Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 16 de maio de 2015

MAHATMA GANDHI: A VIDA DO MITO

MAHATMA GANDHI: A VIDA DO MITO


Ele liderou revoluções sem o uso da violência, venceu grandes batalhas somente com a força do amor e ensinou para a humanidade que é preciso de pouco para viver bem. Conheça melhor a vida e as lições de Mahatma Gandhi
Texto • Carine Portela
Ele nunca ocupou oficialmente um cargo político ou religioso, mas foi um dos líderes mais poderosos do século 20: fez de suas palavras, atos e ensinamentos eficientes armas na luta por um mundo mais pacífico. Com sua figura franzina e amável, o indiano Mahatma Gandhi marcou a história mundial contemporânea como um símbolo de paz.
Em termos concretos, seu maior feito foi liderar a batalha para libertar seu país da dominação britânica, que durou mais de 200 anos. Antes dele, o movimento para a independência do país era marcado por conflitos armados, mas, convencido de que enfrentar o ódio e a violência utilizando os mesmos artifícios equivale a igualar-se ao inimigo, Gandhi propôs um movimento com base na verdade e no amor, seguindo o princípio da não-violência.
Seu poder de influência atingiu em cheio milhões de indianos miseráveis e injustiçados, que encontraram na sua figura a ponta de esperança há muito perdida, passando a venerá-lo e chamá-lo de Mahatma, que significa “grande alma”. 
Mais que isso: Gandhi inspirou os maiores pacifistas do nosso tempo, criando um meio alternativo de solução de conflitos  o diálogo.
Hoje, a influência de Gandhi está intimamente ligada com a espiritualidade e ultrapassa fronteiras de todo o mundo, fazendo com que pessoas das mais diferentes raças e religiões concordem que esse pequeno homem de pouco mais de um 1,60 metro de altura foi um dos maiores apóstolos da paz que a humanidade já conheceu.
“Sua grande mensagem foi a da não-discórdia. A discórdia, por menor que seja, sempre é o início da raiva e o oposto da paz”, diz Wilson Medeiros de Moura, presidente e fundador do Instituto Mahayana, no Rio de Janeiro. “Nenhum outro guru espiritual teve tamanha fixação pela harmonia entre pessoas com idéias e ideais diferentes”, completa Moura.

Um garoto comum

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, em Portbandar, na Índia. Teve uma infância sem preocupações, livre da miséria sentida pela maioria das crianças indianas. Filho de Karamchand, primeiro-ministro de um dos muitos estados autônomos da Índia, sempre pôde encarar os ingleses colonizadores como iguais. Era um garoto comum dedicado aos pais, introspectivo e cumpridor das tradições do hinduísmo.
Aos 13 anos, casou-se com Kasturbai Makanji, da mesma idade. Prestes a completar 18, sentia-se inclinado a estudar medicina, mas foi consenso em sua família que o pequeno Mohandas jamais poderia trabalhar com algo que o obrigasse a provocar dor em outras pessoas, mesmo que fosse para curá-las. Acabou optando, então, pela advocacia.
Depois de cursar a faculdade de Direito em Londres, voltou para a Índia. Quando aceitou a proposta de representar uma empresa hindu na África do Sul, não imaginava as profundas transformações que essa viagem traria para sua vida.
http://www.triada.com.br/espiritualidade/fe_oriental/aq173-201-915-1-mahatma-gandhi-a-vida-do-mito.html

Nenhum comentário: