Um museu dedicado à Pequena Notável, uma das mais famosas cantoras brasileiras e símbolo internacional do país. Localizado em um prédio circular, no Parque do Flamengo, o museu possui um acervo de mais de 3 mil itens. Este espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura.
Fechado temporariamente.
Fechado temporariamente.
Apresentação
São 3.560 itens, sendo 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, cintos, bolsas, sapatos e turbantes. Além dos famosos balangandãs, destacam-se a saia usada em seu show de estreia na Broadway; o turbante com que se casou e alguns trajes completos, como o que vestiu no dia em que foi homenageada na Calçada da Fama e o de seu último show, na véspera de sua morte.
O museu guarda, também, uma expressiva documentação bibliográfica e iconográfica: caricaturas originais, roteiros de filmes com anotações feitas por Carmen, fotografias, cartazes, troféus, partituras, programas e agradecimentos. Além de cinco mil recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos da Embaixatriz do Samba. Este espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura.
Centenário
Em fevereiro de 2009, durante a semana do centenário de Carmen Miranda, organizada pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o artista plástico Ulysses Rabelo entregou ao acervo permanente do Museu Carmen Miranda uma estátua em tamanho natural em homenagem à cantora. Vestida com uma réplica do traje usado no filme Uma Noite no Rio, a escultura retrata fielmente a Pequena Notável, com detalhes que vão do distanciamento entre cílios ao movimento do turbante.
http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-espaco/museu-carmen-miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário