Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Balões de internet do Google devem começar a operar em 2015

16/06/2014

Balões de internet do Google devem começar a operar em 2015

Há um ano o Google apresentou ao mundo seu Project Loon, que pretende levar acesso à internet a pontos afastados do globo por meio de balões que voam a grandes altitudes e transmitem sinais de banda larga ao solo.

E até então, a empresa somente forneceu atualizações sobre testes de sua tecnologia em diversas partes do mundo.

Mas em entrevista a revista Wired, Astro Teller, chefe do laboratório de pesquisas Google X, afirmou que a partir do próximo ano o programa deve iniciar suas operações de fato, permitindo o uso da internet por pessoas comuns em áreas remotas. “Em um ou diversos países, será possível ligar seu celular e ‘conversar’ com os balões”, disse Teller.

A pretensão do Google é colocar mais balões no ar e por um período maior de tempo. A empresa quer ampliar seu número atual de 100 balões no ar para 100 a cada dia. Eventualmente essa quantidade deve aumentar entre 300 e 400 balões, o que seria suficiente para cobrir grandes áreas do globo. Atualmente os balões do Google conseguem ficar até 75 dias no ar um balão similar aguentaria até três semanas somente.

Além disso, o Google melhorou a capacidade de seus balões, adicionando a rede 4G (LTE) como sua conectividade principal ao invés do Wi-Fi. Isto permite conexões a velocidades de até 22 Mbps para uma antena localizada no solo e até 5 Mbps para um celular.

O mais recente teste realizado pelo Google foi no estado do Piauí. Pela primeira vez, a turma da nona série da escola municipal Linoca Gayoso Castelo Branco, na comunidade de Água Fria, teve uma aula com acesso à internet, enquanto um balão sobrevoava a região.

O Project Loon ainda precisa de melhorias, mas o Google está otimista com o futuro da tecnologia. Segundo a própria empresa, há mais de 50% de chances dos balões começarem a operar efetivamente em junho de 2015, quando o projeto completar dois anos de existência.


Fonte: info/abril




http://tecnologia.vocerealmentesabia.com/2014/06/baloes-de-internet-do-google-devem.html

Nenhum comentário: