Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SAÚDE - Abacate: a gordura que faz bem à saúde

Abacate: a gordura que faz bem à saúde


Abacate faz bem à saúde (Foto: Divulgação)
Quando se pensa em alimentação saudável, muitas pessoas podem considerar o abacate como um dos principais vilões em termos calóricos. Mas, seus benefícios vão muito mais além; e para desmistificar isso os nutricionistas afirmam que as gorduras que concentram alto teor de ômega 9 são benéficas ao organismo pois melhoram os níveis sanguíneos de colesterol, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, e beneficiam a atividade cerebral e a locomoção.
Em dietas específicas onde é necessária a restrição de gordura ou calorias, o abacate deve ser evitado ou consumido com moderação, e preferencialmente, sob orientação de um especialista. De acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, qualquer pessoa saudável pode consumir a fruta. “O consumo pode variar entre um abacate pequeno ou metade de uma fruta maior, porém para quem precisa reduzir o consumo calórico a ingestão deve ser esporádica”, afirma.
Abacate para TPM
A boa notícia para as mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual (TPM) está relacionada com o consumo do abacate na diminuição das cólicas menstruais. “A fruta possui dois nutrientes que podem auxiliar no alívio dos sintomas da TPM - o magnésio que auxilia na produção de progesterona; e a vitamina B6 que auxilia a produção de serotonina que possui influência direta na sensação de bem estar e humor”, explica Cintya.
Saiba como escolher o melhor abacate:
1- Escolha aqueles que tenham a casca verde claro, lisa e fina. Uma fruta com muitas manchas não é o ideal.
2- Quando o abacate está muito duro significa que ainda não está bom para o consumo, porém, ele costuma amadurecer bem fora do pé.
Curiosidades sobre o abacate:
1- No Brasil o abacate passou a ser consumido a partir do início do séc XIX e seu cultivo depende de solo fértil e do calor.
2- Na culinária a fruta é muito utilizada em países como Guatemala e México.

(Reportagem: Raquel Vito)

https://br.mulher.yahoo.com/blogs/vamos-comer/abacate-gordura-faz-bem-%C3%A0-sa%C3%BAde-172826448.html

Nenhum comentário: