Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ligar muitos aparelhos na tomada pode provocar um incêndio?

Ligar muitos aparelhos na tomada pode provocar um incêndio?
por Josh Clark - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Introdução

Acontece muito durante o Natal: a tomada fica sobrecarregada. Existem nove fios de luz para a árvore, as velas elétricas, um aparelho de CD com músicas para o feriado, e, por alguma razão, um grill George Foreman. A impressão é que só a observação dessa bagunça de fios elétricos por muito tempo fará com que tudo pegue fogo a qualquer momento.
  
Perhaps it's time to rethink your energy use.
HowStuffWorks 2007
Talvez seja hora de repensar o uso da energia. Veja mais 
fotos de árvores (em inglês).
Tomadas sobrecarregadas causam incêndios - nos EUA, em média 5.300 por ano [fonte: CPSC]. Quase 2 mil deles ocorrem durante a época de Natal [fonte: ESFI]. Imagens de balas queimando fizeram a equipe do HowStuffWorks se perguntar: quantas coisas você pode ligar em uma tomada antes que ela pegue fogo? Isso depende - uma variedade de fatores podem fazer a diferença.
Para descobrir quantas coisas você pode ligar em uma tomada antes que ela pegue fogo, primeiro precisamos entender a fundocomo funciona a eletricidade. A todo momento, uma casa norte-americana comum tem 120 volts de eletricidade passando por ela. Em algum lugar de sua casa, você vai encontrar uma caixa instalada na parede, contendo disjuntoresou fusíveis (estes encontrados nas casas mais antigas).
Os disjuntores e fusíveis agem como protetores contra a sobrecarga elétrica. Eles regulam a quantidade decorrente, o volume de elétrons que se movem por um condutor, um fio elétrico (que pode ser extraído de um circuito). Essa corrente é expressa em ampères. A maioria dos disjuntores e fusíveis regula de 15 ou 20 ampères.

Professor A. Lynn Abbot e Phil Chovan
Agradecimentos especiais ao prof. A Lynn Abbot da Virginia Tech e Phil Chovan, da Associação de Segurança do Corpo de Bombeiros, pela ajuda neste artigo.

Se muita corrente é extraída do circuito, o disjuntor dispara ou o fusível explode, interrompendo o circuito para evitar a sobrecarga. Mas os disjuntores e os fusíveis nem sempre são confiáveis. Outro perigo em potencial ocorre quando mais de uma tomada está ligada a um único circuito. Se você observar os disjuntores ou a caixa de fusíveis (ou caixa de força), pode ver um único circuito identificado como "sala de jantar" ou unidade de ar-condicionado e máquina de lavar/secadora". Você pode descobrir que todas as tomadas em um cômodo estão conectadas a um único circuito. Isso significa que você não precisa necessariamente sobrecarregar uma única tomada para causar um incêndio.
Então como descobrir qual é o máximo? Na verdade, é bem fácil. Para determinar a quantidade de eletricidade que você está usando com todas as decorações de Natal, é só fazer algumas contas. A fórmula é assim:
p/e=i (a voltagem dividida pelos volts é igual aos ampères).
Digamos que você esteja usando 2 mil watts de potência com as luzes de Natal e outras decorações. Você divide esse número pelos volts em sua casa (geralmente 120) e o resultado fica 16,6 ampères de corrente sendo usada. Com uma tomada elétrica de 20 ampères, você está usando cerca de 80% da corrente disponível, que é a quantidade máxima que deve ser usada por circuito.
Na próxima página, você vai saber sobre alguns dos outros fatores que devem ser levados em consideração para evitar um Natal tostado.­­

Incêndios elétricos

Além de calcular o uso da eletricidade, existem outras coisas que podem ser feitas para evitar que sua casa pegue fogo neste Natal. Coisas como uma fiação defeituosa e produtos ruins podem contribuir para um incêndio.
Overloading an outlet with too many plugs I bad enough, but counterfeit electrical products increase your risk of fire even more.
Cortesia deFundação Internacional de Segurança Elétrica
Sobrecarregar uma tomada com vários adaptadores já é ruim, mas usar produtos elétricos falsificados aumenta ainda mais o risco de incêndio

A cada ano, milhares de produtos elétricos falsificados acabam nas prateleiras de lojas. E muitos desses produtos não são fabricados para suportar as demandas das decorações extras do Natal. Nos EUA, aComissão de Segurança do Produto ao Consumidor recolhe essas mercadorias sempre que possível. A CSPC testa esses produtos e descobre que muitos dos produtos falsificados nem ao menos conseguem suportar o teste de segurança mais básico. Quando eles descobrem um produto falsificado ou com defeito, a CSPC envia pedidos de recolhimento.
Até mesmo produtos certificados podem causar uma sobrecarga. Os aparelhos elétricos que são fabricados para produzir calor, como os aquecedores e os secadores de cabelos, tendem a usar mais energia do que outros aparelhos. Aparelhos como esses podem sobrecarregar um circuito, principalmente um circuito que já está quase no limite da amperagem permitida. Junto com um disjuntor defeituoso, essa sobrecarga pode fazer os produtos ficarem superaquecidos e possivelmente pegarem fogo.
Mas é ainda mais provável que o fogo aconteça em um lugar que não pode ser visto com facilidade. O calor desperdiçado gerado pela corrente elétrica pode fazer a fiação escondida dentro das paredes da casa se expandirem e contraírem, e por fim a fiação acaba se desprendendo. Quando a fiação está solta, a eletricidade pode causar uma centelha com uma produção de calor de 816ºC a 982ºC.
Isso é mais do que o suficiente para incendiar a madeira ou o isolamento antigo sob circunstâncias normais. Nos EUA, por exemplo, o tempo no inverno é menos úmido do que no verão. Dentro de uma casa nos meses de inverno, a umidade relativa dentro das paredes pode cair até um nível parecido com o do deserto, transformando as vigas (suportes de madeira das paredes) em gravetos, que são facilmente inflamáveis pelas centelhas.
Aqui, estamos falando de um dos problemas dos fios elétricos: quando você vê a fumaça saindo pela sua tomada, é provável que o incêndio já tenha começado e esteja se espalhando por dentro das paredes e em direção ao seu sótão. É fácil o proprietário pensar que o problema está resolvido quando ele desliga a eletricidade que vai até a tomada pegando fogo. Mas um incêndio que não pode ser visto pode estar crescendo do outro lado da tomada.
E o pior é que os incêndios elétricos podem ser particularmente difíceis de serem apagados. Como envolvem eletricidade, usar água para apagar o fogo pode causar eletrocução. Os pós químicos podem fazer o fogo baixar e aumentar novamente. De acordo com o oficial de segurança do Estado Phil Choven, do Georgia Mutual Aid Group, se você perceber um incêndio elétrico, você deve desligar a eletricidade (se for seguro) e abandonar a casa. Em seguida, você deve ligar para o Corpo de Bombeiros e comunicar o incêndio.
Leia a próxima página para descobrir como você pode se proteger contra os incêndios no Natal.


Dicas de segurança para o Natal

É desanimador que lojas vendam produtos que não são seguros ou certificados, mas isso realmente acontece. Felizmente, existem organizações comprometidas em manter os produtos perigosos longe de sua casa.
The good folks at Underwriters Laboratories have been testing products for safety since 1894.
Cortesia de Gordon Foster/Time Life Pictures/Getty Images
O Underwriters Laboratories testa
a segurança de produtos desde 1894

Nos EUA, o Underwriters Laboratories (UL) e o Factory Mutual são duas corporações certificadas que testam produtos de maneira independente. Eles testam produtos elétricos (entre outros) para determinar se eles incendeiam quando ligados na tomada. Se não incendeiam, esses grupos os certificam com um selo, que você pode procurar quando estiver comprando aparelhos elétricos. Além de procurar por selos como esses, a Fundação Internacional de Segurança Elétrica recomenda que você mantenha distância de coisas como cabos de extensão e disjuntores vendidos em lojas com preços muito baixos. Além disso, procure marcas conhecidas e confiáveis quando comprar produtos como esses. Olhar os rótulos também pode ajudar. Erros de ortografia ou trechos mal escritos são sinais de que o produto que você está pensando em comprar foi fabricado por uma empresa pouco séria.
No Brasil, os testes para determinar a segurança de um produto são realizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), uma autarquia federal.

Em casa, pegue leve com o fornecimento de energia. Não é difícil calcular a quantidade de energia que está sendo exigida de suas tomadas, e fazer esse cálculo pode evitar um incêndio. As luzes de Natal geralmente têm baixa voltagem, vindo com um total em torno de 25 watts para 50 lâmpadas. Se o seu circuito pode suportar até 2 mil watts dentro do limite de segurança de 80%, não há problemas é mais provável que a claridade de tantas lâmpadas queimem os seus olhos antes de queimar sua tomada elétrica. Porém, outros aparelhos, como aquecedores, usam muito mais eletricidade do que as luzes de Natal. Simplesmente desligar um aparelho quando ligar o outro pode diminuir o risco de incêndio elétrico. E certifique-se de desligar todas as decorações antes de dormir.
Também é uma ótima idéia dar uma boa olhada na fiação dos aparelhos que você vai usar nesta época de Natal. Fiação corroída ou desgastada é um aviso de que você deve substituir o aparelho em que a fiação está ligada. O isolamento de borracha serve para reduzir a produção de calor e eliminar as centelhas. Quando não está presente, o risco de incêndio aumenta muito. Também procure adaptadores antigos que não encaixam bem na tomada. Eles também podem causar fagulhas, o que é ruim quando a tomada está perto de uma árvore de Natal cheia de seiva inflamável.
Por fim, não é possível dizer quantas coisas você pode ligar em uma tomada elétrica antes que ela pegue fogo, a não ser que sejam analisados casos isolados. E não é uma boa idéia fazer suas próprias experiências em casa. Em vez disso, essa época de Natal é boa para se familiarizar com as especificações elétricas de sua casa e dos aparelhos elétricos que você conecta em suas tomadas. Preste atenção no número de itens que você liga em um circuito elétrico e, se for o caso, deixe as decorações extras no sótão este ano. Caso contrário, as castanhas em sua cozinha podem acabar assadas no fogo, propositalmente ou não.




Nenhum comentário: