Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

SAÚDE - Chás para Cólica Menstrual

Você costuma ter cólicas menstruais? Se você sofre com isso, que tal experimentar alguns chazinhos naturais para melhorar seu bem-estar? Chás para Cólica Menstrual
A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, é uma dor pélvica que ocorre devido à liberação de prostaglandina, substância responsável por fazer o útero contrair para então eliminar o endométrio. O endométrio por sua vez é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião, e no caso da não-fecundação do óvulo, o endométrio se descama e é eliminado em forma de sangramento.

Atitudes que ajudam a aliviar as cólicas

Durante as cólicas algumas atitudes simples, aliadas ao uso dos chás, podem amenizar a dor de forma mais rápida:
  1. Deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro: o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor. Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdômen também ajuda, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura e diminuindo as contrações uterinas.
  2. Consuma alimentos naturais com poder anti-inflamatório. Alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares, como inhame, vegetais de cor escura, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha, couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém, estes alimentos devem ser incluídos regularmentes em sua dieta: consumi-los somente no período das cólicas não trará alívio algum. Evite café, chá preto e refrigerante, pois estes favorecem maior produção de hormônios femininos.
  3. Faça exercícios físicos leves. Em um primeiro momento, pode parecer que não faz diferença, mas atividades como alongamento, ioga, caminhada e bicicleta ajudam a minimizar os sintomas da cólica. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios ajudam o corpo a liberar endorfina, hormônio capaz de diminuir a dor.
Chás para Cólica Menstrual

Chás para Cólica Menstrual

As ervas podem ajudar as mulheres em uma variedade de problemas associados ao ciclo menstrual, como dores, fluxo intenso, ciclo irregular, tensão pré-menstrual, menopausa e também infecções vaginais. Veja algumas dicas de chás que podem sim aliviar o desconforto das cólicas menstruais.

Chá de Calêndula

Chás para Cólica Menstrual
A calêndula tem na sua composição óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides.  A calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, desinfectantes, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas.
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa de flores de calêndula. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Orégano

Chás para Cólica Menstrual
orégano é fantástico, sendo inclusive um excelente tratamento caseiro para cólica menstrual. Possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser utilizado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça.
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa orégano. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de orégano pode ser tomado durante todo o mês.

Chá de Camomila

Chás para Cólica Menstrual
 camomila é calmante e antiespasmódica. As infusões e tinturas aliviam as cólicas e o estresse.
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de flores de camomila. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de camomila pode ser tomado durante todo mês.

Chá de Vitex

Chás para Cólica Menstrual
O vitex parece umas bolinhas de pimenta. É um excelente regulador hormonal, ingira a tintura ou o chá para regular os ciclos menstruais, aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Também é frequentemente usada para tratar a síndrome do ovário policístico.
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa de vitex. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Folha de Framboesa

Chás para Cólica Menstrual
 A folha de framboesa é tônica e adstringente. Tome a infusão para aliviar cólicas menstruais ou diminuir o fluxo intenso.
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de folhas de framboesa. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Verbena

Chás para Cólica Menstrual
 A verbena é antiespasmódica. Tome a infusão, ou tintura, para aliviar dores de cabeça associadas ao ciclo menstrual, menopausa ou TPM, cansaço nervoso e menstruação escassa. 
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de verbena. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.

Chá de Gengibre

Chás para Cólica Menstrual
gengibre para dor menstrual é uma boa solução, pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor, muito presente antes ou durante a menstruação.
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome uma xícara nos dias da menstruação. O chá de gengibre pode ser tomado também durante todo o mês.(outro chá excelente é o de gengibre, canela e anis)

Como tomar os chás?

O chá pode trazer muitos benefícios à nossa saúde, porém é bom sempre ter cautela na hora da quantidade. Para fazer os efeitos benéficos e não ter efeitos desagradáveis, o ideal é que se tome no máximo 2 xícaras ao dia. Então você pode escolher uns 2 tipos de chá da sua preferência e tomar sem medo. Você também pode fazer apenas um tipo de chá, misturando os tipos de ervas.

http://belezaesaude.com/chas-colica-menstrual/

Nenhum comentário: