Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 27 de julho de 2014

Palácio da Alvorada - BRASÍLIA / BRASIL

    1. Palácio da Alvorada
    2. Palácio no Brasil

    3. O Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, no Distrito Federal, no Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil. Wikipédia
    4. EndereçoVia Presidencial, s/nº, Brasília - DF, 70150-000
    5. Estilo arquitetônicoArquitetura moderna
    6. Horário
      Fechado hoje · Horas
    7. Telefone(61) 3411-4000
    8. FunçãoPalácio


Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, no Distrito Federal, no Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 19581 .
Embora o presidente da República Federativa do Brasil tenha no Palácio da Alvorada suas dependências para estudos e leituras, além de lá pernoitar, o Gabinete Presidencial está situado no Palácio do Planalto , onde o mandatário da Nação realmente recebe autoridades, despacha e cumpre seus deveres de Chefe de Estado e de Governo.

História e arquitetura

O Palácio da Alvorada durante a sua construção.
Projetado por Oscar Niemeyer, executada pelo engenheiro Joaquim Cardoso, o Alvorada tornou-se um dos ícones da arquitetura moderna brasileira e de sua peculiaridade em relação ao movimento moderno europeu. Também foi símbolo do progresso cultural e técnico do Brasil durante a década de 1950, momento em que o país vivia uma profusão cultural singular, caracterizado entre outras coisas pela bossa nova, pela arquitetura moderna e pela arte concreta.
O formato diferenciado dos pilares externos da edificação deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no Brasão do Distrito Federal. Tal formato foi, inclusive, largamente copiado em construções populares em todo o país, o que o tornou eventualmente sinônimo de uma estética kitsch quando aplicado em outros contextos.
A construção de Niemeyer foi batizada por Juscelino Kubitschek e, quando questionado sobre o porquê do nome "alvorada", o então presidente da República respondeu com outra questão: "Que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil?". É dito que Juscelino recusou o primeiro projeto feito por Niemeyer, por "falta de monumentalidade", e pediu que o arquiteto refizesse os traços para construir um palácio "que daqui a cem anos ainda seja admirado".
O Alvorada é uma construção revestida de mármore e vedada por cortinas de vidro, cuja estrutura é constituída externamente dos já citados pilares brancos. Desta forma, o vidro proporciona uma certa integração entre espaço interior e exterior. Já as famosas colunas apoiam-se no chão por um de seus vértices fazendo, aparentemente, desaparecer a ideia de peso como que pousando o edifício no solo de Brasília. O trabalho com a curva neste e em outros edifícios de Brasília fez com que a obra de Niemeyer fosse apelidada eventualmente de barroca.
espelho d'água, que reflete a imagem do edifício, criando um espaço virtual infinito, é complementado por um grupo escultórico, As banhistas de Alfredo Ceschiatti, que parece flutuar à superfície da água, em uma materialidade que, segundo apontam críticos da arquitetura, parece fazer desaparecer a gravidade.

Ambientes

O Palácio da Alvorada é uma construção em três pavimentos. A laje do piso térreo localiza-se brevemente elevada em relação ao solo exterior, em nível coincidente com os setores de maior dimensão horizontal dos pilares externos, e é neste piso que se encontram os setores sociais do palácio e os salões utilizados pela Presidência em eventos e solenidades.
Pela elevação do piso térreo, o subsolo recebe ainda ventilação natural e insolação. Nele localizam-se os ambientes de serviços (como cozinha e almoxarifados) e os cômodos e dormitórios dos funcionários. Já no primeiro andar se encontra o setor efetivamente residencial do palácio, no qual se localizam os ambientes privados usados pela família do presidente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada

Residência Oficial da Granja do Torto

 Residência Oficial da Granja do Torto é uma das residências mantidas pela Presidência da República Federativa do Brasil. É uma propriedade com características de casa de veraneio, localizada no bairro da Granja do Torto que, assim como o Palácio da Alvorada, situa-se fora do Plano Piloto de Brasília.1

História


A residência oficial dos presidentes da República é o Palácio da Alvorada, inaugurado em 1958, antes mesmo da inauguração de Brasília. Todavia, a Residência Oficial do Granja do Torto já serviu de morada para alguns ex-presidentes como João Goulart,João Baptista Figueiredo e Luís Inácio Lula da Silva. Foi também utilizada pela presidente eleita (atual presidente desde 1 de janeiro de 2011) Dilma Rousseff.2
Situada na ponta extrema da Asa Norte, a Fazenda do Riacho Torto foi usada pela primeira vez por Íris Meinberg, diretor da NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil).
Uma versão (um tanto, porém, fantasiosa) narra que a Residência do Torto pertencia a João Goulart e, por ocasião do Golpe Militar de 1964, foi encampada pelo novo regime. O nome deve-se a Adão Guedes, criado pela mãe de João Goulart, em São Borja, no Rio Grande do Sul, que era capataz da granja ("granja" significa "fazenda") e que, por um acidente nas lidas do campo, teve um olho vazado por um arame farpado, passando a usar um olho de vidro. Guedes teria ficado conhecido como "o Torto" em razão desse acidente, advindo, daí, o nome da Granja. Tal versão é contada por Manoel Ribas Guedes (1927), de São Borja, amigo dos tempos de adolescência de João Goulart e conhecedor de muitos detalhes da família Goulart em São Borja.

Galeria de arte

A Granja do Torto possui obras de arte que fazem parte do acervo da Presidência da República. São trabalhos de diferentes épocas e estilos, tais como "Italian pot with flowers(Pote italiano com flores)", de Philip Sutton, e serigrafias de Carlos Scliar.3

http://pt.wikipedia.org/wiki/Resid%C3%AAncia_Oficial_da_Granja_do_Torto




A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República. É considerada uma "casa de campo" para os presidentes e tem 37 hectares, o equivalente a 370 mil metros quadrados. Uma casa grande no Lago Sul, área nobre de Brasília, tem cerca de 800 metros quadrados a 1.000 metros quadrados. Com 37 hectares, a Granja do Torto tem o tamanho equivalente a 370 casas grandes na região.

Foto: Ichiro Guerra/PR

http://noticias.r7.com/brasil/fotos/ignorada-por-dilma-granja-do-torto-custa-mais-de-r-

560-mil-por-ano-so-para-manter-jardins-31012013?foto=6#!/foto/3

Nenhum comentário: