Os sulfatos, encontrados na grande maioria dos shampoos, são agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma. Porém, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo. Foi em função desses danos que surgiram técnicas como o co-wash, com produtos que não contêm elementos indesejados como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.
Qual o resultado do Co-wash?
Se seu cabelo está muito ressecado, ou danificado por processos químicos, essa técnica pode ser uma maneira de recuperar a vitalidade e saúde do cabelo, sem recorrer a hidratações e outros tratamentos de salão.
O Co-wash vem conquistando principalmente quem tem cabelos crespos e cacheados, que já possuem a proteção natural reduzida: o sebo produzido no couro cabeludo não consegue atingir as pontas dos cabelos espiralados, os ressecando com mais facilidade. Segundo as adeptas desse procedimento, o cabelo fica mais macio, hidratado e com menos frizz.
Eu testei a técnica e achei muito interessante o resultado no cabelo. O cabelo ficou macio e hidratado, e não ficou oleoso. Pretendo incluir pelo menos uma lavagem na semana com a técnica. Usei o condicionador da Lola Creoula, específico para co-wash.
Para qual tipo de cabelo é indicado?
É especialmente indicado para cabelos quimicamente tratados, com mechas ou luzes, ressecados, cacheados e crespos. Evite fazer em cabelos oleosos.
Se você lava os cabelos todos os dias e tem cabelos tingidos, é interessante intercalar a técnica com a lavagem convencional com shampoo, assim a tinta dura mais tempo.
Como fazer o Co-wash?
- Molhe os cabelos com água morna e massageie por alguns minutinhos. Assim, a gordura do couro cabeludo vai sair.
- Retire o excesso de água, de preferência com uma toalha. O excesso de água no fio não deixa o condicionador penetrar no fio.
- Passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas (não economize produto!), massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem.
- Massageie as mechas de cima para baixo para limpar os fios com o condicionador.
- Em seguida, enxágue sem deixar excesso de condicionador nos cabelos. Você pode usar outro condicionador mais concentrado (sem óleo mineral) nas pontas e enxaguar.
Opcional: se você gosta de uma sensação de limpeza e frescor, você pode acrescentar óleos essenciais no condicionador para fazer a lavagem. Alguns óleos apropriados são: copaíba, tea tree, cedro, laranja, limão ou lavanda. Pode acrescentar umas 3 gotinhas, na mão mesmo, misturando com o condicionador antes de passar nos cabelos.
Juntamente com o Co-wash, é recomendado fazer uma limpeza profunda com shampoo antirresíduo ou detox capilar a cada 15 dias.
O co-wash é mais uma técnica que está a disposição para ser usada por todas: não estou dizendo que é o jeito certo ou errado de lavar o cabelo; é apenas mais uma alternativa a ser considerada e testada.
Quantas vezes fazer o co-wash?
No início, o cabelo pode parecer estranho após o co-wash: pode coçar e ficar oleoso, mas é apenas uma fase de adaptação.
Os shampoos e máscaras tradicionais (com sulfatos e derivados de petróleo) “mascaram” o cabelo: se você usa esses produtos há muito tempo, pode ser que já não conheça o estado real do seu cabelo. Por isso é necessário esse tempo para você e seu cabelo se acostumarem.
A frequência do uso da técnica depende de quão adaptada você está. Pode ser usado todos os dias, ou intercalando as lavagens com co-wash e shampoo. Outra possibilidade é fazer o co-wash apenas uma vez na semana.
Condicionadores Indicados para Co-Wash
O condicionador tem agentes emolientes que limpam sem ressecar. Mas atenção: deve-se evitar o uso de condicionadores com petrolatos e silicones insolúveis para a técnica dar certo. Esses produtos formam uma película que impede que a água e outros nutrientes penetrem e hidratem o fio.
É justamente por causa de tais proibições que quem adere à técnica costuma se tornar expert em ler rótulos; tudo para garantir que o produto é adequado. Alguns ativos que entram na lista de vetados são "petrolatum", "mineral oil", "paraffinum liquidum", "isoparaffin", "isododecane", "dimethicone""silicon", "dodecane" e "alkane".
Usar um condicionador qualquer pode acarretar problemas no couro cabeludo, como dermatite seborreica e queda. Por outro lado, se tiver um agente de limpeza na composição, como o derivado do coco ‘cocamidopropyl betaine’, melhor, pois confere uma limpeza mais profunda.
Algumas sugestões de produtos para fazer Co-wash
- Pantene Truly Natural Co-Wash Conditioner
- Condicionador Surya Brasil Frutas
- Condicionador Elsève Colágeno
- Yamasterol branco ou amarelo
- Condicionador Lavanda Herbia
- Condicionador Pracaxi Andiroba Cativa
- Condicionador Surya fixação da cor
- Ouidad Curl Co-Wash
- TRESemmé Naturals
- Condicionador Lola Creoula Cachos Perfeitos (o que eu testei)
- Co Wash No Poo Lola Curly Wurly Cabelos Cacheados
E você, já usou essa técnica? O que acha?
http://belezaesaude.com/co-wash/#utm_source=blog-updates&utm_medium=email&utm_campaign=co-wash
Nenhum comentário:
Postar um comentário