Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

SAÚDE - ALIMENTAÇÃO / Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?

Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?

Os sais minerais são substâncias inorgânicas que precisam ser consumidas pelos seres vivos para que haja um bom funcionamento do organismo. Alguns sais minerais, como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio, são necessários ao nosso organismo em quantidades relativamente altas (superiores a 100 mg/dia) e por esse motivo são chamados de macronutrientes. Já outros sais minerais, como o ferro e o zinco, são chamados de micronutrientes minerais, por serem necessários ao organismo em quantidades relativamente baixas.

Quais são os sais minerais mais importantes?

Como o corpo não é capaz de produzir sais minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, eles serão eliminados através das fezes e da urina.
  • Cálcio: Importante constituinte dos ossos e dentes. Atua na coagulação sanguínea, na contração muscular e no funcionamento dos nervos. Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.Principais Fontes de Cálcio: Queijo, iogurte, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, gergelim e castanha de caju.

  • Ferro: O ferro é importante para o organismo porque é um dos componentes da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias, sendo de fundamental importância para a respiração celular. Indispensável na formação do sangue, atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo. Principais Fontes de Ferro: Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas e azeitona.

  • Selênio:  A falta do selênio causa dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, além de manchas brancas nas unhas. O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares. Principais Fontes de Selênio: Carnes, moluscos, fígado, castanha do para, amêndoas e nozes.

  • Magnésio: Constituinte de muitas coenzimas e essencial para o funcionamento normal dos nervos e músculos. Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. Principais Fontes de Magnésio: Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate e mel.

  • Cobre: Participa da produção de hemoglobina, na formação da melanina (pigmento que dá cor à pele), e compõe muitas enzimas da respiração celular. Principais Fontes de Cobre: Centeio, lentilha, figo, banana, damasco, passas, ameixa, batata e espinafre.]

  • Potássio: Importante íon encontrado no interior das células, age com o sódio no equilíbrio de líquidos do organismo e influencia a contração muscular e atividade dos nervos. Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as células. Principais Fontes de Potássio:Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã e arroz integral.

  • Manganês: Ajuda na regulação de diversas reações químicas. Importante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1. Principais Fontes de Manganês: Cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba e milho.

  • Silício: Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela elasticidade destas. Atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo. Principais Fontes de Silício: Amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona e cebola.

  • Fósforo: Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular. Junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo. Principais Fontes de Fósforo: Carnes, miúdos, aves, peixes, ovos, leguminosas, queijo, cereais integrais.

  • Iodo: Faz funcionar a glândula tireoide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos.Principais Fontes de Iodo: frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticínios.
Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?

Deficiência de Sais Minerais

A carência de sais minerais em nosso organismo pode causar o desenvolvimento de diversas doenças. A anemia é causada pela falta de ferro, o bócio é causado pela falta de iodo, carência de potássio causa a fadiga muscular, e assim por diante. E como os minerais que necessitamos vêm diretamente da comida que ingerimos.
Essas deficiências são muitas vezes mais críticas do que carências de vitaminas, e também os sintomas são muito distintos sendo detectáveis somente através de exames médicos.
Vale lembrar que uma alimentação saudável e variada deve fornecer todos os sais minerais necessários para o nosso corpo. A reposição de sais minerais a partir de suplementos deve ser feita somente através de prescrição médica, já que, ao contrário da maioria das vitaminas, o excesso dessas substâncias pode causar doenças graves (é o caso da hipertensão, que pode ser causada pelo excesso de sódio).
http://belezaesaude.com/sais-minerais/

Nenhum comentário: