Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Exercícios físicos no frio, sim ou não? DICAS PARA PRATICAR EXERCÍCIOS NO INVERNO


Exercícios físicos no frio, sim ou não?

No inverno, as doenças circulatórias/respiratórias são mais frequentes e perigosas para crianças, idosos, debilitados e portadores de pressão alta.


Por Nabil Ghorayeb

São Paulo

Hipócrates, o pai da Medicina, no século V antes de Cristo já alertava que nas entradas das estações do ano é que ocorrem ou pioram as doenças. No inverno, as doenças circulatórias/respiratórias são mais frequentes e perigosas para crianças, idosos, debilitados e portadores de pressão alta, angina/infarto, arritmias e deficiências circulatórias em geral.

Hipotermia

Quando a temperatura corporal é menor do que 36,5ºC, ocorre a perda da habilidade em produzir energia suficiente para manter a temperatura interna do corpo, que sofre algumas consequências.

1- Coordenação motora deficiente;
2- Reações físicas e mentais lentas;
3- Calafrios intensos;
4- Confusão mental;
5- Colapso do coração (fatal). 


Rosto, mãos e pés estão entre os mais sensíveis sensores de temperaturas, que devem ser mais protegidos das baixas temperaturas. Bebidas alcoólicas destiladas ou fermentadas não aquecem. O álcool dilata os vasos sanguíneos da pele exposta ao frio, provocando maior perda do calor. O sangue mais frio, seguindo para o interior do corpo, baixa a temperatura. Portanto, bebidas alcoólicas não aquecem. A sensação de queimação que sentimos no esôfago/estômago é, na verdade, sintoma de reação aguda ao álcool. A falsa sensação de calor induz acreditar que o organismo está aquecido, o que não é verdade, assim o perigo é que o alcoolizado, por não sentir frio, pode ter hipotermia e suas graves consequências. Só a ingestão de líquidos aquecidos (chá, chocolate, leite) esquenta o corpo.

Nas emergências por grave hipotermia, agasalhar imediatamente com materiais térmicos, administrar líquidos aquecidos pela boca. Doenças respiratórias aumentam pela baixa imunidade geral e baixa umidade (ar seco), consequentes do frio intenso.


Atividade de força e aeróbica no frio

Exercícios físicos são recomendados entre 20/25ºC e no inverno devem ser feitos com cuidado, pelas possíveis dificuldades respiratórias das baixas temperaturas e vento frio. O recomendado é:

1- Aquecimento muscular;
2- Respiração nasal de preferência;
3- Vestimentas adequadas (mãos, pés e rosto) para se proteger da perda rápida de calor que ocorre durante a atividade física
4- Ingestão de líquidos aquecidos, pré e pós-exercício.


Como aquecer e hidratar

Segundo o fisiologista Diego Leite de Barros-HCor SP, é importante o aquecimento antes de qualquer treino.

- Os exercícios de força sempre começam pelo aquecimento. No inverno, as extremidades do corpo estão mais frias e expostas às lesões, devido à contração dos vasos sanguíneos da pele, e maior concentração do sangue nas regiões mais centrais do corpo (defesa contra o frio). Para aeróbicos como corridas ou caminhadas, o aquecimento deve se iniciar de forma leve, e elevar a intensidade gradativamente, com um breve aquecimento na esteira ou bicicleta. Depois, fazer movimentos articulares amplos, com pouca ou nenhuma carga. Após o aquecimento e alongamento do corpo, o atleta está pronto para exercer suas atividades habituais.

Deixo para os esportistas e atletas uma importante recomendação: a reposição de líquidos é fundamental para qualquer atividade física, mesmo no inverno, quando a sensação de perda líquida é baixa, pela menor transpiração e pelo ar seco que mantém a pele sem a habitual umidade. No frio, exageramos nos alimentos calóricos e gordurosos e nos aproximamos da obesidade, por isso não abandone a atividade física regular.

Nabil Ghorayeb é Doutor em Cardiologia pela FMUSP, Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, chefe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do HCor – Hospital do Coração, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de ter recebido o Prêmio Jabuti de Literatura em 2000. www.cardioesporte.com.br


http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/06/exercicios-fisicos-

no-frio-sim-ou-nao.html


www.rtp.pt - 

Nenhum comentário: