Significado do Dia Das Mães
Há diversas teorias sobre como teria surgido o Dia das Mães, que, inclusive, variam de país para país. O fundamental é compreender que, no fundo, a data tem uma única função: homenagear a pessoa que traz à luz uma pessoa e que, independente da situação, sempre está ao lado de seus filhos. Aliás, é bom lembrar que mãe também é aquela que, mesmo não sendo parente biológico, trata com o mesmo amor e carinho aqueles que escolheu educar e criar um laço por vezes tão ou mais forte que o sanguíneo.
Reza a lenda que os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Os romanos, celebravam cerca de três dias, com oferendas e ritos em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.
Com o crescimento do cristianismo a celebração ganhou força e foi sincretizada em torno da imagem da Virgem Maria, a mãe de Jesus. Posteriormente, no século XVII, na Inglaterra, havia o “Domingo das Mães”, quando, durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Inclusive, trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitá-las.
Em diferentes partes do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, e foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.
Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis, após a morte de sua mãe. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a ela, que havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, contudo ganhou um caráter comercial. Isso desagradou Anna, que estava muito desapontada em ver que o caráter solene estava se perdendo. Em 1923, ela liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha nada mudou.
http://www.mundodastribos.com/significado-do-dia-das-maes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário