pensou em culpá-la. Como era costume na época, o rei decidiu consultar um oráculo para ver o que ele poderia fazer para apaziguar os deuses e trazer de volta as culturas. Ele enviou mensageiros ao oráculo, e a desonesta Ino pagou os mensageiros, subornando-os a mentir sobre a sua orientação.


De acordo com o mensageiro, Frixo e Hele foram a causa da fome. Eles teriam que ser sacrificado aos deuses antes de o reino colher milho novamente. É claro que, embora o rei tenha entrado em desespero, ele não queria desobedecer aos deuses e fazer com que o seu reino perecesse de fome, então ele decidiu seguir o que ele pensava que era o conselho do oráculo.


Felizmente, Nefele temia pela segurança de seus filhos, e tinha enviado um protetor para as muralhas do castelo, afim de vigiá-los. Este protetor não era uma pessoa, mas era um carneiro com lã feito de ouro. O carneiro tinha sido dado a Nefele como um presente de Zeus, e era fiel à ex-rainha e seus filhos. Quando o dia do sacrifício chegou, o carneiro se aproximou das crianças e disse que eles deveriam fugir do reino imediatamente. Ele disse-lhes para subir em suas costas, o que eles fizeram. Ele advertiu-os para segurar firme e, em seguida, o carneiro saltou no ar e voou para longe, do outro lado do oceano. Hele, que era mais fraca do que seu irmão, caiu do carneiro e encontrou sua morte no mar. O lugar onde ela caiu é chamado Helesponto.


Frixo sobreviveu, e acabou se casando na família real da Cólquida, mantendo assim seu status de nobre. Em graças a Zeus, ele sacrificou o carneiro de ouro que tinha realizado os desejos de Deus na terra. Frixo pendurou a lã do carneiro em um local especial na Cólquida, onde seria o tema de lendas por vir. Zeus em memória do nobre ato do carneiro o elevou aos céus na forma da constelação de Áries. Outra versão recorrente diz que a constelação foi criada por Zeus em memória dos feitos de Jasão em sua jornada em busca do Velocino de Ouro.

Touro 
O signo de Touro provém do mito de Europa. Este é o conto de um dos muitos romances de Zeus. Zeus foi extremamente atraído pela bela Europa e ansiava por seu afeto. Zeus então apareceu diante de Europa na forma de um magnífico touro branco. Europa não resistiu acariciar o touro, de modo que ela se aproximou dele e fez exatamente isso. Ela então subiu em cima de costas do touro e ele levou Europa através do mar para Creta, onde ele, em seguida, tomou a forma de uma águia e a violentou. Europa deu-lhe três filhos - Minos, Radamanto e Sarpédon. Minos tornou-se rei de Creta e sua rainha, Pasífae deu à luz um filho com cabeça de touro, o Minotauro, que mais tarde foi morto pelo herói Teseu .

Algumas versões dizem que Zeus criou a constelação em lembrança do seu caso com Europa, outras dizem que é uma homenagem ao Minotauro e ainda há uma versão que afirma que o signo de Touro representa um touro de Creta, que mais tarde foi morto por Herácles.

Gêmeos ♊ 
O signo de gêmeos tem origem no mito de Castor e Pólux. Castor e Pólux eram meio-irmãos. Castor nasceu de Tíndaro e Leda, Pólux  nasceu do romance entre Zeus e Leda (também conhecido como o conto de Leda e o Cisne). Os gêmeos cresceram inseparáveis ​​como o tempo passou. Um dia, Castor foi morto em uma batalha. Pólux  ficou tão deprimido com a morte  do irmão que ele tirou a própria vida para se juntar a seu irmão na morte. Em homenagem ao grande amor dos irmãos, Zeus colocou-os entre as estrelas.

Câncer ♋
O signo de Câncer decorre de um dos 12 trabalhos de Herácles. Enquanto lutava contra a Hidra de Lerna, Hera enviou um caranguejo gigante para tentar frustrar os seus esforços. O caranguejo não passou apenas um incômodo, no máximo, pois Herácles simplesmente esmagou o caranguejo sob seu pé pouco antes de ele derrotar a Hidra. Hera honrou a tentativa do caranguejo de parar o seu maior desafeto dentre os filhos de Zeus, colocando-o entre as estrelas.

Leão ♌
O primeiro na lista dos trabalhos de Hércules era a tarefa de matar o Leão de Neméia. A besta gigante que percorria as colinas das aldeias do Peloponeso causando grandes estragos. As Flechas de Hércules acertaram inofensivamente o corpo do leão, sua espada foi dobrada em duas e sua clave de madeira foi feita em pedaços. Herácles teve que lutar desarmado contra o feroz leão e estrangulou-o até a morte. Hércules então vestiu a pele do leão para se proteger de seu segundo trabalho, matar a venenosa Hidra de Lerna. Em lembrança dessa grande batalha, Zeus fixou o Leão de Neméia entre as estrelas..

Virgem ♍
Um dos poucos signos não representados por um animal, Virgem representa a deusa da pureza e da inocência, Astreia. Logo após Pandora abrir a caixa e liberar todos os males para o mundo, os deuses que viviam na terra fugiram de volta para os céus para bem longe da maldade da Terra. Astreia foi a última a retornar aos céus. Por isso, Astreia foi colocada entre as estrelas na forma de Virgem. Outra variação do mito é que um dia ao ver um homem pesando a mais a mercadoria de um freguês, Astreia ficou indignada com tal injustiça e também com tanta guerra e violência que começava a se instaurar no mundo e pede a Zeus que a leve embora da Terra. Triste com tal decisão, Zeus coloca-a na constelação de virgem.

Libra ♎
O signo de Libra representa as balanças que representam o equilíbrio da justiça. Elas são mantidas pela deusa da justiça divina, Têmis. Filha de Gaia e Urano, a deusa Têmis personifica a lei e a ordem divinas. Quando pequena, foi salva por sua mãe da loucura de Urano, e entregue para ser criada pelas Moiras, deusas antigas que manejavam a Roda da Fortuna, determinando o destino dos homens. Com elas, Têmis aprendeu sobre a ordem natural e cósmica das coisas. Tornou-se mãe das Horas, que determinavam a progressão ordenada do tempo, das estações e dos ciclos. Carregava uma balança, instrumento que se tornou o símbolo da constelação de Libra.

Todos os anos, por duas vezes, o Sol se posiciona no mesmo plano da linha do equador de nosso planeta, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração, ou seja, estejam em equilíbrio.Este acontecimento astronômico recebe o nome de equinócio. Um deles marca o início do outono, quando astrologicamente o Sol entra no signo de Libra. É por este motivo que este signo é representado por uma balança, recebendo este nome, libra, que em latim significa balança.

Escorpião ♏
O signo de Escorpião vem do Mito de Órion, filho de Poseidon e Euriale. Órion também era um parceiro privilegiado de caça de Ártemis, fato que gerava muito ciúme em seu irmão Apolo. Apolo pediu para Gaia criar um escorpião gigante para matar Órion. Gaia o faz, e o escorpião picou e matou o grande Órion. Em recordação dessa luta, Zeus colocou Órion e o escorpião entre as estrelas. Outra versão diz que Gaia manda o escorpião matar Órion em consequência da insolência do gigante, que durante um desafio contra Ártemis, teria afirmado ser o maior caçador da terra e ameaçou matar todas as criaturas viventes.

Sagitário 
O signo de Sagitário representa o centauro Quíron. Quíron era um amigo de muitos e grandes heróis da mitologia grega, como Aquiles e Herácles. E justamente Herácles, durante uma caça, acidentalmente disparou na perna de Quíron uma flecha envenenada. Quíron era imortal, e por não poder morrer, ele sofreria eternamente com a dor. Herácles prometeu ajudá-lo de alguma forma. Após suas aventuras, Herácles foi até Prometeu, que foi acorrentado pelos deuses, como punição por ter dado o fogo aos humanos. A única maneira a qual Prometeu poderia ser libertado era se alguém tomasse o seu lugar. Quíron só queria ser aliviado de sua dor insuportável, e desse modo ele trocou de lugar com Prometeu e morreu. Em homenagem ao ato nobre, Zeus colocou Quíron entre as estrelas.

Há uma controvérsia sobre o centauro representado ser Cr otus, filho de Pan e Eufêmia, que era a enfermeira das Musas. Crotus é muitas vezes confundido com o famoso Quíron, que por sua vez seria representado pela constelação de Centauro- embora essa constelação também  seja atribuída à figura de Folo, filho Pã e uma ninfa de madeira.

Capricórnio ♑

O signo de Capricórnio representa a cabra Amalteia que alimentava o pequeno Zeus . Diz-se que Zeus colocou entre as estrelas como gratidão. Outros relatos dizem que Capricórnio representa Pã, o deus das florestas e da natureza. Ao mergulhar no rio Nilo para escapar do poderoso Tifão, sua parte superior se transformou totalmente em cabra e a parte de baixo transformou-se em um peixe. A história é extremamente parecida com a de Peixes.

Aquário ♒
O mito mais conhecido identifica  Aquário com Ganimedes, um belo jovem por quem Zeus se apaixonou e que foi (sob a forma de uma águia, representado como a constelação de Aquila) levado ao Olimpo para ser copeiro dos deuses. Cratera é às vezes identificado como o seu copo.

Um outro mito geralmente atribuído ao signo é o conto do dilúvio de Deucalião.
Neste conto, Zeus derrama todas as águas dos céus sobre a terra, para lavar todos os seres do mal. Deucalião e Pirra, em seguida, atiraram pedras sobre seus ombros e criaram uma nova raça humana.

Peixes ♓
O signo de Peixes representa a deusa do amor e da beleza, Afrodite e o deus do amor, Eros. Durante  um passeio pelo rio Eufrates, eles tiveram um encontro com o terrível Tifão. Eles suplicaram  a Zeus para ajudá-los a escapar, assim Zeus transforma os dois em peixes e eles nadam para longe em segurança. Em lembrança deste fato, Atena colocou os peixes gêmeos entre as estrelas.  Outra versão do mito afirma que a única criatura que oferece ajuda aos dois é a cabra Amaltéia, que indica o mar como rota de fuga aos deuses, pois Tifão, sendo o deus da seca, não poderia alcançá-los lá.

As imagens mais usuais de Peixes mostram os dois peixes numa posição cabeça-cauda, semelhante ao símbolo oriental yin-yang, enfatizando os aspectos masculinos e femininos. Isto esconde a imagem verdadeira constelação de peixes, ligados por suas caudas e pendurado como fios de prumo divididos pelo quadrante de Pégaso- visto pelos babilônios como a Arca do Dilúvio.


Órion
۞ ADM Sleipnir Órion, na mitologia grega, era um gigante, filho do deus Poseidon e da mortal Euriale. Caçador extremamente habilidoso, certo dia, aportou na ilha de Quios e, tendo encontrado a jovem Merópe, apaixonou-se perdidamente por ela. Enópion,... 

- Zeus

#ADM Kratos Deus dos deuses, senhor do Olimpo e Deus dos trovões, era filho do titã Cronos e Réia. Cronos devorava seus próprios filhos para que não se rebelassem e tomassem seu lugar no trono. Até que Zeus nasceu e Ré ia já cansada... 

Hidra De Lerna
A Hidra de Lerna era um animal fantástico da mitologia grega, filho dos monstros Tifão e Equidna, que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, na Argo lida, costa leste do Peloponeso. A Hidra tinha corpo de dragão e nove cabeças de serpente (algumas... 

Quíron
۞ ADM Sleipnir Quíron (do grego Χείρων Cheiron/Kheiron - "mão") é na mitologia grega o centauro de maior significância dentre os demais. Embora ele se parecesse com os outros centauros na aparência, ele era muito diferente... 

- Argonautas
Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquica (atual Geórgia) em busca do Velo de Ouro. Usando informações astronômicas, com base na mitologia e na precessão dos equinócios, Isaac... 

Mitologia
http://mitologia.hi7.co/mitologia-do-zodiaco-57ac368637c50.html

Nenhum comentário: