Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Shakti: o yoga com que pode dançar

Shakti: o yoga com que pode dançar

Shakti é o yoga da dança. Corporiza o fluxo intuitivo da dança e a sabedoria ancestral do yoga (*). Transformar a dança numa pratica yogic resultou numa disciplina que transborda vitalidade criativa.

 No ocidente, a dança tornou-se fundamentalmente uma forma de entretenimento, mas historicamente serviu como uma forma de comunicarmos connosco e com os outros, e de juntar comunidades em celebração.
Na dança Shakti pode regressar a esta interação e à simples alegria de dançar. Cada classe é única e desenvolve-se espontaneamente. Sara Avtar Olivier, uma formadora de yôga kundalini, é a fundadora da dança Shakti e desenvolve-a desde 1990. O exercício perfeito para equilibrar um estilo de vida moderno e ocupado.
Numa simplificação, shakti é a palavra em sânscrito usada para descrever a força que dá ânimo à vida. Sara Avtar Olivier explica (embora de forma encriptada): “ Shakti é a realidade vibrante detrás de toda a existência.” A dança Shakti leva-a para “fora da sua cabeça e para dentro do seu corpo. Liga-a a uma profunda nascente de criatividade, e dá-lhe um canal de expressão física.”
Uma aula de dança shakti é uma teia à volta duma compilação de música mântica de diferentes estilos e tempos. Uma aula começa com um manta de abertura e evolui desde extensões no chão a exercícios em pé, até à dança livre. Posições de yoga (flowing asanas) permitem esticar e relaxar profundamente o corpo antes de entrar em movimentos em pé de coordenação da respiração e passos de dança que induzem estados de intensa energia. Os exercícios trabalham com a geometria natural do corpo e adaptam-se aos princípios de movimento harmonioso, como rendermo-nos à gravidade e trabalhar com a força de recuo. A dança livre é seguida por um relaxamento profundo e a aula termina com meditação, sentada ou em pé, geralmente acompanhada por um mantra.
Sara Avtar Olivier já deu aulas a muitas pessoas ao longo dos anos. Ela observa: “vejo repetidamente como as pessoas se abrem à medida que ganham um novo contacto e consciência dos seus próprios corpos em movimento e o espírito os permeia.A postura torna-se mais alinhada, as figuras mais elegantes e os movimentos mais graciosos. Noto frequentemente como os contornos faciais dos estudantes mudam, tornando-se mais suaves e relaxados; irradiam mais alegria, e parecem estar mais em casa com eles próprios. O ato da dança muitas vezes entra em novas dimensões quando as pessoas experimentam/vivenciam uma nova liberdade de movimentos e enquanto apreciam estados de meditação e relaxamento.”
Aconselhável a quem estiver simultaneamente interessada em yôga e dança e quiser libertar o seu lado criativo e expandir a sua sensibilidade.  

http://omeubemestar.com/2010/12/03/shakti-o-yoga-que-pode-dancar-1414

Nenhum comentário: