Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO... SEGUUUUURA PEÃO!

Festa do Peão de Boiadeiro
Festa do Peão de Boiadeiro ou simplesmente Festa do Peão é uma festa popular que consiste num Rodeio de touros e cavalos com apresentações musicais de estilo countrysertanejo.1
Registra ocorrências principalmente na América do Norte e América do Sul, fazendo parte das tradições culturais das populações desta região do planeta.
No Brasil acontecem centenas de festivais desse tipo durante o ano todo, principalmente em municípios do Interior de São Paulo, do interior do Paraná, do interior do Pará, do interior de toda a Região Centro-Oeste do Brasil, no Triângulo mineiro, e no interior do Tocantins.2 As Festas do Peão brasileiras são famosas no país inteiro e são reconhecidas mundialmente, sendo que algumas estão entre as maiores do mundo, com destaque as seguintes: Festa do Peão de BarretosExpo Rio VerdeFesta do Peão de Americana,Festa do Peão de JaguariunaExpô AraçatubaExpozebu e Expoama.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Pe%C3%A3o_de_Boiadeiro

Festa do Peão de Barretos

História

No ano de 1956, na cidade de Barretos, localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil, um grupo de rapazes solteiros realizaram a primeira Festa do Peão de Boiadeiro que se tem notícia. Desde então esta grande festa ficou conhecida internacionalmente pela sua gigantesca estrutura e alta qualidade dos peões, cavalos e touros que ali se apresentam. A festa é realizada no mês de agosto, coincidindo com o aniversário da cidade de Barretos, dia 25 do mesmo mês. É realizada, desde sua fundação, pelo clube "Os Independentes".
No ano de 2005, realizou o seu Jubileu de Ouro, cinquenta anos de festa. Até o ano de 1984, a Festa do Peão era realizada no Recinto Paulo de Lima Correa, no centro da cidade, palco das memoráveis Exposições de Gado, notadamente nas décadas de 5060 e 70. "Os Independentes", desde 1985, realizam a festa em enorme parque cuja área é de mais de 110 hectares, projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, sendo que possui uma arena de rodeio com capacidade para 35 mil pessoas sentadas ou 50 mil ocupando o todo espaço da arena e arquibancada. Esta grande festa tem suas raízes no transporte de gado pelas estradas de terra desde as pastagens de Minas GeraisGoiásMato Grosso do Sul e Mato Grosso, passando por Barretos em direção aos frigoríficos desta cidade. Os peões das "comitivas" que levavam estas boiadas se reuniam no entardecer para brincar de montar cavalos bravos, daí então surgindo este costume. A prática do rodeio em touros, hoje muito mais dinâmica que a de cavalos, foi trazida dos Estados Unidos.

Arena para rodeios e shows.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Pe%C3%A3o_de_Barretos

Barretos – São Paulo

Esta bela cidade do interior paulista se localiza a 420 quilômetros da capital e é o sétimo município do estado. O grande atrativo turístico de Barretos é a Festa do Peão de Boiadeiro que atrai um milhão de visitantes na 2ª quinzena de agosto, dispostos a se divertirem nos rodeios e curtir os shows dos artistas famosos ou as festas particulares. Mas a Festa do Peão não é a única atração da cidade. Barretos possui outros atrativos históricos que valem a pena conhecer e registrar.
Barretos São Paulo1 Barretos   São Paulo
Barretos São Paulo Barretos   São Paulo

Marco histórico de Barretos

Importante mural com 7 metros de altura. Possui imagens em relevo da família Barreto, do Divino Espírito Santo (padroeiro da cidade) e do Brasão Municipal. Neste local surgiram as primeiras casas da Fazenda Fortaleza, de Francisco Barreto e que deu origem a cidade. É a partir deste marco que todas as distâncias da cidade são medidas.
Barretos São Paulo Marco histórico Barretos   São Paulo
 http://vejanomapa.net.br/barretos-sao-paulo

Rodeio


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um rodeio sobre touros em Calgary,Canadá.
Rodeio é uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi. A avaliação é feita por dois árbitros cuja nota é de 0 a 50 cada; um árbitro avalia o competidor e o outro avalia o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. O rodeio divide-se em algumas modalidades, tais como "touro, cutiano, bareback, bulldoging, três tambores, sela americana, laço de bezerro e laço em dupla".
A prática é bastante comum no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Canadá, na Austrália e em mais alguns países da América Latina. O rodeio também é alvo de críticas, sustentando que a prática desrespeita os direitos animais.



História

Nos Estados Unidos do século XVII, após a vitória dos EUA sobre o México, os colonos estadunidenses incorporaram à sua cultura alguns costumes de origem espanhola que eram praticados pelos mexicanos, como as festas e a doma de animais. Com o passar do tempo, o rodeio foi se tornando mais parecido com o que conhecemos hoje, e no final do século XIX os boiadeiros realizavam apostas e exibiam seu talento domando o gado. A cidade de Colorado sediou a primeira prova de montaria no ano de 1869, e entre a década de 1890 e a de 1910 o rodeio surgiu como entretenimento da população.1
Apesar de ter surgido nos EUA, até mesmo por lá a prática do rodeio já está perdendo a força. 15 cidades americanas já proibiram o rodeio, entre elas Fort Wayne, Indiana e Pasadena, na Califórnia.

Descrição

No Brasil, a maior festa de rodeio é a Festa do Peão de Barretos, que chega a reunir em torno de 450 mil pessoas e movimenta milhões de reais em diversos setores. A primeira edição foi realizada em 1956.2 Na edição de 2007, segundo organizadores do evento, a cantora brasileira Ivete Sangalo chegou a pedir 600 mil reais apenas de cachê, fora despesas extras.3 Mesmo com as inúmeras críticas que o evento recebe, diversos artistas patrocinam e se apresentam todos os anos não apenas em Barretos, mas também nas diversas festas que ocorrem em outras cidades do interior do Brasil, principalmente nas regiões SudesteCentro-Oeste e Sul do país. Nesta última existem os famosos rodeios crioulos, que segundo a lei N° 11719/2002 se entende por "evento que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, gineteadas, pealo, chasque, cura de terneiro, provas de rédeas e outras provas típicas da tradição gaúcha nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal". Nesta categoria, o maior evento da América Latina é o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria realizado em anos pares e por onde passam mais de 350 mil pessoas por edição, realizado na cidade de Vacaria.

Regulamentação legal

Legislação federal

No Brasil, o rodeio está regulamentado pelas Leis Federais Nº 10.220/2001,4 que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional, e Nº 10.519/2002,5 que normatiza a realização dos eventos em que ocorrem rodeios, tornando obrigatória a presença de um médico veterinário e proibindo o uso de esporas pontiagudas, entre outros.
Para agilizar a fiscalização dos rodeios, a Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) criou o Selo Verde, que é o Certificado Rodeio Legal com slogan "Seu rodeio dentro da lei". O objetivo do selo é "garantir o bem estar animal", "impedindo todo tipo de injúrias, como também a promoção de ações de responsabilidade sócio-ambientais junto ao evento, como reciclagem de todo resíduo sólido e apoio às entidades assistenciais da cidade, entre outras, e promovendo o retorno positivo aos Organizadores de Rodeios, Prefeituras e Patrocinadores." 6 No entanto, só existem três rodeios que receberam o Selo Verde em todo o Brasil: o de Indaiatuba, de Bragança Paulista e de Mogi Guaçu.7
Tramita, no legislativo do Brasil, um projeto de lei, de número 2086/2011, que proíbe a perseguição de animais em provas de rodeios.8

Legislação estadual

Alguns estados possuem leis específicas, além das leis federais, para a realização dos rodeios e demais provas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodeio

http://www.blogdoharoldo.com/2014/08/


Outra tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, que virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, é a Queima do Alho. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário, realizado no espaço especialmente feito para isso, chamado Ponto de Pouso, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. O concurso é realizado sempre no segundo sábado da Festa, apenas para convidados e imprensa.

http://www.blogdoharoldo.com/2014/08/
SEGUUUUURA PEÃO!

Nenhum comentário: