Palácio Nacional de Mafra - Basílica
Basílica
A Basílica ocupa a parte central do edifício, ladeada pelas torres sineiras.
Foi feita segundo o desenho de João Frederico Ludovici ourives de origem alemã que, após a sua longa permanência em Itália, a concebeu ao estilo barroco italiano.
O zimbório, com 65 m de altura e 13 m de diâmetro, foi a primeira cúpula construída em Portugal.
Interior | Cúpula |
Na capela-mor encontra-se uma tela de Francesco Trevisani representando A Virgem, o Menino e S. António, a quem a Basílica é dedicada.
Os retábulos das duas capelas no cruzeiro, Sagrada Família (lado sul) e Santíssimo Sacramento (lado norte), bem como da capela lateral sul, Nossa Senhora da Conceição, e das seis capelas colaterais são da autoria de Alessandro Giusti da Escola de Escultura de Mafra e seus discípulos.
Capela-mor | Sagrada Família | Anunciação |
De destacar ainda a escultura italiana de encomenda real, a mais significativa coleção de escultura barroca existente fora de Itália e o conjunto único de seis órgãos históricos encomendados por D. João VI aos organeiros Machado Cerveira e Peres Fontanes, em substituição dos primitivos que estavam degradados.
Conjunto único de seis órgãos http://www.palaciomafra.pt/pt-PT/basilicamenu/ContentList.aspx |
BASÍLICA DO CONVENTO DE MAFRA
A Basílica faz parte do conjunto monumental do Palácio Nacional de Mafra, o maior monumento português do séc. XVIII. De acentuada influência clássica, é de uma nave, decorada com mármores de várias cores, com alta abóbada de berço e cruzeiro com grande cúpula que apresenta uma pomba, representando o Espírito Santo. A fachada da basílica é flanqueada por duas torres campanarias onde estão dois grandes carrilhões feitos nas oficinas de Nicolas Levache e Willem Witlockx em Antuérpia, cujo peso é de 217 toneladas. No interior da igreja encontram-se seis órgãos construídos por Joaquim António Peres Fontanes e por António Xavier Machado durante a regência de Dom João VI (início do século XIX).
http://www.lifecooler.com/artigo/passear/basilica-do-convento-de-mafra/349840/
Nenhum comentário:
Postar um comentário