Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Fraudes: o maior golpista do mundo dá dicas de como evitar cair nas armadilhas

Saturday, July 19, 2014

Fraudes: o maior golpista do mundo dá dicas de como evitar cair nas armadilhas
Algumas das notícias mais comuns nos noticiários locais e nacionais 

são a respeito de golpes aplicados com as mais diferentes 

finalidades. 

De mensagens maliciosas envolvendo premiações inexistentes até 

outros golpes mais criativos, não faltam opções utilizadas por 

criminosos para obter vantagens dos mais desatentos.

O grande aumento de usuários da Internet também faz com que hackers atuem de modo cada vez mais profissional, roubando dados bancários e demais informações pessoais você encontra mais informações sobre esse tipo de ataque na página do Facebook da PSafe, uma empresa brasileira que tem por objetivo proporcionar segurança, confiança e tranquilidade para a vida digital dos brasileiros. .

Com tantas possibilidades para a prática desses crimes, é fundamental que os pessoas tenham acesso a informações que os ajudem a não cair nessas armadilhas. Para ajudar nessa questão, separamos algumas dicas fornecidas pelo golpista mais famoso de todos os tempos para fugir desses problemas.


Imortalizado no cinema com o filme Prenda-me Se For Capaz, onde foi interpretado pelo ator Leonardo Di Caprio,Frank William Abagnale Jr. começou a aplicar golpes aos 16 anos, após a falência de seu pai. Como um farsante, ele conseguiu se passar por advogado, pediatra e piloto de avião, além de enganar autoridades e embolsar mais de US$ 2,5 milhões com seus golpes.

Após cinco anos de prisão, ele saiu da cadeia direto para trabalhar no FBI onde completou 38 anos como colaborador e consultor direto do governo dos Estados Unidos para investigações sobre fraudes e falsificações. Atualmente leva a vida dando consultorias sobre o tema.

Cuidado com as redes sociais


De acordo com o ex-golpista, divulgar publicamente em redes sociais informações como data e local de nascimento deixam as pessoas 98% mais vulneráveis aos ataques. A foto do perfil também é um elemento que facilita o acesso ao usuário. Ele indica, evite divulgar essas informações e dê preferência a utilizar fotos em grupo no seu perfil, e completa: “Nós vivemos em um mundo em que fornecemos tanta informação de modo inconsciente que não percebemos que pessoas pegam essas informações, rastreiam os dados e descobrem tudo sobre nós” .

Previna-se

Para Abganale, os criminosos não vão em busca de situações desafiadoras, mas sim de oportunidades, por isso aplicam golpes onde encontram mais facilidade. Ele ensina "O problema é que as pessoas não vêem riscos em compartilhar seus dados e a importância de utilizar sistemas mais seguros. Elas pensam: qual o problema de ceder mais essa informação? Então, é importante educar as pessoas, ensiná-las de modo direto sobre os riscos, para elas se protegerem melhor e nos ajudarem a dificultar os ataques".

Certifique-se de tomar todas as medidas de segurança que estiverem ao seu alcance.

Cheque x Cartão


Ele também explica que cheques são ferramentas valiosas nas mãos de golpistas, uma vez que permitem o acesso fácil a uma série de informações pessoais. Frank Abganale Jr. também recomenda o uso de cartão de crédito ao invés do cartão de débito. Isso porque, quando este é roubado, fica muito mais fácil levar todo o dinheiro da conta e completa "é muito mais fácil fazer o cancelamento do crédito do que pedir para o banco devolver o dinheiro que já foi debitado".


Você encontra mais dicas de como se defender de fraudes no site da Época Negócios.



Colaboração: Pedro Pereira


http://www.vocerealmentesabia.com/2014/07/fraudes-o-maior-golpista-do-mundo-da-dicas-de-como-evitar-cair-nas-armadilhas.html#more

Nenhum comentário: