Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

CN segue a tradição da região e confecciona tapete de Corpus Christi

CN segue a tradição da região e confecciona tapete de Corpus Christi
Paróquias ornamentam ruas de suas cidades para a passagem do Santíssimo Sacramento

Em 16 de Junho de 2014

Nesta quinta-feira, 19, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, na qual toda comunidade católica participa da celebração Eucarística e da tradicional procissão em que o Santíssimo Sacramento é levado pelos sacerdotes e bispos pelas ruas das cidades no ostensório.

Em muitos lugares do país e do mundo as casas e as ruas são enfeitadas no trajeto em que a procissão vai passar como um gesto de respeito e honra ao Senhor que vem visitar o Seu povo. O ostensório, que leva o Corpo de Cristo na hóstia consagrada, é carregado pelo sacerdote pelas ruas ornamentadas, e os fiéis só podem pisar nos tapetes após a passagem do padre.

A cidade Caçapava (SP), localizada no Vale do Paraíba, é conhecida por sua tradição de confeccionar tapetes nessa festa. Há 51 anos a Igreja local se organiza, junto aos fiéis, para ornamentar aproximadamente 3 km de tapetes para a passagem da procissão. Segundo o organizador desta celebração, diácono Adônes Souza Pinto, o trabalho é dividido entre as seis paróquias da cidade, reunindo cerca de 1.600 pessoas, sendo que cada equipe fica responsável por um setor, desde a preparação dos materiais e a confecção dos tapetes até a parte litúrgica.

“Para que tudo isso possa transcorrer da melhor maneira possível, tanto os integrantes da parte dos enfeites como também os da parte litúrgica realizam um trabalho bonito e de comunhão entre as seis paróquias de Caçapava [pertencentes a Diocese de Taubaté (SP)]. Esta é uma demonstração de fé, pois publicamente a Igreja expressa a sua fé na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia”, afirma o diácono.

Na confecção destes tapetes são utilizadas 90 toneladas de areia tingida em diversas cores que auxiliam na composição dos desenhos.

Corpus Christi na Canção Nova: 

A Comunidade Canção Nova também comemora, neste dia 19, a Solenidade de Corpus Christi com a celebração da Santa Missa e a procissão com Jesus Sacramentado pelo Centro de Evangelização Dom João Hipólito Moraes.
Procissão de Corpus Christi realizada na Canção Nova no ano anterior
Foto: Arquivo/Cancaonova.com

A confecção dos tapetes na sede da comunidade teve início na segunda-feira, 16, e a criação dos desenhos foi feita pelo artista plástico Danilo Pagotto. Na quarta-feira, 18, à noite, os tapetes serão enfeitados. Segundo a equipe de eventos internos da comunidade, cerca de 70 missionários ajudarão na preparação dos tapetes, que serão ornamentados com areia, palha de arroz e pó xadrez de várias cores.

Venha participar da Solenidade de Corpus Christi na Canção Nova em ação de graças a Jesus presente entre  nós!

http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?tit=Tradicional+tapete+de+Corpus+Christi&cod=2953&sob=7999

Nenhum comentário: