Sempre na minha mente e no coração...

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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MEDITAÇÃO E AMOR - Osho

Compartilhar/Favoritos. Mettabhavana - Meditação do amor universal
fonte imagem: sobrebudismo.com.br

MEDITAÇÃO E AMOR - Osho

Toda a vida é feita de polaridades: positivo e negativo, nascimento e morte, homem e mulher, dia e noite, verão e inverno. Toda a vida consiste em opostos polares. 
Mas esses opostos não são apenas polares, são também complementares. 
Eles se ajudam um ao outro, dão apoio um ao outro.



Esta é a polaridade máxima: meditação significa a arte de estar sozinho e amor significa a arte de estar junto. 
A pessoa completa é aquela que conhece ambas as artes e é capaz de se mover de uma para a outra com a maior facilidade possível. E exatamente como a inspiração e a expiração - não há dificuldade. Elas são opostas - quando vocês inspiram o ar, é um processo; quando expiram o processo é exatamente o oposto. No entanto, inspiração e expiração formam uma respiração completa.
Na meditação, vocês inspiram; no amor, expiram. Com o amor e a meditação juntos, sua respiração estará completa, inteira, total.

Durante séculos, as religiões tentaram atingir um pólo com a exclusão do outro. 
Existem religiões de meditação como, por exemplo, o jainismo e o budismo são religiões meditativas, estão enraizadas na meditação. 
E existem religiões bhakti, religiões de devoção: o sufismo, o hassidismo - que estão enraizadas no amor. 
A religião baseada no amor precisa de Deus como o 'outro' a quem amar, a quem rezar. 
Sem um Deus, a religião de amor não consegue existir, é inconcebível vocês precisam de um objeto de amor. 
Porém, uma religião de meditação consegue existir sem o conceito de Deus; essa hipótese pode ser descartada. 
Por isso o Budismo e o Jainismo não acreditam em Deus algum. 
Não há necessidade de um outro. 
A pessoa tem apenas que saber como ficar só, como permanecer silenciosa, como ficar quieta, como estar absolutamente calma e quieta dentro de si mesma.
O outro tem que ser completamente abandonado, esquecido. Por isso, essas são religiões atéias. 

Quando pela primeira vez os teólogos ocidentais entraram em contato com as literaturas budistas e jainistas, eles ficaram bastante confusos: como chamar de religião a essas filosofias atéias? 
Poderiam ser chamadas de filosofias, mas como chamá-las de religião? 
Isso era inconcebível para os teólogos, pois as tradições judaico e cristã consideram que, para alguém ser religioso, Deus é a hipótese mais fundamental. 
A pessoa religiosa é aquela temente a Deus, mas os budistas e jainistas dizem que não existe Deus; Assim a questão de temer a Deus não existe. 

No Ocidente, durante milhares de anos, pensava-se que a pessoa que não acreditava em Deus era um ateu, não era uma pessoa religiosa.
Mas Buda era ateu e religioso. Essa idéia soava muito estranha para os ocidentais porque eles nem sequer imaginavam que existiam religiões que tinha como base a meditação.
E o mesmo é verdadeiro para os seguidores de Buda e Mahavira. 
Eles riem da tolice das outras religiões que acreditam em Deus, porque essa idéia como um todo é absurda. É apenas fantasia, imaginação, nada mais; é uma projeção. 
Mas para mim, ambas são, ao mesmo tempo, verdadeiras.
Minha compreensão não está baseada em um único polo; minha compreensão é fluida. 
Eu saboreei a verdade de ambos os lados: eu amei totalmente e meditei totalmente. 
Esta é a minha experiência: a de que uma pessoa está completa só quando conhece os dois polos. 
Senão, ela é apenas uma metade; algo fica faltando nela. 
Buda é uma metade Jesus também. 
Jesus conhecia o que é o amor, Buda conhecia o que é a meditação; mas, se eles se encontrassem, seriam impossível se comunicarem entre si. 
Um não compreenderia a linguagem do outro.
Jesus falaria sobre o reino de Deus e Buda começaria a rir: 'Que absurdo é esse que você está dizendo? 
O reino de Deus?' Buda diria apenas: 
'Cessação do eu, desaparecimento do eu'. 
E Jesus: 
'Desaparecimento do eu? Cessação do eu? Isso é cometer suicídio, o suicídio máximo.
Que espécie de religião é essa? Fale do Eu Supremo!'
Um não entenderia as palavras do outro. Se alguma vez eles tivessem se encontrado, precisariam de um homem como eu como intérprete; caso contrário não haveria comunicação entre eles. 
Eu teria de interpretar de tal maneira que acabaria sendo infiel a ambos! 
Jesus falaria em 'reino de Deus', que eu traduziria por 'nirvana' então Buda poderia entender. 
Buda diria 'nirvana' e, para Jesus, eu diria 'reino de Deus'  então ele poderia compreender.

Agora a humanidade precisa de uma visão total. 
Nós já vivemos com visões parciais por muito tempo. 
Essa foi uma necessidade do passado, mas agora o homem amadureceu. 
Os meus sannyasins têm de provar que podem meditar e rezar ao mesmo tempo; que podem meditar e amar ao mesmo tempo; que podem estar tão silenciosos quanto possível e que podem celebrar e dançar tanto quanto possível. 
Seu silêncio tem de se tornar a sua celebração, e sua celebração tem que se tornar o seu silêncio. 
Eu lhes dei a tarefa mais difícil que já foi dada a um discípulo, porque esse é o encontro dos opostos. 
E nesse encontro, todos os outros opostos vão se fundir e tornar-se um: Oriente e Ocidente, homem e mulher, matéria e consciência, este mundo e o outro mundo, vida e morte. 
Todos os opostos vão se encontrar e fundir-se por meio desse encontro, pois essa é a polaridade máxima; ela contém todas as polaridades.
Esse encontro criará um novo ser humano Zorba, o Buda. Esse é o nome que eu dou ao novo homem. 
E cada um dos meus sannyasins precisa fazer todos os esforços possíveis para se transformar nessa liquidez, nesse fluxo, de modo que os dois polos façam parte deles. 

Assim, vocês terão sentido o gosto da totalidade. 
E conhecer a totalidade é o único meio para se conhecer o que é o sagrado. 

"Não há outro meio"

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