Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Obesidade é responsável por 30% dos casos de câncer

Obesidade é responsável por 30% dos casos de câncer


Estudo aponta que ação dos hormônio eleva riscos de células doentes se formarem

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 08/10/2009

A obesidade é fator de risco para uma série de problemas de saúde desde doenças cardiovasculares, diabetes, derrame, hipertensão e até apneia. Porém, a obesidade também é ligada à incidência de câncer. Cerca de 30% dos casos de câncer, em países ocidentais, são resultado de má alimentação e sedentarismo. É o que mostra uma pesquisa recente feita pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC). Isso porque uma pessoa obesa possui maior quantidade de hormônios, quando comparada com pessoas que estão no peso ideal. Essa quantidade adicional de hormônios favorece a duplicação mais rápida das células e, nesse processo, as chances de uma célula doente se formar, e se multiplicar, é ainda maior.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um terço dos casos de câncer no mundo podem ser relacionados à obesidade. De acordo com a pesquisa, no Brasil, 13% dos adultos brasileiros são obesos e 43,3% dos adultos está acima do peso considerado normal. Segundo Expedito Ribeiro, cardiologista do MinhaVida, os hábitos devem ser revistos para que o excesso de peso não apareça. "É preciso comer menos, não engordar, fazer exercício e fazer avaliação clínica periódica que leve a diagnóstico precoce", diz. 

Causas da obesidade

obesidade é uma doença complexa. Não existe uma única causa ou cura. Você ganha peso quando você ingere mais calorias do que queima. Mas a obesidade é influenciada por muitos outros fatores como: histórico familiar, o tipo de trabalho que faz, a raça e o ambiente.

Comer demais é muito fácil nos dias de hoje. As porções de fast-food e restaurantes são muito grandes, ao ponto que uma refeição é capaz de lhe dar calorias suficientes para o dia inteiro. A comida também é um foco de atividades sociais. Unir familiares e amigos sempre está relacionado à comidas. E comer também pode ser acolhedor quando você está estressado ou deprimido.

Além disso, as pessoas estão menos ativas. Algumas pessoas odeiam fazer exercícios e outras simplesmente não têm tempo. Muitos aparelhos que usamos também reduzem a atividade diária: elevador, controle remoto, carro, etc. Mesmo pequenas mudanças, como passear com o cachorro, podem fazer diferença. Andar com o cachorro por meia hora queima 125 calorias. Lavar o carro, 300 calorias. Outras coisas que podem afetar seu peso são o histórico familiar e a genética. Se um dos seus pais é obeso, você tem três vezes mais tendência a se tornar obeso do que pessoas com pais no peso certo. Os hábitos alimentares de sua família e de seus amigos também podem influenciar no seu peso. Outras coisas também podem ajudar no ganho de peso:

Baixa auto-estima: estar acima do peso pode baixar sua auto-estima e levar você a comer como um jeito de se sentir mais confortável. Falhar várias vezes com as dietas também pode trazer problemas, tornando mais difícil perder peso. 

Preocupações emocionais
: estresse, ansiedade ou doenças como a depressão ou a síndrome do pânico levam as pessoas a comer mais. Alguns comem para se acalmar, para evitar lidar com o problema ou para amortecer emoções negativas.

Trauma: eventos traumáticos, como abuso sexual, físico ou emocional; a perda de um ente da família ou problemas no casamento podem contribuir para você comer mais

Álcool: bebidas alcoólicas possuem uma quantidade muito grande de calorias. Além disso, podem fazer você ganhar mais peso ao redor do estômago

Remédios: alguns medicamentos e até doenças podem levar ao ganho de peso. São exemplos a Síndrome de Cushing e o hipotireoidismo. Ou tomar antidepressivos e corticóides.  
Riscos da obesidade
A forma como a obesidade pode afetar sua saúde depende de várias fatores, como sua idade, sexo, a quantidade de gordura do corpo e o quão ativo você é. Por exemplo, se você já tem uma idade avançada, mas praticar exercícios físicos regularmente, tem um risco menor de desenvolver doenças relacionadas ao peso do que jovens sedentários.  

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/10313-obesidade-e-responsavel-por-30-dos-casos-de-cancer

Nenhum comentário: