Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Assunto é "MEDITAÇÃO"...


Meditação do coração

A meditação do coração pode ser realizada por qualquer pessoa, e seus benefícios serão tanto para ela como em seu relacionamento com os outros, fazendo com que o amor que ela tem para brindar seja mais genuíno e preparando a alma para receber mais afeto.
Para começar é preciso massagear o peito durante alguns minutos.
O peito deve estar relaxado e distendido, e nós também temos que nos sentir suaves e relaxados. Então, quando o peito estiver preparado, adotamos nossa postura mais confortável e começamos a meditação.
Quando você estiver meditando, sua inalação e sua exalação devem ser profundas. Ao inalar, encha o peito de ar para depois relaxar-se durante a exalação, fazendo que o ar saia tanto pelo nariz como pela boca.
Agora focalize-se no centro do peito. É seu coração o que centra sua atenção, e ao mesmo tempo o órgão fundamental do seu corpo. Imagine que você está respirando desde o coração, recebendo a energia divina ao inalar, harmonizando nosso corpo e colocando para fora o desarmônico na exalação.
É muito importante que você se deixe levar pelos sentimentos que comecem a surgir durante o processo, atendendo sempre aos latidos do seu coração.
Com uns 15 minutos desta meditação do coração por dia você já poderá aproveitar os seus benefícios e sentir-se muito melhor.
Melhorando sua memoria com a meditação
Já temos incursionado m técnicas orientais como o ioga, e temos falado dos benefícios obtidos ao incorporar mais desses costumes como a acupuntura; estávamos ficando no deve com mais incorporações aos tópicos de OutraMedicina e por isso hoje vamos adicionar os papos sobre meditação.

A meditação é uma disciplina mental pela qual tenta-se chegar além da reflexão, da mente “pensante” até um profundo estado de relaxamento ou consciência. A meditação comummente envolve voltar a atenção para um único ponto ou referência. Ela é um componente em diversas religiões e tem sido praticada desde a antiguidade mas ela também é praticada fora do âmbito religioso. Praticá-la não requer que você siga determinada religião.
Além de ser uma das mais efetivas técnicas de relaxação, a meditação é um ótimo exercício para a sua mente, em todas as suas possibilidades. Os benefícios da meditação vão além do espiritual, manifestando-se diretamente sobre a saúde do seu corpo e da sua mente.
Por exemplo, a meditação constitui um magnífico tratamento para a memória visual, segundo um grupo de pesquisadores da Universidade George Mason de Fairfax; eles trabalharam com dois tipos  de meditação para melhorar a memoria, obtendo resultados significativos.
meditação budista, que consiste na visualização de uma deidade, e a meditação aberta, que consiste em ter a mente em branco e não concentrar-se em nenhum tipo de imagem em particular.
Os resultados da pesquisa mostraram que o primeiro tipo de meditação melhorava notavelmente a memoria visual naquelas pessoas que tinham-a praticado, o qual ficou certificado em variados testes de memoria.
Com isto, a meditação posiciona-se como um possível tratamento contra a perda da memória, que em muitos casos, como no do  alzheimer pode chegar a ser fatal.
Benefícios da meditação
Começamos nesta semana a falar sobre a meditação, e mais especificamente da meditação como uma ajuda à sua memória. Hoje iremos falar dela em um sentido mais amplo do que mencionado anteriormente, para poder ver alguns benefícios da meditação. O que já posso ir lhes contando é que não é somente até aqui que falaremos dela, esta arte é tão rica que iremos precisar vários post para compreendê-la.
A meditação é uma prática milenária que tem transcendido a história e as culturas, sendo hoje um dos pilares da forma de vida no oriente. Os benefícios da meditação são tão reais como individuais, e manifestam-se de diversas maneira segundo cada individuo. Se você tem praticado meditação ou está pensando em fazê-lo, este post é ideal para lhe informar quais os benefícios da meditação; continue após o pulo.
A meditação é uma prática que poderá lhe abrir a mente a novas experiencias e tal vez a um novo mundo, uma nova forma de ver e apreciar as coisas ao seu redor e valorizá-las um pouco mais.
Tomar-se uns 20 minutos ao dia para meditar podem lhe ajudar muito a reduzir o stress, a conseguir a relaxação que você procura e a manter controlados os seus níveis de ansiedade.
Meditar com constância lhe permitirá descobrir uma faceta emocional que você não conhecia, além de manter em você uma constate sensação de bem-estar e conformidade. Também irá lhe permitir desligar-se das exigências materiais que o mundo atual lhe traz.
Como melhorar o humor com a meditação
Faz pouco tempo foi publicado uma pesquisa no Journal of Alternative and Complementary Medicine, na qual destacaram os efeitos das sessões de meditação Seti para melhorar o humor das pessoas.
Na pesquisa trabalharam com 82 estudantes que jamais tinham praticado meditação. Lhes pediram que fizessem 3 sessões semanais de meditação de Atenção Plena de uns 20 minutos cada uma, para assim observar o efeito que ela tinha sobre os estados de ânimo dos pacientes.
Após a finalização do estudo, os resultados mostraram que os estudantes tinham experimentado notáveis melhoras no seu humor, estando mais relaxados e felizes do que antes de começar o estudo.
Além disso também comprovaram que a meditação Seti melhora o ritmo cardíaco e alivia a fadiga em alguns casos.
A meditação do sorriso interior
Um sorriso verdadeiro transmite energia amorosa e tem o poder de curar e reconfortar.Aprendendo a sorrir interiormente aos seus órgãos, você pode fazer que todo o seu corpo se sinta amado e apreciado. Este é um jeito muito poderoso de contra-atacar o stress e a tenção.

Nesta meditação você irá sentir a energia fluindo ao longo do seu corpo inteiro com grande força.
1 Sente-se na borda de uma cadeira com suas mãos apertadas e seus olhos fechados.
2 Comece o Sorriso Interior imaginando na sua frente um rostro radiante e sorridente.
Imagine uma energia em espiral vindo até o meio das suas sobrancelhas.
4 Levante ligeiramente os cantinhos da sua boca.
Sinta um frescor nos seus olhos para atrair e absorver a morna energia. Inale a energia entre suas sobrancelhas e faça-a um espiral.
6 Sorria à sua glândula timo e ao seu coraç4ao. Sinta o coração abrindo-se com amor, alegria e felicidade.
7 Agora sorria aos seus órgãos: pulmões, fígado, pâncreas, rins e órgãos sexuais e reprodutores. Agradeça-lhes pelo seu trabalho.
Volte sua atenção aos seus olhos. Crie um sorriso grande e atraia mais energia espiral.
9 Sorria ao seu tracto intestinal: esôfago, estômago, ambos intestinos, vesícula biliar e uretra.
10 Novamente volte sua atenção aos seus olhos e crie um sorriso grande e atraia mais energia espiral.
11 Sorria ao seu cérebro, seu hipotálamo e glândulas pineais. Sorria à sua coluna vertebral.
12 Volte sua atenção aos seus olhos.
13 Sorria para todo seu corpo.
14 Colete a energia no centro do seu umbigo. Começando pelo umbigo, os homens devem expirar a energia no sentido das agulhas do relógio, dando 36 voltas. Quando tiverem completado de expirar as voltas, inspire mais 24 voltas em sentido contrário às agulhas do relógio; finalize coletando a energia no umbigo.
As mulheres devem fazer o mesmo, mas devem expirar a energia no sentido contrário às agulhas do relógio e inspirá-la no sentido das agulhas do relógio.

Nenhum comentário: