Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hindus celebram o Janmashtami...

Hindus celebram o Janmashtami, o dia do nascimento 

de Krishna
Meninas carregam potes com terra para apresentação escolar em Kolkata, na Índia Bikas Das / AP
NOVA DÉLHI - Milhões de fiéis hindus pelo mundo comemoram nesta sexta-feira o festival de Janmashtami, que marca o nascimento do deus Krishna, reencarnação de Vishnu. Nas ruas da Índia, onde a maior parte da população é hinduísta, crianças brincam fantasiadas de pequenos Krishnas e mulheres exibem as melhores vestimentas, adornadas por suas mais belas joias. A data - feriado nacional - também é celebrada por uma série de eventos culturais e pela visita de milhares de pessoas às cidades de Mathura, onde o deus teria nascido, e Vrindavan, onde ele teria crescido

Devotos comparecem a templos e participam de eventos culturais, sempre com muitas cores. Também é tradicional que as pessoas decorem as casas com flores, folhas de manga e miniaturas que representam o nascimento de Krishna. Entre os mais jovens, é comum a realização de competições em grupo como o Dahi Handi, ou também chamado de Mosaru Kudike, para celebrar o lado brincalhão do deus.
No jogo, uma pirâmide de participantes tem que conseguir pegar um pote pendurado, geralmente no meio de uma corda entre prédios, e quebrá-lo. Outras atrações são também as competições de fantasias, nas quais crianças vestidas de Krishna ou Radhas recriam cenas da história dos deuses.


http://oglobo.globo.com/mundo/hindus-celebram-janmashtami-dia-do-nascimento-de-krishna-5751619

Nenhum comentário: