Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 24 de agosto de 2014

TURISMO - As cavernas mais incríveis do mundo

Saturday, August 3, 2013

As cavernas mais incríveis do mundo



Cavernas e grutas são um patrimônio natural misterioso e, muitas vezes, desconhecido. Assustadoras e fascinantes, diversas cavernas ao redor do mundo guardam em seu interior visuais deslumbrantes e muitas belezas subterrâneas. Conheça as mais bacanas do mundo, segundo a revista Travel & Leisure:

1 - Cavernas de Waitomo, Nova Zelândia
- As Cavernas de Waitomo se situam a 200 km de Auckland, nas belas colinas subtropicais da ilha norte da Nova Zelândia e o acesso a elas é feito de barco pelo rio Waitomo.

A particularidade destas cavernas é a presença de milhares de vermes bioluminescentes, em uma densidade incrível, formando nuvens luminosas de cor turquesa sob os olhos incrédulos dos visitantes que vão se acostumando à escuridão.
2 - Cavernas de Mogao, China -
Conhecidas como as Grutas dos Mil Budas, as Grutas de Mogao têm os maiores tesouros budistas de toda a China. São mais de 492 cavernas cavadas por monges ao longo de um penhasco deserto numa parte remota da antiga Rota da Seda, perto de Dunhuang, a cerca de quase 2000 km ao oeste de Pequim.

Os monges decoraram estas grutas com mais de duas mil esculturas coloridas e inúmeras pinturas rupestres que datam de mais de mil anos atrás.

3 - Caverna de Naica, México - Ao norte do México, no Estado de Chihuahua, a Caverna de Naica é conhecida como Caverna dos Cristais, que é uma das principais maravilhas geológicas do planeta.

A caverna, descoberta por acaso no ano 2000, tem gigantescos cristais translúcidos, maiores do que em qualquer outro lugar do mundo. Os cristais chegam a 15 metros de altura e 4 de diâmetro.

4 - Spruce Tree House, Colorado - No século 13, a tribo dos Anasazi construiu 120 salas e 8 câmaras cerimoniais nesta caverna encravada numa falésia. Na época chegaram a morar cerca de 70 pessoas.

Hoje, o local faz parte do Parque Nacional de Mesa Verde, no Colorado, no oeste dos Estados Unidos. Na parte conhecida como Spruce Tree House, a mais preservada dos vestígios, com mais de 90% de construções originais, as belezas naturais se somam às maravilhas arqueológicas desta civilização antiga.
5 - Caverna de Hang Son Doong, Vietnã - A caverna de Hang Son Doong , na montanhas Anamaitas do Vietnã, é uma das maiores do mundo: chega a 200 metros de altura com o que poderia abrigar alguns dos maiores arranha-céus de Nova York.

Foi apenas em 2009 que investigadores começaram a se interessar por esta gigantesca caverna que faz parte do Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng. Em certos pontos, buracos entre as pedras deixam a luz penetrar, formando parcelas de selva com seus próprios ecossistemas.

6. Caverna Lechuguilla – Novo México - É uma das cavernas do Carlsbad Caverns National Park, New Mexico, situada abaixo de uma área de deserto, nos Estados Unidos. Uma das maiores cavernas do mundo com 222,6 km de galerias mapeadas, e a mais profunda do território continental dos Estados Unidos, com 489 metros.

Lechuguilla é famosa por sua incomum geologia, com raras formações, em bom estado de conservação. O acesso à gruta é limitado aos pesquisadores. Apresenta grandes quantidades de gesso e depósitos de enxofre amarelo-limão e uma grande variedade de formações raras e únicas.
7. Caverna gigante do Fantasma – Venezuela - Localizada no estado de Bolívar, ao sul da Venezuela. Se encontra numa região de difícil acesso e é grande o suficiente para que helicópteros entrem e sobrevoem o interior da caverna. Dentro da caverna, há um rio, cachoeiras, galerias e um lago profundo.

A principal entrada foi nomeada Mammoth, tem 150 metros de largura e 250 metros de altura. Foi descoberta em 2002 (oficializada em 2004 ) em uma expedição do explorador e cientista venezuelano Charles Brewer-Carias , que a nomeou "Cueva del Fantasma".

8. Cavernas de águas profundas - Bermudas - Possuem esse nome em razão da sua água ser cristalina, é tão transparente que é possível ver o chão da caverna mesmo em um ponto em que ele esteja 17 m abaixo da superfície da água. Especialistas acreditam que essas cavernas se formaram durante os períodos glaciais, quando os níveis do mar eram de 100 a 130 metros mais baixos, e a massa de terra era muito maior do que hoje.

Desta forma, a água da chuva teria encharcado o solo e formado lençóis de água ácida subterrâneos, que dissolveram o calcário. O escorrimento da água também teria criado enormes estalactites e estalagmites. Passada a era glacial, o nível do mar subiu e os vazios da caverna foram inundados com água.

9. Cavernas de gelo - Parque Nacional Skaftafell - Islândia - É uma área de preservação em Oraefi, no sudeste da Islândia. As proximidades de skaftafell sofreu com atividades vulcânicas no passado, gerando paisagens fantásticas.

As cavernas de gelo são geralmente estruturas temporárias que aparecem na borda das geleiras. Esta caverna em particular, está localizado na lagoa congelada da geleira Svinafellsjokull.


Fonte:vidaeestilo/terra/lugaresfantasticos/hypescience


http://www.vocerealmentesabia.com/2013/08/as-cavernas-mais-incriveis-do-mundo.html

Nenhum comentário: