Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

SETE (7) SINAIS DE MATURIDADE EMOCIONAL

SETE (7)  SINAIS DE MATURIDADE EMOCIONAL

“Maturidade é o que alcanço quanto não tenho necessidade de julgar ou culpar nada nem ninguém pelo que acontece comigo.” – Anthony de Mello

Maturidade é geralmente associada com a idade e anos de experiência na vida cronológica. No entanto, quando se trata de maturidade emocional, a idade pode ter pouco a ver com isso.
Amadurecer significa entender que chega um momento da vida em que você percebe que não pode haver amor mais poderoso do que amor próprio. Isso significa que você já aprendeu a aceitar o que vem e fluir com a vida.
Obviamente, maturidade emocional não surge do nada, exige trabalho, esforço, vontade e desejo de olhar para dentro. Porque não é somente ter a cabeça no lugar, mas também o coração.
Aqui estão sete características das pessoas emocionalmente maduras:

1. Sabem dizer adeus

Há de se entender que a maioria de nós tem medo nas alturas, especialmente quando somos emocionais. Portanto, é natural a vertigem quando se trata de soltar as cordas e deixar a vida fluir.
Pensar que qualquer passado foi melhor, como se costuma dizer, dói a alma. Nos impede de liberar, deixar ir.
Pessoas emocionalmente maduras sabem que a vida é melhor se vivida em liberdade. Então, deixam ir o que não as pertence, porque entendem que olhar para o passado impede-nos de concluir estágios e curar nossas feridas emocionais.

2. Podem olhar, sem dor, para seu passado emocional

Limpar a dor do nosso passado é absolutamente necessário para avançarmos em nosso caminho emocional. As ervas daninhas crescem rapidamente, de modo que se não limparmos nosso caminho, não poderemos ver o que está próximo.
As pessoas emocionalmente maduras sabem da importância de viver no presente, superando e aceitando o que passou. O que aconteceu, aconteceu; e, de uma forma ou de outra, temos o direito de aprender com isso e seguirmos em frente.
Deixando de verificar nosso interior não nos afastamos dele, mas deixamos que o negativo em nossa do nosso passado controle nossa vida presente. Isso machuca muito.
“É por esta razão que, quando tivermos aprendido o suficiente da nossa dor, abandonaremos o medo de olhar para dentro e curaremos nosso passado emocional para avançar mais um passo na vida.”

3. Elas sabem o que pensam e o que sentem

Maturidade emocional ajuda a alcançar uma consciência especial de pensamentos e sentimentos próprios e alheios. Na verdade, é provável que as pessoas emocionalmente maduras se esforcem para escrever e pensar sobre suas opiniões ou como se sentem.
“Amadurecer é ter cuidado com o que diz, respeitar o que ouve e meditar o que cala”
A clareza mental das pessoas maduras contrasta com a preguiça e caos constante das pessoas que não atingiram este ponto de maturidade. Portanto, a maturidade mental ajuda a resolver problemas cotidianos de forma eficaz.

4. Deixam de reclamar

Parar de reclamar é a melhor maneira de incentivar a mudança. Pessoas emocionalmente maduras sabem muito bem: ou mude ou aceite.
As queixas podem nos manter em labirintos escuros sem saída. Nós somos o que pensamos, e isso as pessoas emocionalmente maduras têm já sabem. Se você agir mais e reclamar menos, significa que está crescendo emocionalmente.

5. Elas podem sentir empatia sem se oprimirem pelas emoções alheias

São capazes de governar e gerir suas emoções, e depois espalhá-las. Elas escolhem o que querem e o que não querem manter, o que as ajuda a serem muito eficientes no trabalho de escuta.
Além disso, conseguem manter em seus relacionamentos, um equilíbrio entre o dar e o receber, resultando em um intercâmbio muito mais satisfatório.

6. Não se castigam por seus erros

Os erros são uma boa maneira de aprender. Ou seja, falhar nos permite saber o caminho que não devemos seguir. Portanto, os erros são bem-vindos nas vidas de pessoas maduras.
Além disso, as pessoas emocionalmente maduras não se punem por possuírem limitações, elas aceitam e trabalham para melhorá-las. Elas não insistem que as coisas sempre corram bem, porque sabem que nem tudo são flores e que cada erro pode ser uma boa oportunidade para o crescimento.

7. Aprenderam a se abrir emocionalmente

As couraças pertencem ao passado e só dificultam nossa jornada. Portanto, é muito importante parar de temer compromisso e amor, confiando em si mesmo e nos outros completamente.
“Desfrute do tempo compartilhado da mesma forma com a qual desfruta do tempo sozinho.”
Maturidade emocional permite assumir o controle de sua vida. Ter sua própria visão de mundo e grande ambição para o sucesso. Ao desenvolver a maturidade emocional, a vida torna-se um prazer e não uma obrigação.
__Traduzido pela equipe de O Segredo

http://thesecret.tv.br/2015/07/7-sinais-de-maturidade-emocional/

Nenhum comentário: