Palhaço
A palavra Palhaço deriva do italiano paglia, que quer dizer palha, que era o material usado no revestimento de colchões. O nome começou a ser usado porque a primitiva roupa desse cômico era feita do mesmo pano e revestimento dos colchões: um tecido grosso e listrado, e afofada nas partes mais salientes do corpo com palha, fazendo de quem a vestia um verdadeiro "colchão" ambulante. Esse revestimento de palha os protegia das constantes quedas e estripulias. Já a palavra clown é de origem inglesa e tem origem no século XVI. Deriva-se cloyne, cloine, clowne. Etimologicamente vem de clod, que em inglês significa "camponês" e ao seu meio rústico, a terra. O termo em inglês é amplamente utilizado, por conta da influencia do britânico Philip Astley. 1 No Brasil existe uma divergência teórico-semantica para com essas duas palavras. Alguns teóricos apontam que os dois termos indicam uma mesma coisa, já outros dizem que cada termo remete a uma escola de pensamento diferentes.2 .
O palhaço é lírico, inocente, ingênuo, angelical e frágil. O palhaço não interpreta, ele simplesmente é. Ele não é uma personagem, ele é o próprio ator expondo seu ridículo, mostrando sua ingenuidade. Na busca desse estado, o ator, portanto, não busca construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias, buscando transforma-las em seu corpo. Para tanto, cada ator desenvolve esse estado pessoal, de palhaço, com características particulares e individuais.3
Embora vinculado aos circos, o palhaço pode atuar também em espetáculos abertos, em teatro, em programas de televisão ou em qualquer outro ambiente. Em várias ocasiões é o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante, e com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquiagens) especiais e acessórios característicos. Entretanto, há diversos tipos de palhaço, como o melancólico, romântico, bufão, tramp (mendigo), etc. 2
Na linguagem comum, o termo também pode ser referido como uma característica do comportamento de uma pessoa não confiável ou não acostumado a levar a sério um argumento.
Origem
Há relatos de figuras semelhantes ao palhaço contemporâneo desde 2500 a.C, no Egito antigo. São encontradas varias outras referências; Grécia, Roma, China e até em civilizações americanas como os astecas.4 Podemos achar referencias à arte de fazer rir a quatro mil anos atras. Inúmeras vezes esse personagem adquiriam importantes papeis sociais, muitas vezes estando ao lado do rei ou imperador.5
Oriente
Os lubyet eram figuras cômicas das dinastias chinesas, atuavam como desastrosos assistentes dos personagens príncipes e princesas. Assim como os bobos da corte europeus, os lubyet, pela sua proximidade com os déspotas, tinham grande influência na sociedade, podendo sugerir importantes mudanças no agir dos imperadores.5
Podemos encontrar na Malásia o P'rang, que utilizava máscaras com olhos enormes e bochechas desproporcionais formando uma figura bizarra e ao mesmo tempo cômica. Em Bali encontramos os irmãos Penasar e Kartala. Enquanto o primeiro é ordeiro e apolíneo, o outro faz tudo pelas avessas e atrapalhadas.5
Grécia e Roma
Depois de apresentar-se às tragédias gregas, os palhaços entravam em cena satirizando os contos gregos, principalmente os de Hércules. Os próprios sátiros (daí vem a palavra sátira) seria o germe dos palhaços de hoje. Depois que o Império Romano começo a se expandir, outras personagens começaram a surgir na Europa. Os Cirros e Estúpidos, começaram a levar a arte clownesca para as ruas. Mas foi na idade média que eles tomaram as ruas definitivamente.5
Idade Média
Na Idade Média, o teatro teve um grande problema com a Igreja Católica no poder e a maioria dos teatros foram fechados. Com isso, os artistas tomaram as ruas. Para sobreviver começaram a desenvolver uma linguagem que desse conta das ruas, e cada vez ficavam mais conhecidos no continente. na Escandinávia eram conhecidos como gleemen, e na França, jongleurs. Enquanto os Bobos da corte fazia suas graças para não perder a cabeça, os artistas de ruas faziam as suas, para não morrer de fome. Mas assim como os lubyet, da China, os bufões e bobos da corte tinham também certo papel social, na medida em que utilizavam de seu humor para questionar as decisões tomadas pelos soberanos, de modo a fazê-los refletir sobre a forma como governavam. Ele era a unica figura na corte que poderia "falar o que quiser" sem grandes revezes, desde que todos rissem.4 Podemos encontrar facilmente muitas estorias antigas e atuais envolvendo bobos da corte. E o cargo ainda não foi extinto, como é o caso de Nigel Rodes, o primeiro bobo da corte oficial desde 1649, quando o último ocupante do cargo perdeu o emprego após a revolução republicana liderada por Oliver Cromwell e a decapitação do rei Charles 1º.6 Mas mesmo com as dificuldades de idade média, os palhaços continuavam a tomar espaço. Nas peças religiosas faziam o papel de diabo cômico ou narrador. Até que William Shakespeare mostrou que o palhaço podia não só fazer rir, como fazer chorar, e tornar ainda mais dramáticas as cenas trágicas de uma obra, os palhaços passaram a ser tão importantes, nessas representações, quanto os atores sérios de grandes clássicos do teatro.5
Commedia dell'arte
Ver artigo principal: Commedia dell'arte
A commedia dell'arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII. A “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, também sendo chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Esta forma ainda sobrevive através de alguns grupos de teatro.
O início do circo
A cultura circense se enraíza pelos vários eventos da antiguidade, como as Grandes dionísias e os jogos nos Circos Romanos. Mas é a Philip Astley que se atribui a criação do circo que conhecemos hoje. Ele era suboficial da Cavalaria das Forças Armadas Inglesa. Muitos oficiais da cavalaria já se apresentavam nas ruas a muito tempo, mas a grande ideia de se estabelecer um local fixo foi dele. O formato circular ajudava os acrobatas a praticar suas acrobacias mais facilmente enquanto o cavalo corria em círculos. Astley construiu uma estrutura de 13 m de circunferência em um local fechado. Os espetáculos de rua passaram a acontecer dentro deste local e a cobrar ingresso. Os cavaleiros das forças armadas inglesa podiam agora continuar trabalhando mesmo depois de aposentados.1 A aproximação dos oficios de hipismo, com outras artes de ruas deram também forma a varias outras modalidades. Como o Music hall e diversas formas teatrais, com pantomimas, adaptações de commedia dell'arte e melodramas.7 Não demorou para que outros artistas também integrassem às atrações do novo estabelecimento de Astley. Os palhaços começaram a aparecer no seu local mais conhecido atualmente, o circo. O palhaço mais importante foi Mr. Merryman, que atuava a cavalo.5 Com o desenvolvimento da arte do palhaço, várias partes do mundo adaptaram o personagem ao seu próprio estilo, fazendo surgir novas figuras, como o palhaço Augusto, o Excêntrico, o Vagabundo, o Mímico e o Branco. Cada tipo um possui características próprias e marcantes.4
Tipos de palhaço
O Clown é um personagem múltiplo, e as vezes nem é visto um personagem, mas sim como um estado, o estado de clown.8 Com isso a multiplicidade de tipos e modos de se exercer o oficio são inúmeras. Desde personagens mais óbvios como o Bozo até os comediantes mais sutis como Mr. Bean. Mas no decorrer da historias, certos tipos se consolidaram e se estruturaram com características fixas.
Branco e Augusto
Augusto é o tipo mais conhecido no Brasil. É extravagante, absurdo, pícaro, mentiroso, surpreendente, provocador. Representa a liberdade e a anarquia, o mundo infantil. É desajeitado e desastrado, tornando sua atuação desajeitada e deselegante.4 É inoportuno em sua tentativa de socializar-se, mas acaba por conquistar com sua simpatia e brincadeiras. Diversas lendas coincidem a fazer nascer o personagem no Circo Renz de Berlim (1865), encarnado por um tal August, um moço de jeito enfadonho e beberrão de onde vem o nariz vermelho.5 Diz a lenda que ele era um cuidador de cavalos e um certo dia, como era alcoólatra, entrou no palco bêbado. Como as pessoas na Europa costumam ser muito brancas, quando bebem avermelham o nariz e as maçãs do rosto., muitos dizem que deriva-se daí o nariz de palhaço e a maquiagem.1 É esse o espirito do Augusto, brincalhão e que faz bastante algazarra. Ainda na mesma lenda, diz-se que o companheiro do Augusto entrou para tentar tirar o amigo do picadeiro, sóbrio tenta de todo jeito fazer o amigo se regrar. É daí que se acredita que nasceu o Branco. Outra versão diz que o termo augusto é de raiz alemã. No caso seri o alemão Tom Belling que teria entrado à cavalo e feito uma apresentação desastrosa. Então a plateia gritou Augusto! Augusto!" que em dialeto berlinese, significa pessoa que se encontra em situação ridícula.9 Ele é uma grande hipérbole. Tudo é grande, suas roupas, seu nariz, seus sapatos.
O Branco é o inverso do Augusto. Também chamado Carabranca, Pierrot, Enfarinhado e Esperto ou Sério. Em vários circos do Brasil ele é conhecido como Escada. O tiponasceu na Inglaterra em meados do século XVIII, com Giuseppe e Joe Grimaldi, costumava aparecer maquiado de branco e vestido num elegante vestido brilhante. Seus trajes são seu grande diferencial, já que sua elegância revela um clown aristocrata, que, quando contracena com outros palhaços, toma o controle da situação.
Os dois formam a dupla mais tradicional de palhaços, com um contrasto apolíneo e bacante, de ordem e desajuste.1 A esquerda vemos uma das duplas mais famosas de Branco e Augusto. Os palhaços Foottit e Chocolat, do final do sec. XIX.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palha%C3%A7o
PARA O DIA DO PALHAÇO!
Palhaço
e Palhaço - Compasso e Descompasso “
...chora palhaço da sua tristeza, sorrindo
como se a alma estivesse em festa.
Chora palhaço da sua tristeza quando o mundo
e as coisas que te cercam dizem NÃO.
Chora palhaço da troça da sua imagem, das
suas pinturas e caricaturas.
Chora palhaço por trazer alegria e sorriso ao
sorriso e alegria das pessoas, e ter como pagamento a satisfação e a
felicidade, ou simplesmente um sorriso.
Chora palhaço da situação que te cerca,
das noites não dormidas, pela esperança de um agrado, do sonho de uma alegria
continuada e sincera.
Chora palhaço, homem do peito de aço, que da alegria faz
o compasso, mesmo que tua alma esteja no descompasso de uma grande tristeza.
Chora palhaço, do seu coração que não trai, não engana, que espera um doce
sorriso, uma mão que afague seu semblante, sua cabeça, suas costas e pernas
cansadas de tanto se apresentar no picadeiro da fantasia.
Chora palhaço que se
enternece quando recebe um sorriso e um muito obrigado, mesmo de alguém que
nunca viu.
Chora palhaço das suas mascaras que sorriem quando queriam chorar,
que enternecem quando queriam esmorecer, que agitam quando queriam descansar.
Chora palhaço do seu próprio sorriso triste...
Chora até descobrir a verdade de
tua alma...
A verdade que diz:
Sorria palhaço pois aqueles que tem na alma uma
criança, sorriem de verdade para você.
Sorria palhaço, pois a alegria e
felicidade que trás são dádivas reconhecidas pelo próprio Deus.
Sorria palhaço
pois aqueles que não te enxergam e da tua felicidade reconhecem pouco, da vida
nada tem na pobreza de seus espíritos.
Sorria palhaço pois não merece alegria
vazia e sorrisos falsos, mediocridade e engano , pois és autentico no coração e
na alma.
Sorria palhaço pois seus valores estão acima dos espíritos pobres que
não conseguem viver a felicidade que transmite sem nada pedir, a não ser um
sorriso, um gesto de felicidade, um afago.
Sorria palhaço pois a tua alma é tão
grande, tão linda e limpa, que suas dores desaparecerão das suas costas e serás
contemplado com o carinho sincero e eterno de um AMOR sem fim.........
Sorria
palhaço pois ao arrancares a mascara da face, revelarás a própria felicidade,
linda e infinita, pois tens estampado no seu intimo a alegria do próprio Deus e
o Amor de Jesus........
Sorria palhaço, pois o que transmite é simplesmente
DIVINO.
Sorria palhaço o sorriso de sorrir, o riso que debocha descarado da
própria tristeza, e de tudo que não reconhece você.........
Sorria palhaço pois
é o remédio das almas tristes e solitárias.
Sorria palhaço pois é palhaço para
fazer sorrir, e incomodar os pobres de espírito.
Sorria palhaço pois é um
artista da vida, que ao tirares a fantasia se retira do picadeiro, pois sabes
quando termina o espetáculo para representação, e quando continua o espetáculo
da vida.
Sorria palhaço dos verdadeiros palhaços, que sorriem ao pensar que te
ofendem achando que és palhaço ou chamando de palhaço.
Sorria palhaço pois
consegue ver e estar bem longe daqueles palhaços cuja vida infeliz, no
contraditório daquilo que transmite, ou seja felicidade, se estenderá,
infelizmente, por um picadeiro sem fim, onde ignorando e ignorância jamais
saberão que estarão imersos no circo da vida, onde ao invés de receberem o
sorriso de paz e felicidade, se contentarão na sua falta de saber, ao receber a
falsa alegria e o falso sorriso do escárnio e do pouco caso, pela frente ou
pelas costas, da platéia que os assisti, e que pensam estar agradando com o seu
triste e mórbido espetáculo...
Sorria palhaço pois sabes onde esta a
hipocrisia palhaça, nas promessas vazias dos políticos, nos amores falsos, no
romantismo de atos e palavras escassos, na pobreza de espírito, na mentira, na
falta de caráter, na tendenciosidade maldosa, na infidelidade, enfim naquilo
que mancha a alma e a consciência, naquilo que torna o ser humano pequeno e
insignificante, naquilo que se quer merece qualquer comentário, pois a simples
citação empobrece emporcalha qualquer exteriorização da alma, portanto da
própria arte.
Sorria palhaço ao afastar o infortúnio e a mediocridade.
Sorria
palhaço para aqueles que acreditam e recebem a luz detonando a ignorância.
Sorria palhaço por aqueles que arquitetou dando risadas e brincando,
representando a arte da felicidade.
Sorria palhaço por aqueles que sorrindo e
inebriados com os olhos cheios de lagrimas reconhecerão e reconhecem muito mais
que o artista palhaço.
Sorria palhaço pois tua alma de criança assistirá calma,
limpa e serena pelo resultado das coisas onde tanto investiu seu amor.
Sorria
palhaço, do mundo sem compasso, que na arte do descompasso afastou a tristeza
do espaço, e neste mesmo vazio do espaço encheu em cada passo seu conteúdo de
AMOR...
Cláudio Rizzo
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