Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 16 de maio de 2015

ATLÂNTIDA: A LENDA DA ILHA PERDIDA

ATLÂNTIDA: A LENDA DA ILHA PERDIDA

Diz a lenda que, descansando no fundo do oceano, estaria a lendária casa de uma civilização ultra-avançada, detentora de incríveis conhecimentos sobre o mundo, o homem e suas capacidades físicas e psíquicas. Verdade ou ficção?
Texto • Thiago Perin

Um mistério que perdura há milênios e que, provavelmente, nunca será resolvido. Há cerca de 11 mil anos, uma imponente ilha localizada no meio do Oceano Atlântico, entre os continentes europeu e americano, habitada por um povo intelectual e espiritualmente avançado, dotado de impressionantes conhecimentos físicos e psíquicos, teria submergido em um único dia e uma única noite, perdendo-se eternamente sob as águas. Aí você se pergunta: será?
A discussão é alimentada desde a Antiguidade, defendida e desmentida em proporções praticamente iguais por historiadores, geólogos e curiosos, fascinados e instigados pela misteriosa lenda da ilha.
A primeira e, até hoje, única menção documentada à Atlântida foi feita por Platão, em dois diálogos escritos por volta de 400 a.C., nos quais ele registra histórias – apontadas como “muito estranhas, porém autênticas” narradas pelo sábio grego Sólon, que as teria ouvido anos antes durante uma viagem pelo Egito. Sólon relata a existência de “um antigo e glorioso país, do qual os gregos da época desconheciam toda a tradição”. Nesse lugar havia riquezas de enorme abundância, todos os metais preciosos, água e alimentos, além de maravilhosos templos e palácios construídos pelo povo, que seria extremamente organizado e sábio.
Segundo o mito, a civilização atlante teria surgido no momento da divisão da Terra entre os deuses gregos, quando a ilha foi designada a Poseidon, deus do oceano. Ele confiou seu governo ao filho mais velho, Atlas, nomeando o imenso território e o mar que o cercava em sua homenagem. Assim, Atlântida teria existido, “divina, bela e admirável”, durante inúmeras gerações, habitada por cidadãos que acumularam conhecimento sobre todos os aspectos da existência humana, vivendo em paz e harmonia.
No entanto, com o passar dos séculos, o caráter de sociedade perfeita foi se perdendo. Os atlantes, que até então mantinham espíritos puros, valorizando a sabedoria e a igualdade, tornaram-se gananciosos, egoístas e cruéis, lançando-se à conquista de outros territórios e lutando pelo domínio pessoal das riquezas abundantes que os cercavam. A mudança de comportamento invocou a raiva de Zeus, o deus de todos os deuses, que decidiu punir a ilha com a destruição. Assim, Atlântida submergiu ao fundo do oceano, sem deixar rastros, nove mil anos antes de ter sua história registrada por Platão.
Deixando o aspecto mitológico de lado, geólogos já concordam que é perfeitamente possível que desastres naturais como a realocação das placas tectônicas, terremotos e vulcanismo tenham causado a submersão de uma ilha em tempos tão remotos quanto os em que Atlântida teria tido seu ápice.
http://www.triada.com.br/cultura/historia/aq180-245-1124-1-atlantida-a-lenda-da-ilha-perdida.html

Nenhum comentário: