Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

SAÚDE - O que Você Precisa Saber Sobre a Vitamina C

O que Você Precisa Saber Sobre a Vitamina C

Você sabe qual é a recomendação diária de 

Vitamina C?

Sempre se acreditou, pelos médicos e nutricionistas, que a quantidade recomendada de vitamina C para o organismo seria em torno de 75 a 90 mg da vitamina por dia. Mas novas pesquisas apontam que a quantidade ideal para ser consumida é muito maior: 200 mg.
Cientistas da conceituada Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, divulgaram uma revisão de 29 estudos que avaliaram a pressão dos voluntários e também o consumo de vitamina C (ácido ascórbico). Eles perceberam, ao final da análise, que a ingestão média de 500 miligramas da substância estava associada a uma queda significativa na pressão arterial dos participantes.
Entretanto, pessoas que já apostavam em suplementação antes da pesquisa e, por isso, tinham muito da vitamina percorrendo o corpo, não obtiveram benefícios com doses extras. Na prática, isso sugere que quantidades mais modestas, como 200 miligramas, já seriam capazes de fazer a pressão cair desde que consumidas regularmente.
Há duas principais hipóteses para justificar o efeito. "A vitamina C parece ter ação diurética", relata o estudioso. Assim, ajudaria o organismo a expulsar o sódio, composto sabidamente responsável por levar a pressão às alturas. A segunda teoria é que a substância dá uma força na dilatação das artérias. Ambos os mecanismos têm impacto direto no aperto que prejudica os vasos e deixa o coração e o cérebro em perigo.
O que Você Precisa Saber Sobre a Vitamina C

Importância e Função da vitamina C

vitamina C tem função antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo. A vitamina C também tem importância como um cofator de enzima para a biossíntese de vários bioquímicos importantes.

Falta e Deficiência de Vitamina C

O escorbuto é resultante da falta de vitamina C. Sem a vitamina C, o colágeno sintetizado é muito instável para desempenhar sua função. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais abundantes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto há feridas supuradas abertas, perda dos dentes, e eventualmente morte.

Vitamina C nos Alimentos

Quantidade em mgAlimento
42 mg de vitamina C1 copo de suco natural de uva
63 mg de vitamina C
4 unidades de morango
27 mg de vitamina C1 fatia de abacaxi
67 mg de vitamina C1 prato de couve refogada
21 mg de vitamina Cbanana
146 mg de vitamina C1 copo de suco de laranja
46 mg de vitamina C2 batatas-baroas cozidas
200 mg de vitamina C2 cajus
84 mg de vitamina C1 manga
67 mg de vitamina C1 goiaba
28 mg de vitamina C1 kiwi
 Mito ou verdade?

Vitamina C é bom para evitar gripes e resfriados?

Verdade: A vitamina C  tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados; e favorecendo a absorção do ferro, ajudando a evitar anemia. A vitamina C afasta problemas no trato respiratório. Isso porque estimula a formação de macrófagos, células que englobam e depois eliminam as bactérias do mal. Só que não adianta investir no nutriente com o quadro já instalado. Para deixar o sistema imune tinindo, o correto é consumir as fontes da vitamina regularmente. Ás vezes, surgem pesquisas dizendo o contrário (que a vitamina C não evita resfriados). Mesmo frente a essas pesquisas controversas, ainda que a vitamina C não previna diretamente resfriados, podemos dizer que ajuda indiretamente, já que o sistema imunológico fica mais resistente.

É necessário fazer suplemento de vitamina C?

O que Você Precisa Saber Sobre a Vitamina C
A quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios é facilmente atingida ao se alimentar bem, ingerindo hortaliças e frutas. Já que o organismo tem um limite de absorção do nutriente. Daí a explicação porque não adianta exagerar na dose e tomar de uma só vez suplementos que contêm 1 ou 2 gramas de vitamina C.
Porém, há situações em que, junto com uma alimentação rica em hortaliças, a suplementação é indicada, como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes ou para aqueles que fumam, bebem demais, se alimentam mal ou vivem em locais muito poluídos.
http://belezaesaude.com/vitamina-c-fatos/

Nenhum comentário: