Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 22 de junho de 2014

TURISMO - Monte Uluru - Ayers Rock - Austrália


Uluru (também Ayers Rock ou a Rocha) é uma monólito situado ao Norte da área central da Austrália, no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta perto da pequena cidade de Yulara, 400 km sudoeste de Alice Springs. 
É o segundo maior monólito do mundo (depois de Monte Augustus, também na Austrália), possui mais de 318 metros de altura, 8 km de circunferência e se estende 2,5 km de profundidade no solo.
 Uluru é notável pela sua qualidade de coloração variável de iluminação diversa que ocorre em diferentes horas do dia e do ano, apresentando ao pôr-do-sol uma visão particularmente notável.
É feito de arenito impregnado de minerais como feldspato (arenito de arcózio) o que causa a emissão de um brilho vermelho ao amanhecer e ao pôr-do-sol. A pedra obtém sua cor ferruginosa da oxidação
 Ayers Rock era o nome dado a ela por colonos europeus, em homenagem ao Primeiro-Ministro australiano Henry Ayers. Uluru é o nome aborígene. É considerada sagrada pelos aborígenes e tem inúmeras fendas, cisternas (poços com água), cavernas rochosas e pinturas antigas.
  Uluru é adjacente a um assentamento Aborígene e a cidade turística de Yulara, com cerca de 3000 habitantes.Foram construídas áreas de observação especiais com acesso pela estrada e amplo estacionamento para dar aos turistas as melhores condições de visão do local tanto ao amanhecer quanto no crepúsculo. 
 Escalar a pedra é uma atração popular para uma grande fração dos muitos turistas que visitam Ayers Rock a cada ano. Uma corda com alça torna a subida mais fácil, mas ainda é uma subida realmente longa e íngreme e muitos escaladores experientes desistem.

Nenhum comentário: