O que é Queimadura de sol?
Sinônimos: Queimadura de sol
Uma queimadura de sol é o avermelhamento da pele que ocorre após exposição ao sol ou a outra luz ultravioleta.
Considerações
Os primeiros sinais de uma queimadura de sol podem não aparecer por algumas horas. O efeito total na pele pode não aparecer durante 24 horas ou mais. Possíveis sintomas incluem:
- Pele vermelha, sensível e quente ao toque.
- Bolhas que se desenvolvem horas ou dias depois.
- Reações graves (às vezes chamadas de "envenenamento solar"), incluindo febre, calafrios, náusea ou erupção cutânea.
- Descascamento da pele nas áreas queimadas pelo sol vários dias após a queimadura de sol.
Embora os sintomas da queimadura de sol geralmente sejam temporários (por exemplo, pele vermelha dolorida ao toque), muitas vezes o dano sofrido pela pele é permanente e pode ter graves efeitos de longo prazo sobre a saúde, incluindo câncer de pele. No momento em que a pele começa a ficar dolorida e vermelha, o dano foi feito. A dor é pior entre 6 e 48 horas após a exposição ao sol.
Em casos de queimaduras de sol graves, pode ocorrer formação de bolhas na pele. Exposição aguda ao sol pode causar morte e milhões de pessoas queimadas de sol ficam temporariamente incapacitadas todos os anos.
A queimadura de sol ocorre quando a quantidade de exposição ao sol ou outra fonte de luz ultravioleta excede a capacidade do pigmento protetor do corpo, a melanina, de proteger a pele. A queimadura de sol em uma pessoa de pele clara pode ocorrer em menos de 15 minutos de exposição ao sol de meio-dia, enquanto a pessoa de pele escura pode tolerar a mesma exposição por horas.
Lembre-se:
- Não existe algo como "bronzeamento saudável". A exposição desprotegida ao sol provoca envelhecimento prematuro da pele.
- A exposição ao sol pode provocar queimaduras de primeiro e segundo graus.
- Geralmente o câncer de pele aparece na idade adulta, porém é causado pela exposição ao sol e queimaduras de sol que já começaram na infância. Você pode ajudar a evitar o câncer de pele protegendo sua pele e a pele de seus filhos dos raios prejudiciais do sol.
Fatores que tornam a queimadura de sol mais provável:
- Bebês e crianças são especialmente sensíveis aos efeitos da queimadura de sol.
- As pessoas de pele clara têm maior probabilidade de sofrer queimadura de sol. Porém, mesmo a pele escura e negra devem ser protegidas.
- Os raios de sol são mais fortes durante o horário das 10 às 16 horas. Os raios do sol também são mais fortes em altitudes maiores e latitudes menores (mais próximo dos trópicos). O reflexo da água, areia ou neve pode intensificar os raios de sol que queimam.
- Lâmpadas de bronzeamento artificial podem causar queimaduras graves.
- Alguns medicamentos (como o antibiótico doxiciclina) podem torná-lo mais suscetível a queimaduras de sol.
Cuidados em casa
É melhor prevenir a queimadura de sol do que tratá-la. Existem protetores solares eficientes com uma ampla variedade de fatores de proteção. A maioria dos médicos recomenda um protetor solar de amplo espectro - pelo menos FPS 30.O protetor solar deve ser aplicado generosamente. Caso você permaneça no sol por um período de tempo prolongado, é recomendado usar chapéu e outras roupas para proteção. Roupas claras refletem o sol mais eficientemente.Se você tiver uma queimadura de sol:- Tente tomar uma ducha ou banho frio ou colocar panos úmidos e frios na queimadura.
- Evite produtos contendo benzocaína, lidocaína ou petróleo (como Vaselina).
- Se houver bolhas, bandagens secas podem ajudar a evitar infecção.
- Caso a pele não tenha formação de bolhas, pode ser aplicado um creme hidratante para aliviar o desconforto.
- Medicamentos vendidos sem receita, como ibuprofeno, podem ajudar a aliviar a dor da queimadura de sol. NÃO dê aspirina a crianças.
- Cremes com cortisona podem ajudar a reduzir a inflamação.
- Devem ser usadas roupas largas de algodão.
- Buscando ajuda médica
- Ligue para seu médico imediatamente caso tenha febre com queimadura de sol ou se houver sinais de choque, exaustão térmica, desidratação ou outra reação grave. Esses sinais incluem:
- Sensação de fraqueza ou tontura
- Pulso acelerado ou respiração acelerada
- Muita sede, retenção da urina ou olhos fundos
- Pele pálida, pegajosa ou fria.
- Náusea febre, calafrios ou erupção cutânea
- Seus olhos doem e estão sensíveis à luz
- Bolhas graves e dolorosas
Na consulta médica
O médico realizará um exame físico e observará a pele. Seu médico fará perguntas sobre seu histórico médico e sintomas atuais, incluindo:- Quando a queimadura de sol aconteceu?
- Com que frequência você tem queimadura de sol?
- Você tem bolhas?
- Quanto do corpo foi queimado pelo sol?
- Quais medicamentos você toma?
- Você usa filtro ou protetor solar? De que tipo? De qual grau de proteção?
- Quais outros sintomas você tem?
Prevenção
- Evite a exposição ao sol durante as horas de pico de intensidade dos raios solares.
- Aplique quantidades generosas de protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30. Dê atenção especial ao rosto, nariz, orelhas e ombros. Quanto maior o FPS, maior a proteção.
- Aplique o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol para permitir melhor absorção. Reaplique depois de nadar e a cada 2 horas enquanto estiver em local externo.
- Use chapéus de abas largas. Também existem roupas e trajes de banho com FPS.
- Use óculos de sol com proteção UV.
- Use um protetor solar para os lábios.
Fontes e referências:- Kaplan LA. Exposure to Radiation from the Sun. Em: Auerbach PS. Wilderness Medicine. 5ª ed. St. Louis, Mo: Mosby; 2007: cap. 14.
A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.
- http://www.minhavida.com.br/saude/temas/queimadura-de-sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário