Thursday, April 30, 2015
Substitutos saudáveis para os óleos na alimentação
Porém, evite consumir alimentos fritos, já que quando aquecidos em altas temperaturas os óleos produzem substâncias tóxicas que podem ter ação cancerígena. É preciso priorizar as fontes boas de gordura, já que além de calóricas, o consumo excessivo e inadequado pode acarretar problemas cardiovasculares e de colesterol a longo prazo.
Apesar de muito utilizado, o óleo de soja não é a escolha ideal para a alimentação, já que a soja é um grão de alto teor alergênico e grande parte dos óleos são produzidos com o grão transgênico, ou seja, que passou por mudanças genéticas.
Além disso, o óleo passa por um processo de refinamento em que podem ser utilizados solventes químicos para a extração. Para finalizar, a embalagem plástica também não é a melhor, já que a incidência de luz pode oxidar o óleo, destruindo suas propriedades.
As melhores opções para substituição do óleo de soja são:
Azeite extravirgem: prefira os produtos extraídos a frio e em embalagens escuras. Quando aquecido em altas temperaturas, o azeite perde suas propriedades funcionais, porém pode ser utilizado para refogados rápidos, evitando frituras ou exposição prolongada no fogo. É fonte de ômega-9 e ajuda no controle do colesterol, aumentando principalmente o HDL.
Óleo de coco: é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura boa que não é estocada no organismo, pois é rapidamente utilizada. Além de poder ser aquecido sem perder seus benefícios, possui propriedades antifúngicas e antioxidantes.
Apesar dessas opções serem melhores, também devem ser utilizadas com moderação, evitando o excesso que pode gerar problemas de saúde, como os outros óleos.
Natue
http://www.vocerealmentesabia.com/2015/04/substitutos-saudaveis-para-os-oleos-na-alimentacao.html#more
Nenhum comentário:
Postar um comentário