Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Lendas e Mitos - A caixa de Pandora

Lendas e Mitos - A caixa de Pandora


Pandora, esta mulher da mitologia grega, foi aquela que Zeus elegeu como a sua primeira criação feminina, de forma a punir todos os homens por terem roubado a Olimpo o segredo do fogo. Conheça aqui a história deste famoso mito e qual o verdadeiro significado da caixa de Pandora.
  
Auxiliados por todos os deuses e a mando de Zeus, Hefesto (deus do fogo) e Atena criaram Pandora, sendo-lhe atribuídas várias qualidades, tais como a graça, a beleza, a persuasão, a inteligência ou a paciência. No entanto, e embora Pandora tenha sido criado à semelhança de todos os outros deuses foi destinada, por todos os seus criadores, a conviver com os homens. Este poderia ser o plano genial para que também os humanos se tornarem-se melhores, não fosse um dos deuses, Hermes, lhe ter atribuído dois grandes defeitos: a traição e a mentira. Foi por esse motivo que Zeus a confinou ao convívio com os homens, por punição por estes terem roubado o segredo do fogo a Olimpo.

O casamento com Epimeteu
Zeus decidiu testar os homens depois desta traição. Enviou Pandora ter com Epimeteu, que mesmo tendo sido avisado por Prometeu (deus que lhe entregou o segredo do fogo) que não recebesse qualquer dádiva que lhe chegasse pelos deuses, se esqueceu do aviso e se encantou pela beleza de Pandora e a tomou como sua mulher.
Na sua posse, Epimeteu tinha uma caixa que no passado lhe teria também sido ofertada pelos deuses e que continha todos os males do mundo. Sabendo do seu nefasto conteúdo, Epimeteu avisou Pandora que jamais deveria abrir aquela caixa. Mas a sua mulher não resistiu à curiosidade…

Todos os males do mundo
Pandora abriu a caixa e nesse momento libertou todos os males do mundo. Mesmo tendo fechado este artefacto logo de seguida, já nada havia a fazer, os males escaparam, apenas conseguiu conservar um único bem: a esperança. A partir daí, os homens passaram a ser atingidos pelos maiores dramas.

O significado da caixa de pandora
Reza a lenda que a caixa era na verdade um grande jarro com tampa. E que na casa de Zeus existiu duas jarras, uma que continha todos os males do mundo e outra que guardava todos os bens. A Teogonia de Hesíodo explica que este mito significa que a vida do homem é impraticável sem uma mulher, mas que com ela é ainda mais impraticável. Sendo então Pandora considerada um “mal necessário”. Atualmente, usar-se a expressão “abrir a caixa de Pandora” significa criar um mal que não pode ser desfeito.

A esperança
Por que razão a lenda mantém então a esperança como um dos únicos bens entre todos os males libertados? No grego antigo a tradução mais fiel desta palavra seria “esperar por algo”. Mesmo sendo Pandora quem introduziu o mal no mundo, ela é também a força capaz de, após a abertura da caixa, melhorar a condição humana tentando ultrapassar todos os obstáculos e adversidades.

http://consultoriodeastrologia.blogs.sapo.pt/1167886.html

Nenhum comentário: