Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 26 de junho de 2012

FENG SHUI... Uma solução milenar!

fonte imagens: decoracasa.wordpress.com

fonte imagem: luzdaserra.com.br

FENG SHUI DAS FLORES E PLANTAS

Saiba como a força da natureza pode deixar sua casa harmonizada.
Um ambiente cinzento, monocromático e sem nenhum tom de verde (nem na cor) em geral parece hostil, sem graça, estranho e pode, até mesmo, fazer com que as pessoas se sintam mal. Já o oposto, ou seja, um lugar cheio de plantas, flores, vasos, fontes é capaz de deixar até o mais insensível e estressado dos seres com uma sensação boa - como se estivesse em férias num belo resort, num hotel ou num spa.
E, para ter essa sensação na sua casa, é muito mais fácil do que se pode imaginar. Basta inserir um vaso colorido com uma bela planta viçosa e flores em seus mais variados tons. Plantas e flores são seres vivos, por isso possuem energia vital (chi) e são capazes de renovar e fortalecer a energia de qualquer ambiente.
Se você sente a energia da sua casa pesada, negativa, sem vida, parada, experimente começar a prática do Feng Shui - mesmo que não saiba aplicar o baguá (mapa octogonal que identifica as áreas da vida) - levando a força da natureza para sua casa com as cores, a beleza e a alegria das plantas e flores, mesmo que seja com um pequeno vaso de violeta ou flor da fortuna(kalanchoe).
Veja algumas das dicas abaixo e siga a mais apropriada para o seu momento:

PARA OS AMBIENTES

  • Porta e hall de entrada
Quer sensação mais gostosa do que entrar num ambiente e dar de cara com uma bela orquídea ou vaso com rosas? Ou até mesmo uma graciosa violeta. Flores na entrada da casa (no hall ou na porta) atraem boas energias e transmitem a mensagem de boas-vindas.
  • Banheiro
Flores amarelas em vaso com terra, ou uma planta (como a zamioculca) em vaso com terra.
  • Sala
Flores coloridas para agradar a todos em dias de festa. Flores brancas para mais sossego. Flores em tons de laranja para estimular o alto-astral.
  • Para qualquer canto da casa
O lírio-da-paz transmite serenidade e saúde e serve para ativar qualquer canto da casa. Funciona praticamente como um coringa.

PARA SITUAÇÕES ESPECÍFICAS

  • Para afastar energia negativa
Use o famoso vaso com as sete ervas (arruda, guiné, manjericão, espada de São Jorge, pimenteira, alecrim e comigo ninguém pode). Coloque o vaso perto da porta ou do portão de entrada - do lado de fora - para afastar e não deixar entrar nenhuma negatividade. Outra opção é o vaso da sorte com arruda, guiné e espada de São Jorge.
  • Para atrair prosperidade
Coloque muitas flores amarelas ou vermelhas pela casa. Girassóis também são muito usados para atrair riqueza.
  • Para estimular o amor e o romance
Rosas ou flores do campo pares. Orquídeas simbolizam beleza. Uma ótima opção é árvore da felicidade com o macho e fêmea no mesmo vaso.

VIVA EM UMA CASA SUSTENTÁVEL

Dicas práticas ajudam você a deixar o lar mais ecológico
Escutamos falar de sustentabilidade o tempo todo e queremos fazer nossa parte para um mundo melhor. Mas como? Neste artigo você vai encontrar dicas práticas para deixar sua casa ou apartamento um pouco mais sustentável. Assim ajudamos o planeta, nos sentimos melhor conosco e damos mais um passo em direção ao destino que todos desejam: a felicidade.
Quando falamos em sustentabilidade temos que levar em conta três fatores: o meio ambiente, as pessoas e as finanças. O nosso querido planeta está sofrendo porque gastamos água e energia em excesso, consumimos muito e produzimos grandes quantidades de lixo. Levando isso em consideração, confira abaixo dicas ambientais que cabem no bolso e deixam seu lar mais ecológico.

LIXO E DESPERDÍCIO

  • A primeira dica para quem quer desperdiçar menos é implantar no lar um sistema de tratamento de lixo orgânico, conhecido como "Minhocasa". A ideia é jogar todo o lixo em uma caixinha onde vivem minhocas. Os animais - silenciosos e limpos - têm a função de deglutir todo o lixo. Eu uso há mais de um ano, jogo papel, jornal, frutas, pão velho, bolo, cascas, saquinho de chá e coador de papel com borra de café. Só não vale: plásticos, carnes, cítricos, baterias e derivados do leite. As caixinhas com as minhocas vêm pelo Correio (isso mesmo) e você ajuda a diminuir a quantidade de lixo depositado no planeta.
  • E o que fazer com computadores e objetos eletrônicos velhos? Entidades não-governamentais, como a CDI, promovem trabalhos sociais e aceitam doações de aparelhos eletrônicos de pessoas e empresas. Para saber onde pode doar os seus, acesse aqui.
  • Água é outra coisa que não podemos dar ao luxo de gastar ou estragar, certo? Todo mundo já sabe que deveríamos tomar banhos mais curtos, mas ninguém faz. Então está na hora de começar. Compromisso é sempre a chave da mudança!
  • Além disso, podemos fazer o seguinte: descarte o óleo de cozinha de forma correta. Já vimos muitas campanhas sobre isso, mas as pessoas ainda não se habituaram. Mas é simples. Basta esperar o óleo esfriar e em seguida guardar em uma garrafa pet. A maioria dos restaurantes aceita que você deixe de vez em quando um litro de óleo lá. Esses estabelecimentos não reutilizarão o óleo, simplesmente darão a ele o destino correto, como são obrigados por lei. Se morar na região de São Paulo e cidades vizinhas, veja a lista de locais de coleta de óleo no Instituto Triângulo e na ONG Trevo. No Rio de Janeiro você pode vender seu óleo usado aqui. O Instituto Akatu também dá alguns endereços de entrega nas cidades no Brasil. Quem tem tiver terreno em casa também pode jogar um pouco de óleo na terra, pois será absorvido e utilizado pelas plantas. Mas cuidado para não exagerar na quantidade.

POUPE ENERGIA

Este tema é de amplo conhecimento, e muita gente já ouviu falar sobre o quanto é importante gastar pouco e comprar equipamentos cada vez mais econômicos, tanto para o bolso quanto para o planeta. Além disto, experimente adotar novos hábitos no dia-a-dia, como:
  • desligar os equipamentos da tomada. Assim reduzimos de 5 a 15% o consumo de energia e ainda nos livramos dos efeitos indesejáveis dos campos eletromagnéticos, principalmente à noite. Isso inclui o carregador do celular.
  • evite utilizar o elevador e opte pelas escadas. Além de poupar mais energia você ainda fica em forma. Se achar muito difícil subir as escadas, tente pelo menos descer. Já é um começo de uma vida mais sustentável e ao mesmo tempo mais saudável.
Seja feliz!
SOBRE O AUTOR
Allan Lopes
Geobiólogo, autor do projeto Geosounds - Melodias para a Terra, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Geobiologia (IBG). Saiba mais »
contato: allanlopes@allanlopes.com.br

Nenhum comentário: