Aprenda a tirar fotos incríveis da Lua com
fotógrafo da Nasa
FENÔMENO ASTRAL
São Paulo -- Na noite deste domingo (27), quem olhar para o céu terá a rara oportunidade de contemplar dois fenômenos espaciais raros em união: o da Superlua e do eclipse total lunar. Este evento celestial aconteceu apenas cinco vezes no século passado e o próximo será apenas em 2033.Assim, é possível que você queira ter uma imagem deste momento único. Contudo, fotografar o céu e, principalmente, a Lua não é algo tão simples.Por isso, a EXAME.com coletou algumas dicas de Bill Ingalls, fotógrafo principal da Nasa, para você capturar fotos incríveis do fenômeno. Veja quais são elas na galeria a seguir.
NOÇÃO DE LUGAR
A primeira dica do fotógrafo da Nasa é pesquisar antes de tirar uma foto lunar. “Não cometa o erro de fotografar a lua, por si só, sem referência nenhuma”, ele diz. “É claro que eu já fiz isso, mas todo mundo vai capturar a mesma imagem”, disse ele ao site da agência espacial.Para que isso não aconteça, Ingalls sugere que a pessoa use a criatividade para compor uma fotografia mais interessante. “Pode ser um ponto de referência local ou qualquer coisa para dar à sua foto um senso de lugar.”
USE TODAS AS FERRAMENTAS
Geralmente, Ingalls faz um reconhecimento de campo um dia antes que o fenômeno em questão aconteça. Ele conta que, por isso, precisa percorrer longas distâncias para tirar uma foto perfeita.“Eu uso o Google Maps e outros aplicativos (até mesmo uma bússola) para planejar onde conseguir o ângulo certo no momento certo”, disse o fotógrafo. Para ele, esta exploração é necessária, pois às vezes é preciso obter autorização para acessar telhados. Ou até mesmo viajar para áreas remotas para evitar a poluição luminosa dos grandes centros.
CONFIE NA SUA PESQUISA
Para explicar esta dica, Ingalls dá um exemplo de quando foi tirar a foto de uma Superlua. Ele conta que, a partir de seus cálculos, o melhor lugar para fotografar o fenômeno era perto do monumento de Iwo Jima, em Washington DC. “Eu pensei que meus cálculos estavam errados. Mas a Lua apareceu bem aonde eu esperava, e então veio a manada de gente”, disse o fotógrafo. Segundo ele, centenas de fotógrafos com tripés chegaram correndo ao local, devido a um erro de cálculo.
TRABALHE COM O QUE VOCÊ TEM
Ingalls vive na capital dos Estados Unidos. Por isso, não lhe faltam oportunidades para mesclar monumentos históricos com fenômenos espaciais, como a Superlua. Contudo, para ele, não é necessário viver perto de um marco icônico ou subir em um telhado para conseguir uma boa foto. “Trabalhe com o que você tem em mãos”, sugere. O fotógrafo conta que enfrentou um grande desafio quando precisou fotografar o cometa Lulin no meio do Parque Nacional Shenandoah, na Virgína, em 2009. “Eu tinha apenas um equipamento básico e vi todas aquelas pessoas com grandes câmeras fazendo imagens que eu nunca poderia obter”.Foi neste momento que ele foi criativo e usou a luz do seu farol para iluminar a floresta com uma longa exposição. O resultado ficou incrível e, por isso, a National Geographic nomeou sua foto uma das 10 melhores imagens do espaço naquele ano.
USE PESSOAS
Eventos celestiais como este, geralmente, chamam a atenção de muitas pessoas. Por isso, provavelmente, várias família estarão assistindo o fenômeno em parques ou, até mesmo, no meio da rua. Para Ingalls, esta é uma grande oportunidade para tirar fotos ainda mais interessantes.Ele recomenda que fotógrafos amadores e profissionais personalizem suas imagens com elementos humanos. “Há muitas fotos ótimas de pessoas que parecem estar segurando a lua em sua mão e esse tipo de coisa. Use sua criatividade."
COMO FOTOGRAFAR COM SMARTPHONES
Por ser um fotógrafo experiente, Ingalls tira suas fotos com câmeras profissionais. No entanto, para ele, é possível, sim, capturar uma bela imagem do eclipse lunar com um smartphone. “Para mim, seria irritante e frustrante. Mas pode ser um desafio legal”.Claro que não será possível fotografar a Lua em seu formato gigantesco. Contudo, “você pode tirar uma foto mais panorâmica, incluindo alguns novos elementos na imagem”, disse o fotógrafo.Para tirar uma fotografia interessante com um smartphone, ele dá duas dicas. A primeira é escolher um local urbano, onde a imagem possa ficar mais brilhante.Além disso, Ingalls também sugere uma maneira simples para equilibrar a luz da imagem. A dica é primeiro travar o foco na Lua (que é o objeto principal da imagem. Depois disso, é interessante "escurecer ou clarear a exposição", de acordo com ele.
COM CÂMERAS PROFISSIONAIS
Não é porque você tem uma câmera profissional que será fácil tirar uma foto da Lua. Para as pessoas que possuem câmeras com lentes maiores, o fotógrafo aconselha que é preciso lembrar que a Lua é um objeto em movimento.“É um ato de equilíbrio tentar obter a exposição correta e perceber que a velocidade do obturador precisa ser muito mais rápida”, disse Ingalls. Para capturar o luar, ele conta que configura o balanço de brancos no modo "dia", já que a luz solar será refletida e poderá atrapalhar na qualidade da imagem.
VOCÊ CURTE FOTOS DE METEOROS?
Veja as 11 fotos encantadoras da maior chuva de meteoros deste ano
http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/aprenda-a-tirar-fotos-incr%C3%ADveis-da-lua-com-fot%C3%B3grafo-da-nasa/ss-AAeQbhF#image=1
http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/aprenda-a-tirar-fotos-incr%C3%ADveis-da-lua-com-fot%C3%B3grafo-da-nasa/ss-AAeQbhF#image=9
Nenhum comentário:
Postar um comentário