Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

MAIS SIGNIFICADOS...

Significado de Bucólico

O que é Bucólico:

Bucólico significa campestre, rural, gracioso. Refere-se à natureza e às belas paisagens do campo.Significa também ingênuo, simples ou puro.

O termo bucólico tem origem etimológica no grego "boukolikos" (pastoril, rústico), formado a partir de "boukolos" (vaqueiro), uma junção de "bous" (vaca) + "kolos" (cuida de).

O Bucolismo é um gênero literário poético em que os autores exaltam a vida no campo, a simplicidade e ingenuidade dos costumes, a tranquilidade e riqueza do contato com a natureza, e os hábitos peculiares dos pastores.

É uma poesia caracterizada pela idealização de um cenário de paz e sossego, em contraste com o corre-corre, confusão e agitação da vida na cidade.

Com o pleno desenvolvimento dos centros urbanos no século XVIII, a paisagem bucólica representava um refúgio à opressão vivida pela sociedade daquele período.

Os textos literários que caracterizam o Arcadismo (inspirados numa região campestre denominada Arcádia, na Grécia Antiga), também são marcados pelo enaltecimento de tudo o que está relacionado com a natureza e a vida no campo.
http://www.significados.com.br/bucolico/

Significado de Laico

O que é Laico:

Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela.

O termo “laico” tem sua origem etimológica no Grego “laikós” que significa “do povo”. Está relacionado com a vida secular (mundana) e com atitudes profanas que não se conjugam com a vida religiosa. Um comportamento secular é o oposto de um comportamento eclesiástico,direcionado para atividades da Igreja.

O laicismo é uma doutrina que defende a ausência de qualquer obrigação de caráter religioso nas instituições governamentais. É uma posição que visa a laicidade, ou seja, a não intervenção da religião no Estado.

A qualidade de ser laico pressupõe a não interferência da igreja em assuntos políticos e culturais. Quando se fala em Estado laico, existe a ideia de neutralidade sobre questões religiosas. Deve haver liberdade para os cidadãos manifestarem a sua fé religiosa, qualquer que ela seja, sem haver controle ou imposição de uma religião específica.

Como a palavra laico está relacionado com a independência em relação à religião, o antônimo de laico pode ser santo, religioso, devoto ou crente.
Laico e leigo

Laico é a forma erudita de leigo, cujo significado no meio religioso se refere ao membro ativo da Igreja que não exerce funções específicas do clérigo. As duas palavras têm a mesma etimologia, a palavra grega laikós.

Atualmente, a palavra laico é vista como um atributo de um Estado que funciona separado da religião. Por outro lado, a palavra leigo é na maior parte das vezes usada no seu sentido figurado, que indica uma pessoa que não conhece ou não é especialista em um determinado assunto ou profissão.


http://www.significados.com.br/laico/

Significado de Namastê

O que é Namastê:

Namastê é um cumprimento ou saudação utilizada no Sul da Ásia. Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação e faz-se um gesto com as mãos dobradas, sem ser necessário falar algo.

Namastê é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa "curvo-me perante a ti" e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. O gesto expressa um grande sentimento de respeito, invoca a percepção de que todos indivíduos compartilham da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo, portanto o termo e a ação possuem uma força pacificadora muito intensa.

Namastê também é muito utilizado na ioga, é algo que se diz ao instrutor, para demonstrar que o praticante é um criado, e o gesto significa "curvo-me perante ti"; e o próprio termo significa “fazer uma saudação.”

Como saudação, namastê pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax e com uma ligeira curvatura, para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, e no caso de reverência a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.

Em algumas partes da Índia (por exemplo, a área onde se fala a língua punjabe), namastê é usado não somente para cumprimentar Hindus mas para todo mundo e Namastê é aceito em todas as religiões.
Namastê Hostel Paraty


O Namastê Hostel é uma pousada localizada a 4 km do centro histórico de Paraty. A Cascata Lage fica a 1,5 km e a Cascata Andorinha a 2 km. Restaurantes, bares e lojas podem ser encontrados a cerca de 5 minutos de carro e o Terminal Rodoviário de Paraty está a 4 km. O hostel fica ao lado do Campo de Futebol Corisco.
Namastê Modas


Namastê Modas
é uma loja de roupa localizada no centro de Paraisópolis, MG. Na loja e no site, é possível encontrar artigos de moda e acessórios para todos os gostos e qualquer orçamento.
Namastê Calçados


A Namastê calçados é uma fábrica de sapatos que se encontra em Belo Horizonte, MG.

Namastê - Restaurante


Namastê é um restaurante indiano localizado no bairro Prado, em Belo Horizonte. Neste restaurante, que foi inaugurado no dia 16 de março de 2012, é possível experimentar culinária indiana autêntica e seus temperos exóticos. Alguns dos pratos são preparados no forno milenar de Tandoor, conferindo-lhes um sabor único. Além da comida, é possível apreciar apresentações de danças étnicas indianas.


http://www.significados.com.br/namaste/

Significado de Shalom

O que é Shalom:

O termo shalom tem origem no idioma hebraico e significa "paz". É uma palavra utilizada entre os judeus como saudação ou despedida, uma forma de cumprimento tal como "olá", bom dia", "adeus", etc. A palavra shalom representa um desejo de saúde, harmonia e paz para aquele ou aqueles a quem é dirigido o cumprimento.

Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo, "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus e que significa "A paz esteja convosco". "Shalom Aleichem" é também o nome de um cântico entoado em celebrações do Shabbat.

Shabbat significa "sábado". É o dia de descanso semanal no judaísmo que se inicia com o pôr-do-sol de sexta-feira e termina após o pôr-do-sol de sábado. Neste dia é utilizada a expressão "Shabbat Shalom" como saudação entre os judeus.

http://www.significados.com.br/shalom/

Significado de Adonai

.O que é Adonai:

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar.

Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé. Assim, sempre que o tetragrama surgia em um texto bíblico, ele era lido como "Adonai". Muitas vezes o tetragrama é substituído pela palavra hebraica HaShem, que significa "O Nome".

De acordo com a tradição judaica, a palavra Adonai, tendo em conta que se refere a Deus, também não deve ser usada sem consideração, nem deve ser usada em lugares impróprios, como instalações sanitárias.

A palavra Adonai é muitas vezes usada em expressões que se referem a características de Deus. Por exemplo: Shalom Adonai é uma expressão que significa "a paz do Senhor". Trata-se de uma saudação que menciona a paz, como quem diz "a paz de Deus esteja com você". A resposta a essa saudação deve ser "Adonai Shalom".

A expressão "Adonai Kadesh" está relacionada com a Santidade de Deus, e significa "O Senhor é Santo".

Muitas músicas cristãs de louvor e adoração utilizam a palavra adonai como uma forma de reverência e respeito a Deus. Um exemplo é a música "Adonai, Aba Pai", da cantora Aline Barros.


http://www.significados.com.br/adonai/

Significado de Vintage

O que é Vintage:

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Trata-se de um estilo de vida que recupera os estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e aplica em vestuário, calçado, mobiliário e peças decorativas.

As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa poá (bolinhas). A moda "pin-up" dos anos 50 e 60 (perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo) é um exemplo de "moda vintage".

Mas não são vintage apenas roupas antigas. Segundo jornalistas de moda e stylists, roupas com tecidos propositadamente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem uma aparência de usado, antigo, de outra época. Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80/90 podem se enquadrar no conceito. As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós.

O termo vintage muitas vezes diz respeito a um objeto que tem pelo menos 20 anos de idade. Muitas pessoas não consideram objetos dos anos 80 e 90 como vintage, mas parece que a idade mínima para que tenha esse estatuto seja 20 anos. Artigos dos anos 80 e 90 podem também ser classificados como "novo vintage" enquanto que artigos com pelo menos 50 anos são categorizados como "verdadeiro vintage".

Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage e retrô. O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).

Vintage é uma palavra anglo-francesa usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada. O famoso Vinho do Porto recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. Também devido à grande capacidade de envelhecimento, o seu preço é bem mais elevado.

O termo também é usado para os automóveis antigos, charmosos e muito requisitados para as cerimônias de casamento.


http://www.significados.com.br/vintage/


Significado de Lounge

O que é Lounge:

Lounge é uma palavra em inglês, que pode significar sala de estar, sala de espera, ante-sala. Também pode designar um estilo musical ou um bar.

Um lounge bar, é um salão onde pessoas podem se encontrar, interagir de uma maneira relaxada e desfrutar de algumas bebidas. É um local onde costuma ser reproduzida música lounge, que não sendo muito alta, permite que as pessoas conversem.

Um lounge costuma ser um lugar confortável, pode ser uma sala pública onde uma pessoa senta e espera o acontecimento de algum evento. Podem existir lounges em trens, hotéis, teatros, aeroportos, navios, ou outros locais que disponham de uma instalação social.

Em inglês, esta palavra pode ser usada como um verbo ou um substantivo. Quando é usada como verbo, ela pode significar deitar, reclinar sobre alguma coisa, andar devagar ou se mover de forma descontraída. No caso de ser usada como substantivo, a palavra lounge pode descrever uma poltrona ou sofá, um salão de espera ou sala de estar.
Música lounge

A música lounge, um estilo musical, é considerada por muitas pessoas como um subgênero do down tempo. É um estilo musical bastante calmo, que surgiu nas décadas de 1950 e 1960. É quase como uma música ambiente, que pode ter como objetivo imitar os sons de um cenário específico (como uma floresta), "transportando" o ouvinte para esse local. Em muitas ocasiões a música lounge está presente em salas de espera e elevadores.

Surgiu nos anos 50 e 60, e nos anos 80 começou a perder popularidade, chegando mesmo a ser considerada cafona. A partir do ano 2000 começou a ficar popular mais uma vez, estando muitas vezes presente em desfiles de moda. Alguns subgêneros de música lounge são: nu-jazz, house, chillout, nu-tango,trance, etc.

http://www.significados.com.br/lounge/

Significado de Átrio

O que é Átrio:


Átrio é um substantivo masculino da língua portuguesa que define o que seria o principal aposento dos primeiros templos da Roma Antiga. Atualmente, representa, normalmente, um pátio na entrada de uma casa ou prédio, como um grande salão de recepção.

Na Roma Antiga, o átrio era comumente utilizado como sala de estar e lazer, assim como cozinhar e muitas vezes dormitório. No centro de cada átrio existia uma espécie de chaminé, por onde saia a fumaça da fogueira que era acesa no meio da sala, assemelhando-se com os salões primitivos da Europa.

A palavra surgiu do latim atrium, a partir de ater, que significa "negro" ou "preto", em referência ao teto escurecido pela fumaça que passa por este aposento.

Já na biologia, o termo átrio está ligado ao sistema cardiovascular do ser vivo, sendo classificado em átrio direito e átrio esquerdo.
Átrio do Senhor

Os chamados "átrios do Senhor" eram santuários de orações e oferendas, onde os cristãos primitivos iam para cultuar, especificamente, o "Senhor dos Senhores", Deus.

Não apenas na religião cristã, mas observa-se a existência de espaços grandiosos para adoração e culto aos deuses e entidades divinais desde muito antes da existência do cristianismo.

Os egípcios, gregos e romanos antigos construíam majestosos tempos com o intuito de agradar à seus deuses, padrão este que poderia ser associado aos "átrios do Senhor".
Átrios do coração

Os átrios fazem parte da estrutura anatômica do sistema cardiovascular dos seres vivos, responsáveis por transportar o sangue do coração para os outros tecidos do corpo.
Átrio direito

O átrio direito do coração é responsável por receber o sangue rico em dióxido de carbono, conhecido por "sangue venoso".
Átrio esquerdo

O átrio esquerdo do coração é responsável em receber o sangue oxigenado.
Átrio na Maçonaria

O átrio na maçonaria é uma das principais divisões dos templos maçons. É nesta sala enorme que ficam os principais assentos das altas classes hierárquicas da maçonaria.

Muitas ou as mais importantes reuniões maçons costumam acontecer no átrio.

http://www.significados.com.br/atrio/

Significado de Oráculo

O que é Oráculo:


Oráculo é o substantivo masculino que significa uma previsão do futuro, ou a pessoa ou entidade que faz essa previsão. Também pode indicar a vontade ou palavra de Deus ou de alguma divindade.

A atividade de um oráculo está relacionada com a adivinhação do futuro e vaticínio, com a revelação de coisas ocultas ou da vontade dos deuses.

Além disso, um oráculo poderia ser uma classe de pessoas, como sacerdotes e pitonisas; um lugar específico, como um túmulo ou templo; ou um ritual, como a observação de cartas, dados, cadáveres ou vísceras de animais. Algumas vezes, os oráculos eram feitos através da interpretação de sonhos, do voo dos pássaros, e da leitura das mãos.

Na Grécia Antiga e em Roma, o oráculo era o veredito ou resposta à pergunta que era feita a algum deus ou divindade. A palavra oráculo também poderia se referir à própria divindade ou ao local onde a previsão era feita.

Na antiguidade, os oráculos mais conhecidos foram o oráculo de Delfos(importante cidade grega, dedicada ao Deus Apolo), os oráculos de Zeus (em Olímpia e Dodona), o oráculo de Ámon, localizado no deserto da Líbia.

Em sentido figurado a palavra oráculo também pode ser sinônimo de profecia ou revelação. Também serve para classificar uma pessoa que tem muita autoridade ou uma decisão incontestável.

A expressão "falar como um oráculo" significa falar com eloquência, de forma acertada. Ex: O líder do partido falou como um oráculo, e conseguiu muitos votos.

Atualmente, muitas pessoas querem saber o seu futuro em diversas áreas, como no amor por exemplo. Nestes casos é comum ouvir a expressão "oráculo do amor", que indica uma previsão do futuro, através de atividades místicas ou esotéricas, como horóscopo e tarot.

Oráculo de Delfos

O oráculo de Delfos foi o mais importante oráculo construído na Grécia, em Delfos, antiga cidade da Fócida. Edificado no século VII a.C., o oráculo de Delfos era visitado por milhares de pessoas, que procuravam respostas dos deuses para várias perguntas.

A cidade de Delfos não era apenas importante a nível religioso, mas também a nível político, já que teve uma forte influência política em outras cidades, sendo também muito importante no processo de colonização.

Perde grande parte da sua importância em 450 a.C. e depois de ter sido saqueada pelos Focenses, passou a ser controlada pelo Império Romano.

http://www.significados.com.br/oraculo/


Significado de Avatar

O que é Avatar:

Avatar significa manifestação corporal de um ser  super poderoso, na religião hindu. Avatar é um ser supremo, imortal. A divindade Vishnu que é adorada pelos hindus, tem muitos avatares, e já sofreu segundo eles muitas encarnações. Em outras religiões também é usado este termo lembrando as encarnações de outras divindades.

Avatar é qualquer espírito que ocupa um corpo terrestre, o que representa uma manifestação divina na terra, para o povo hindu é a encarnação da divindade, que desce do reino divino, e usa a matéria de outro corpo.

Esta palavra também tem sido muito usada pela mídia e em informática, porque são criadas figuras semelhantes ao usuário, por exemplo, nas redes de relacionamento, permitindo a personalização dentro do computador, ganhando assim um corpo virtual. Esta criação fica parecida com um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa. O nome foi usado a partir dos anos 80 em um jogo de computador.

Avatar também é o nome de um filme de ficção científica, lançado no ano de 2009, e dirigido por James Cameron.

http://www.significados.com.br/avatar/

Nenhum comentário: