Inverno começa hoje com muita chuva
Por AE
São Paulo - O inverno começa às 20h09 desta quarta-feira no Brasil e deve alternar ondas de muito frio com períodos de calor. Nos próximos dias, uma forte frente fria provoca bastante chuva no Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados do Rio e de Minas. Na maior parte do País, ainda vai fazer bastante frio.
Mas, segundo a empresa Climatempo, não será esse o padrão da temporada. Na verdade, a expectativa é de um inverno típico, sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña. "Nos períodos de muito frio, podemos ter condições extremas, até mesmo com neve", prevê o meteorologista Luiz Fernando Nachtigal, da MetSul Meteorologia, que também admite "temperatura elevada" nos intervalos de calor.
Na Região Sul, é provável que períodos quentes evoluam para dias chuvosos, seguidos da chegada de massas de ar polar que tornam os dias frios e secos. Nessas condições, o fenômeno da geada será comum, enquanto o da neve será raro.
As áreas mais altas dos três Estados - como os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina - são as que enfrentarão frio mais intenso e também as que normalmente já recebem "invasões" de turistas em busca da neve, da sensação térmica rigorosa, limitada ao Sul, e dos prazeres gastronômicos da estação. Por isso, há a disputa pelo título de lugar mais frio. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/inverno-comeca-hoje-com-muita-chuva
Inverno
O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.
As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.
Os países localizados na Zona Temperada do Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e na Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico) apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos rigorosos, registrando baixas temperaturas.
O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Graduado em Geografia
É Estação mais aconchegante do ano...
Boa Noite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário