Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Uma Lenda... Uma historia fascinante!



Cavaleiros

Quando se vem a mente a era da cavalaria, com nobras cavaleiros em armaduras brilhantes, belas damas, torneios e justas, menestréis e contos de bravura, honra e amor, logo se lembra da lenda de Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távola Redonda: Percival, Galahad, Lancelot e outros.  

Livro
As lendas arturianas são parte da mitologia de origem celta mais tardia, fundida com o cristianismo. Se Arthur  foi ou não uma figura histórica real ainda é tema de muito debate, embora provavelmente tenha sido um poderoso e bem sucedido senhor Galês que viveu no período turbulento depois da retirada romana da Bretanha, em cerca de 410 a.C. Porém nas lendas, Rei Arthur, mortalmente ferido em uma batalha devastadora contra seu maligno parente Mordred, agora descansa no mundo de Avalon, aguardando seu retorno triunfante.

Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda


A Busca Pelo Cálice Sagrado

O cálice sagrado era o que se acreditava ser aquele usado por Jesus Cristo durante a Santa Ceia e que também foi usado para recolher seu sangue quando foi perfurado por uma lança durante sua crucificação. José de Arimatéia, o homem rico que permitiu que sua tumba fosse usada para Cristo, supostamente teria ficado com o cálice e o levada para a Bretanha, aonde o mesmo se perderia. Diziam-no perdido por efeito dos pecados humanos mas muitos acreditavam que estava oculto na Inglaterra e a busca pelo cálice sagrado era para encontrar aonde. Os cavaleiros da távola redonda estavam em contínua busca por este artefato sagrado.

Resumo

Algumas Figuras Importantes Das Lendas 


Arturianas:

  • Rei Arthur – Além da possibilidade de ter sido baseado em um governante real, Arthur na mitologia tinha vários papéis, principalmente o de defensor da Bretanha, contra forças reais e imaginárias. Portava a famosa espada Excalibur e reinava de seu famoso castelo Camelot.
  • Merlin – Mágico, sábio e guia de Arthur e dos cavaleiros, era uma figura enigmática. Algumas lendas contam até mesmo que suas origens seriam da mistura entre humanos e demônios. Tinha poderes mágicos, diziam que podia mudar de forma.
  • Guinever – Rainha de Camelot e esposa de rei Arthur, mas que depois se apaixonaria pelo cavaleiro Lancelot, em um caso de amor que causaria a ruína do reino. Quando Arthur parte para a guerra contra Lancelot, Mordred se aproveita de sua saída e tenta tomar a rainha e Camelot.
  • Sir Lancelot – Um dos mais famosos e hábeis guerreiros dentre os Cavaleiros da Távola Redonda, foi também um dos causadores da queda do reino ao se envolver com a rainha Guinever. Após a morte de Arthur e um encontro final com sua amada, assim como ela, ele parte para uma vida de reclusão.
  • Sir Galahad – O galante e puro Galahad era filho ilegítimo de Lancelot e foi o responsável por alcançar o cálice sagrado, com a ajuda de Sir Bors e Sir Percival.  Considerado o mais perfeito dos cavaleiros, ele foi levado para o paraíso por José de Arimatéia, com o cálice.
  • Sir Percival – Percival o inocente, foi mantido alheio ao mundo por sua mãe, mas quando criança avistou cavaleiros e devidiu tornar-se um. Seguiu-os a Camelot e depois de testes de bravura se tornou um dos maiores entre os cavaleiros, sendo um dos que acompanhou Sir Galahad na busca pelo cálice.
http://cultura.culturamix.com/historia/rei-arthur-e-os-cavaleiros-da-tavola-redonda


CONTOS E LENDAS DOS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA


Na Idade Média, época em que todas as mesas eram compridas, a távola do rei Artur surpreendia as pessoas: "Por ser redonda, ela não tinha nem cabeceira alta, nem cabeceira baixa; por isso, todos sentavam em volta dela como iguais". A Távola Redonda foi um presente do mago Merlim ao rei Artur. Ao seu redor, sentaram-se doze cavaleiros que tinham um ponto em comum: juraram ser honrados em toda e qualquer situação e dedicar-se incansavelmente à busca do Graal, uma taça misteriosa que havia contido o sangue de Cristo.
Nesses Contos e lendas, dois cavaleiros se destacam: Percival, o Galês, enamorado de Brancaflor, e Lancelote do Lago, talvez o único que nunca traiu a mulher de seus sonhos, mesmo condenado a um amor impossível: ele amava Guinevere, a mulher do rei Artur. Ser membro da ordem da cavalaria era o ideal de todos os jovens da nobreza. Obter essa honra significava viver entre amores e guerras e estar sempre pronto a vencer os desafios com entusiasmo e bravura.


Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1998, categoria tradução/jovem

Nenhum comentário: