Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?

Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?

Como saber se alguem usou o seu pc enquanto esteve fora Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ? Alguém deixou algumas migalhas de comida na sua mesa, o teclado está 1,5cm para frente, o monitor está levemente inclinado em ângulo diferente do que você tinha deixado, e o mouse também se moveu. Você pode não ser nenhum investigador do CSI, mas com certeza sabe quando alguém está usando seu computador, não? Mas o que vamos mostrar hoje vai um pouco além de saber. Para que possamos condenar alguém, precisamos de evidências! Vamos procura-las?
Se uma pessoa usou de verdade o seu computador, pode ter a certeza de que as migalhas que ela deixou na sua mesa não são as únicas pistas de que ela esteve lá. Existem “migalhas” dentro do próprio computador que são muito mais conclusivas do que qualquer outro tipo de prova. Tudo que fazemos no computador deixa fragmentos capazes de serem rastreados (sim, tudo. Inclusive suas aventuras no Xvideos).  Para encontrar esses registros, você só precisa saber onde procurar… E isso a gente te ensina:

Liste todos os suspeitos

Se você quer se tornar um detetive afim de desmascarar quem está usando seu computador, você vai precisar usar a lógica para definir quais dos locais você deve verificar primeiro. Para isso, é importante que você conheça os seus “suspeitos”.
Por exemplo: Se você tem um colega de quarto que é um ávido gamer, e ele seja o seu principal “suspeito”, você pode começar dando uma olhada nos arquivos de log de aplicativos do Windows (que vamos te mostrar mais embaixo como fazê-lo). Ou seja, saber – ou suspeitar – por onde a invasão do seu computador começou, pode reduzir drasticamente a quantidade de tempo que você vai demorar para que possa confirmar suas suspeitas.

Verifique os Logs do Windows

Uma ferramenta que com certeza faz parte do cinto de utilidades de todo analista de TI é o assistente de Logs do Windows. Os Logs do Windows podem lhe render muita informação sobre o que o computador tentou ou fez em qualquer momento do dia. O legal é que ele também te apresenta uma porção de dados informativos. Para acessar os arquivos de Log, vá em Painel de Controle, em Ferramentas Administrativas e selecionando “Gerenciamento do Computador”.
Como saber se alguem usou o seu pc enquanto esteve fora 1 Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Na janela que abrir, basta clicar em “Visualizador de eventos” na barra de navegação à esquerda, e você verá uma pasta para Logs do Windows. Clique para expandir essa pasta, e você verá as diferentes categorias que o Windows usa para registrar suas atividades.
Como saber se alguem usou o seu pc enquanto esteve fora 2 Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Um dos logs mais úteis é o log de segurança. Ele irá te mostrar se a qualquer momento alguém tentou entrar na sua conta do Windows, ou se o computador simplesmente reiniciou durante um período de tempo que você estava ausente. Clicando em “Segurança” por exemplo, veremos uma porção de informações inúteis que realmente não significam para nós usuários. No entanto, se você examinar cuidadosamente o período de tempo que você deixou o computador sem supervisão, você pode tropeçar em uma pista, permitindo que você saiba qual a aplicação a pessoa estava executando no seu computador, como no exemplo abaixo, onde o usuário “gambeta” desativou as atualizações automáticas do Windows Defender.
Como saber se alguem usou o seu pc enquanto esteve fora 3 Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Os logs do windows, de fato, não mentem. Se você tiver sorte, você vai achar algo que prove claramente que alguém estava brincando com seu computador enquanto você estava fora. Qualquer argumento se torna inválido se você tiver um arquivo de log em mãos provando a data e horário da infração.

Vasculhe os arquivos recentes

A verificação dos arquivos recentemente modificados é uma das maneiras mais fáceis de pegar alguém que está utilizando o seu computador sem sua permissão. No Windows 7, basta que você abra o menu iniciar e selecione a opção “Itens Recentes” para que um “dossiê” seja apresentado.
Como saber se alguem usou o seu pc enquanto esteve fora 4 Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Aí você deve estar se perguntando “Mas poxa Vinicius, eu já procurei e no Windows 8, e não existe essa opção!”… Calma amigo! Não precisa se desesperar, porque o visualizador de Itens Recentes do Windows 8 é ainda mais bacana. Para acessá-lo, tecle WIN+R (para abrir o menu executar), e nele você digita “recent” (sem aspas) e tecla enter. Uma pasta com todos os arquivos utilizados recentemente, por ordem cronológica será colocado na tela do seu computador. Fácil demais, né?
Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora 5 Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Essa dica é bastante legal, por que raramente alguém lembra de excluir os documentos recentes. Mas caso a pessoa seja realmente desatenta, vale a pena conferir o histórico de downloads e o histórico de navegação dos navegadores de Internet. Não é muito provável que a pessoa tenha deixado essa brecha, mas vale a pena dar uma olhadinha.

Crie um disparador de e-mail

Caso a pessoa que esteja usando o seu computador tenha se encarregado de apagar todos os vestígios, separamos uma última dica que mais se encaixa como um método preventivo. A solução é a criação de uma tarefa agendada que lhe envie um e-mail sempre que o computador sair do modo sleep, ou quando ele reiniciar.
Para fazer isso, basta ir em tarefas agendadas no Painel de Controle, e criar uma nova tarefa. Na guia Geral, certifique-se de definir a tarefa para ser executada com o usuário estando logado ou não.
Como saber se alguem usou o seu pc enquanto esteve fora 6 Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Na guia “Disparadores” é onde você vai definir as ações da tarefa ao executar um comando em particular. No campo “Iniciar a tarefa”, você vai mudar para “Ao inicializar” ou “Ao fazer logon”.
Como saber se alguem usou o seu pc enquanto esteve fora 7 Como saber se alguém usou o seu pc enquanto esteve fora ?
Na guia “Ações” definiremos o Script de envio para e-mail. Para isso você precisa configurar o utilitário de e-mail Blat.exe, caso não tenho o feito, procure saber um pouco mais sobre essa ferramenta antes de continuar. Após isso, defina o seguinte parâmetro em seu Blat:
-body
Someone is using your computer!
-to
rdxxxxx@gmail.com
-subject
Computer Access Alert!
Substitua o texto em vermelho pelo seu endereço de e-mail, salve o arquivo e finalize a criação da tarefa mantendo as demais opções como padrão. E pronto! Seu computador já está programado para te avisar sempre que algo suspeito acontecer.
Caso você ache que tudo isso é trabalhoso demais, você pode instalar programas espiões em seu computador, que enviam relatórios para o seu e-mail de forma automática. No entanto, sempre tive um pé atrás com esses programas (se eles podem monitorar as outras pessoas que usam meu PC, podem me monitorar também, não é?), sem contar que isso é coisa de noob! Aqui no Operários da Web a gente te ensina as maneiras mais legais (e moralmente corretas) de fazer as coisas!
Você tem outras dicas e truques que possam ser úteis para saber se alguém usou o seu computador? O que você fez para pegar o culpado? Possui alguma dúvida? Compartilhe conosco comentando aí embaixo!
Gosto do post ? ajuda o caixa ai então indicando ela e curtindo no Face, há não esqueça de participar do nosso site ai na página curtir ao lado valeuuuu até a próxima.

Fonte:telegraph

Nenhum comentário: