Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mercado de Plantas e Flores Ornamentais no Brasil

Mercado de Plantas e Flores Ornamentais no Brasil

Como a exploração intensa e até mesmo o tráfico e coleta desenfreada das plantas e flores ornamentais levou algumas espécies ao processo de extinção e à redução de tantas outras, esse é um assunto sempre abordado nesses eventos. Com o cultivo adequado, responsável e sustentável, o que é raro passa ser multiplicado.
A atividade de cultivo de flores e plantas ornamentais requer conhecimento sobre o processo produtivo, irrigação, fertilização e adubos, leitura sobre pesquisas no setor, orientação, troca de ideias com especialistas e empreendedores e profunda análise sobre os riscos. Quando são realizadas projeções, reduz-se as incertezas, aumenta-se a precisão da avaliação e chega-se a conclusões sobre tamanho de mercado, preços, custos de capital, custos operacionais, entre outros.
Atualmente, as plantas ornamentais são cultivadas em fazendas, viveiros ou estufas e comercializadas principalmente em floriculturas e lojas especializadas em paisagismo. No Brasil, a produção de plantas e flores desse tipo caminha em ritmo acelerado, junto com a exportação das mesmas.
É difícil selecionar e diferenciar as plantas ornamentais, já que quase todos os tipos podem ser cultivados para esse uso. Com diferentes gostos e preferências, algumas plantas que não são consideradas ornamentais passaram também a ser cultivadas com o mesmo propósito.
Além de trazer bem-estar visual e serem ótimos elementos decorativos, as plantas são perfeitas aliadas do meio ambiente e, consequentemente, do homem, por purificarem o ar através da fotossíntese. O pau d’água, por exemplo, um arbusto com uma linha amarela no meio das folhas, é muito utilizado para decoração em vasos e ideal para decorar escritórios. É resistente ao ar condicionado, não precisa ficar diretamente exposto ao sol e deve ser regado quando a superfície da terra estiver seca.
Atualmente, o Brasil conta 8 mil produtores de flores, dos quais 98% são de pequeno e médio porte. A área cultivada no ano passado totalizou 13,8 mil hectares. Mais de 350 espécies foram produzidas, somando 3 mil variedades.

Mercado de Plantas e Flores Ornamentais no Brasil

http://www.ideiasedicas.com/mercado-de-plantas-flores-ornamentais-brasil/

Nenhum comentário: