Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BONECA BARBIE

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BONECA BARBIE

Essa semana visitei a exposição Barbie Terras Distantes no Center Vale Shopping aqui na minha cidade e após postar fotos do meu pequeno momento de felicidade junto daquelas bonecas maravilhosas, alguns amigos questionaram o porquê de tantas mulheres ao redor do globo amarem tanto essa boneca e como foi que ela surgiu.GE DIGITAL CAMERAGE DIGITAL CAMERA
Então, vamos lá, conheçam agora a verdadeira história da Barbie!
A MÃE DA BARBIE
Em 24 de julho de 1952, uma bomba curvilínea chamada Lilli enfeitou as páginas do tabloide Bild Zeitung pela primeira vez. Criada pelo cartunista Reinhard Beuthien, Lilli era mundana, solteira e em busca de um namorado rico.
lilli_face-1955-1960
Pense nela como uma versão moderna da garota trabalhadora Scarlett O’Hara em “E o Vento Levou”. Privações provocadas pela Segunda Guerra Mundial haviam desgastado o seu espírito, exceto na determinação de ser provida amplamente. A paixão não mais a motivava para o namoro; ela estava simplesmente em busca de um pretendente mais rico. Lilli era, em suma, uma cavadora de ouro – e um atrativo para isso. Com quilômetros de pernas longas, um busto generoso e pouca roupa, Lilli encantou a maior parte dos leitores do sexo masculino da revista. Na verdade, sua personalidade ousada e figura “pinup” cortejava os homens de forma tão eficaz que a personagem da tirinha de quadrinhos Lilli foi transformada em uma boneca em 1955.
A boneca Lilli, que foi criada nos tamanhos de 7-polegadas (17 centímetros) e 11-polegadas (27 centímetros), não foi comercializada para as meninas – era destinada a homens adultos. Naquele tempo, as meninas brincavam com bonecas e bonecos da moda pré-púberes. Lilli, por outro lado, tinha olhos grandes, que não fitavam claramente e que eram virados sugestivamente para o lado. Seus lábios vermelhos se franziam ligeiramente enrugados num biquinho de flerte. Permanentemente em salto alto preto, os pés impossivelmente pequenos de Lilli apoiavam uma forma de distinta ampulheta.
Com slogans publicitários, como “Esteja mais ou menos nua, Lilli é sempre discreta”, e um guarda-roupa composto por camisolas, tops minúsculos e calças apertadas, as bonecas Lilli eram essencialmente brinquedos sexuais. As pessoas davam-na de presente a HOMENS SOLTEIROS, alguns homens andavam por aí com Lilli em seus painéis, e outros compravam-na apenas pela emoção barata de espiar sob seus conjuntos sedutores.
NASCIMENTO DA BARBIE
Quando uma mulher americana chamada Ruth Handler viu uma boneca Lilli em uma loja enquanto tirava férias na Suíça, ela não viu nisto uma novidade lasciva. Ao invés disso, ela pensou que seria o brinquedo perfeito para a filha dela, Barbara. Handler tinha observado Barbara e as amigas dela que brincavam com bonecas de papel que descreviam meninas adolescentes ou mulheres adultas. Para Handler este era o modo delas de treinar para a vida adulta. Ainda, aparte das bonecas de papel bidimensionais, nenhuma outra boneca disponível em lojas retratava o corpo feminino adulto. Por isso, ela comprou duas bonecas Lilli para Barbara durante aquela viagem a Suíça em 1956 e uma para ela.
A Barbie de Ruth Handler se tornou a boneca mais popular no mundo.E Ruth passou de cavadora de ouro para fabricante de dinheiro.
A CRIAÇÃO DA BARBIE
O primeiro rosto da Barbie
O primeiro rosto da Barbie
Ruth Handler, a criadora da Barbie.
Ruth Handler, a criadora da Barbie.
Até que Ruth Handler encontrasse a boneca Lilli nas férias dela na Suíça, a companhia de brinquedo que ela e o marido dela fundaram Mattel tinha começado a gerar lucro. Enquanto a Mattel crescia, os Estados Unidos entraram no estrondo econômico pós II Guerra Mundial que abasteceu um consumismo difundido. Pela primeira vez, mães e pais não eram os únicos compradores que os anunciantes miravam. Graças à televisão e o lançamento de Mickey Mouse Show em 1955, as crianças se tornaram um novo mercado e fonte de renda.
Se as crianças vissem um brinquedo novo na televisão, elas importunavam os pais delas para comprar isto para eles. Os Handler agarraram esta nova oportunidade como uma chance para ampliar a Mattel e apostaram na indústria dos brinquedos.
Ruth Handler planejou bater no consumismo infantil que estava emergindo com a boneca Lilli extra que ela trouxe. Com Lilli como sua musa, Handler convenceu o marido dela e todo o time de desenhistas homens da Mattel a seguir a dianteira dela preenchendo o nicho de mercado vazio para uma boneca feminina mais madura. A Mattel começou a confeccionar a boneca sonhada por Handler em 1957. Eles mantiveram a figura de Lilli em geral, mas colocaram alguma maquilagem dela, relaxando seu sorriso e usaram vinil macio em vez de plástico duro para construí-la.
A estilista Charlotte Johnson foi contratada para criar um saboroso, contudo chique, guarda-roupa para a nova boneca da Mattel. Manter a forma de ampulheta extrema de Lilli era uma necessidade. Johnson estava trabalhando com os mesmos tipos de tecidos grossos que eram usados nos artigo de vestuário, assim a boneca teve que ter de maneira irreal uma cintura estreita e busto grande; caso contrário, a espessura relativa dos artigos de vestuário aumentaria para cima a boneca e a faria parecer disforme.
O produto final de 11.5-polegadas (29-centímetro) que debutou na Feira de Brinquedos de Nova Iorque de 1959 não parecia drasticamente diferente de Lilli. Usando um maiô preto-e-branco-listrado, sandálias de salto agulha e argolas de ouro, tinha as curvas vigorosas de Lilli, mas um estilo mais discreto. Nomeada em honra da filha de Handler, Barbara, a Mattel chamou a sua nova boneca de Barbie.
Todo o mundo sabe o resto da história de Barbie: Ela fez muitos amigos e se tornou o brinquedo mais popular em história. Mas Barbie não recebeu uma acolhida calorosa na Feira de Brinquedos de Nova Iorque. E antes dela se tornar um sucesso nas lojas, a Mattel teve que entender como vender uma boneca com tal feminilidade para mães cautelosas.
BARBIE DOMINA O MUNDO
O pensamento de ter em casa uma boneca com peitos proeminentes perturbou algumas mães. O corpo maduro de Barbie parecia beirar o pornográfico e danificar potencialmente as psiques de meninas jovens (um argumento que continua chiando na cultura de hoje). Afinal de contas, se a Barbie original fosse uma pessoa, as dimensões dela seriam 38-18-34. Para que a Mattel popularizasse a Barbie, a companhia teve que anunciar de um modo estratégico que aliviaria os medos de mães preocupadas.
No curso de seis meses, nomeou um guru de propaganda Ernest Dichter estudou as respostas de meninas e suas mães a Barbie. Da sua extensa pesquisa, Dichter concluiu que em vez de tentar mitigar as qualidades maduras de Barbie, a Mattel deveria os enfatizar. Considerando que a Barbie era bem-vestida e atraente, as mães deveriam considerá-la uma ferramenta para ensinar as suas filhas sobre a importância da aparência e da feminilidade. Enquanto algumas mulheres mais tarde jogariam na Barbie a carga por dar tais lições, a tática de propaganda funcionou nos anos sessenta.
GE DIGITAL CAMERA GE DIGITAL CAMERAGE DIGITAL CAMERA
KEN, O AMADO AMANTE
Ken, o namorado vai-e-vem de Barbie foi sucesso nas lojas alguns anos mais tarde em 1961. Ironicamente, Ken é o nome do filho de Ruth Handler.
O "velho" Ken.
O “velho” Ken.
O REINO COR-DE-ROSA
A boneca sofreu uma transformação significante em 1971 com a liberação da Barbie Malibu. Pela primeira vez, os olhos de Barbie olharam para frente, em lugar de para o lado, como Lilli. Ela trocou as madeixas cor de mel pelas de loiro platinado e exibiu um sorriso boquiaberto que ela ainda usa hoje. Desde 1959, Barbie se moveu também para além das ambições de carreira de um modelo de moda adolescente. Ela esteve em mais de 80 trabalhos, inclusive paleontóloga, astronauta, caixa do McDonald’s e presidente.
Durante seu reinado cor-de-rosa, a Mattel estima que uma média de duas Barbies são vendidas a cada segundo ao redor do mundo. As vendas enfraqueceram um pouco em recentes anos, pois as meninas optam por brinquedos mais eletrônicos e interativos. Desde a primeira convenção oficial da Barbie em 1980, a coleção de Barbie permaneceu um nicho robusto. Bonecas de edição raras e limitadas, como a coleção Bonecas do Mundo, são vendidas por milhares de dólares.
Rainha absoluta dentre todas as bonecas
Rainha absoluta dentre todas as
GE DIGITAL CAMERA
bonecas
LINHA DO TEMPO DA BARBIE
• 1956: Ruth Handler traz para casa uma boneca Lilli.
• 1959: Barbie, modelada depois de Lilli, estréia na Feira de Brinquedos de Nova Iorque.
• 1961: Nasce o Ken .
• 1971: Barbie Malibu tem um olhar direto, cabelo loiro platinado liso e sorriso boquiaberto.
• 1980: As primeiras Barbie negra e latina são vendidas.
• 2006: A Mattel processa o fabricante da boneca Bratz, MGA Entertainment Group, Inc., por infração de direitos autorais.
• 2009: Barbie celebra o 50º aniversário.
GE DIGITAL CAMERA GE DIGITAL CAMERA GE DIGITAL CAMERA
https://marziagatto.wordpress.com/2014/02/09/a-verdadeira-historia-da-boneca-barbie/

Nenhum comentário: