Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Saiba como melhorar o desempenho de seu computador


Saiba como melhorar o desempenho de seu computador


Utilizar um computador lento é uma experiência terrível para qualquer usuário de desktops, notebooks ou netbooks.
Algumas atitudes, por parte de quem utiliza o computador ou trabalha com manutenção, podem ajudar a minimizar os problemas e melhorar o desempenho das máquinas, seja em termos de software ou em termos de hardware.
O rede bit dará dicas e informará algumas ferramentas (softwares) para manutenção de seu computador com foco no desempenho.
Antes de mais nada podemos definir desempenho como algo relativo. Não podemos dizer que esperamos o mesmo resultado para máquinas com configurações diferentes. Um PC com um processador Core i 7 possivelmente apresentará, por natureza, um melhor desempenho que um Core i 3, bem como um Core i3 terá um desempenho melhor que um Core 2 duo.
Obviamente que a mensuração do desempenho de um computador não se dá somente pelo processador. Contudo, ter um processador potente é de extrema importância para bons resultados.
Outros componentes que fazem toda diferença são adaptador de vídeo, motherboard e memória RAM.
Adaptador de vídeo
Uma placa de vídeo que utiliza memória e processamento compartilhados é talvez uma das maiores responsáveis por um desempenho ruim em PCs, principalmente. Por isto, ao adquirir um computador, opte por uma configuração que lhe ofereça uma placa mãe off-board.
Um adaptador gráfico de qualidade possui memória e processador embutidos dedicados. Não consomem, portanto, recursos de usos gerais como processamento e memória RAM, tão essenciais (em termos de disponibilidade) para um bom tempo de resposta.
Tempo de resposta é o intervalo de tempo entre a solicitação de uma ação e o tempo em que ela é executada e retornada para o usuário que fez a solicitação. Por exemplo, ao clicar com o botão direito sobre um arquivo, espera-se que as opções de menu apareçam de forma praticamente imediata. Isto seria um bom tempo de resposta, que deve ser ínfimo em sistemas interativos como os sistemas operacionais atuais.
Claro que para obter um bom tempo de resposta, não dependemos apenas de um bom hardware, mas também de um bom sistema operacional, atualizado, que gerencie os recurso de forma otimizada.

Motherboards
Motherboards podem ser:
off-board: motherboards que possuem slots que permitem a adição de adaptadores específicos de fabricantes diversos que sigam os padrões adotados pela fabricante da placa mãe.
on-board: motherboards que já possuem os adaptadores (vídeo, rede, som…) integrados à placa e não permitem que sejam adicionados outros adaptadores (normalmente) de forma convencional.
Dica: Mesmo que você não tenha condições de comprar adaptadores dedicados, a possibilidade de um upgrade existirá posteriormente com uma placa off-board.

Memória RAM
Praticamente todos os usuários, mesmo que não técnicos em qualquer área da computação, já ouviram falar que algum computador está lento por falta de memória e que, adicionando memória, o desempenho irá melhorar.
De certa forma isto é verdadeiro. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Ao adquirir memória para turbinar seu computador, você deve observar principalmente:
  1. O tipo da memória para verificar se é compatível com os slots do PC;
  2. A frequência de comunicação. Uma memória que trabalha em uma frequência muito baixa, pode “atrasar” o processador que irá executar as tarefas e ficará ocioso pela demora na comunicação com a memória RAM. O ideal é que se tenha memórias com frequências muito próximas ao do processador e barramentos;
  3. Verifique a quantidade máxima de memória que seu computador e sistema operacional suportam. Isto varia de acordo com o tamanho de palavra do computador e o sistema operacional.
Outros fatores podem influenciar no desempenho de seu computador.

Drivers
Drivers são programas que possibilitam ao sistema operacional utilizar de forma correta e otimizada periféricos, principalmente.
Por exemplo, ao conectar uma impressora ao computador, os sistemas operacionais mais recentes tentam identificar qual o fabricante e modelo da impressora para adicionar automaticamente drivers. Contudo, este processo pode não funcionar muito bem e versões de drivers defasados ou drivers genéricos são instalados e apresentam um desempenho péssimo.
Isto vale para quaisquer outros tipos de hardware, como adaptadores de vídeo, rede, som, bluetooth, etc. Imagine, seguindo o exemplo do vídeo, um adaptador que compartilha recursos da placa mãe que não é bem gerenciado pelo sistema operacional por causa de um driver antigo ou genérico. Sem dúvida pode ocasionar travamento ou uma lentidão.
A solução é sempre instalar drivers atualizados e fornecidos pelos fabricantes. Se o hardware adicionado foi adquirido em uma loja, provavelmente veio com alguma mídia contendo os arquivos e manual de instalação do driver para o melhor funcionamento do hardware.
Não deixe também de verificar periódica mente por atualizações no site do fabricante para correções de problemas e melhorias de desempenho.

Desfragmentação do disco


Hard Drive. Foto: reprodução
O acesso à mídias também causa naturalmente uma certa lentidão e pode ser sensivelmente desconfortável para o usuário.

- See more at: http://www.caixadepandora.xpg.com.br/saiba-como-melhorar-o-desempenho-de-seu-computador/#sthash.JT8CtTBy.dpuf

Ao abrir um programa ou um arquivo qualquer, pode demorar mais que o normal para se ter o resultado esperado.
Isto ocorre pelo fato de que as gravações vão sendo feitas constantemente e de forma seguimentada, mas não sequencial. Isto significa que um arquivo qualquer é gravado em “pedaços” no disco rígido, localizados em trilhas e setores diferentes. Isto é chamado de fragmentação do disco rígido.
Ao acessar um arquivo, o sistema vai lendo ao final de cada “pedaço” o endereço físico do próximo “pedaço” e assim vai montando o arquivo para exibir ou realizar uma tarefa qualquer sobre ele.
Obviamente que se um arquivo ou programa estiver gravado sequencialmente, setor após setor, trilha após trilha no disco, o acesso a ele e sua montagem serão mais rápidos.
Mídias magnéticas são mais lentas naturalmente, mas se pudermos melhorar em algum aspecto, sentiremos a diferença.
A solução é manter o disco desfragmentado. Para isto, existem utilitário do próprio sistema operacional para realizar esta tarefa. Por exemplo, no Windows 7, basta acessar:
  • Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas dos sistema -> Desfragmentador de disco.
Pode-se efetuar também uma limpeza de disco, que também é disponibilizada pelo sistema. A limpeza elimina arquivos desnecessários.
Refrigeração
Computadores são avessos à altas temperaturas. Procure manter seu computador sempre em áreas ventiladas e de preferências refrigeradas (ar-condicionado).
Altas temperaturas causam super-aquecimento e, por isto, travamento e desligamento instantâneo em alguns casos. Estes podem causar danos internos em hardware e até perdas de dados pela preempção do sistema e corrente elétrica.
No caso de desktop, mantenha sempre uma distância das paredes para permitir que o sistema de ventilação interno possa efetivamente ventilar o hardware.
Com notebooks e netbooks, não se recomenda a utilização sobre superfícies que impeçam a ventilação. Normalmente as saídas/entradas de ar ficam na parte inferior ou base do notebook. Por isto, sobre a cama, sofás ou até mesmo por sobre alguma parte do corpo não é recomendado.

Sem dúvida este fator está diretamente ligado ao desempenho.
Pasta térmica
Para o processador recomendamos que mantenha o cooler limpo para que ventile corretamente. Outro ponto de extrema importância é, se possível, adicione pasta térmica entre o processador e o dissipador de calor para melhorar o processo de refrigeração.Se você não é um usuário técnico, procure uma loja especializada para realizar tarefas que julgar de necessidade técnica.

Limpeza de hardware

Existem no mercado alguns produtos para limpeza. Um que o rede bit indica é o chamado “limpa contato”. Um líquido que pode ser aplicado em circuitos para eliminar impurezas que possam estar impedindo o bom funcionamento.
Normalmente em Spray e de secagem rápida. Obviamente que é um produto destinado a esta tarefa.

Ferramenta (software)
Vamos indicar um programa utilitário que ajuda bastante, principalmente com limpeza de disco. O aplicativo se chama CCleaner. Nele você pode aplicar a limpeza do disco rígido para arquivos desnecessários e também tem um opção muito útil que lhe permite desabilitar alguns programas iniciados com o sistema operacional que causam uma lentidão na inicialização do sistema.
Download: CClear (Windows XP/Vista/7/2000/2003)
Você pode optar também pelo Wise Registry Cleaner. Um limpador de registros que melhora o desempenho removendo referências nulas.
Download: Wise Registry Cleaner  (Windows XP/Vista/7/98/2000/2003)
Mais uma vez indicamos que, se não possui conhecimento técnico o suficiente para adquirir produtos ou ferramentas e efetuar alguma tarefa citada, passe para algum profissional com experiência.
O uso incorreto de determinadas ferramentas e produtos, bem como a má utilização do sistema operacional e hardware, podem ocasionar o não funcionamento parcial ou definitivo do computador.

Portanto, ao buscar solucionar algum problema, se preciso, consulte um profissional.

- See more at: http://www.caixadepandora.xpg.com.br/saiba-como-melhorar-o-desempenho-de-seu-computador/#sthash.JT8CtTBy.dpuf


http://www.caixadepandora.xpg.com.br/saiba-como-melhorar-o-desempenho-de-seu-computador/

Nenhum comentário: