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terça-feira, 27 de maio de 2014

LA BELLE ÉPOQUE

LA BELLE ÉPOQUE

Belle Époque


A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.

Paris era um grande centro, não só cultural, mas também de diversão.Dança no Moulin Rouge (1890), deHenri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia.
 

Sociedade e progresso materiais


Ford T, um carro "bom e barulhento", como diziam seus contemporâneos, grande símbolo progressista da Belle Époque.
Inovações tecnológicas como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, inspiravam novas percepções da realidade. Com seus cafés-concertos, balés, óperas, livrarias, teatros, boulevards e alta costuraParis, a Cidade Luz, era considerada o centro produtor e exportador da cultura mundial. A cultura boêmia imortalizada nas páginas do romance de Henri Murger, Scènes de la vie de bohème (1848), era um referencial de vida para os intelectuais brasileiros, leitores ávidos de BaudelaireRimbaudVerlaineZola,Anatole France e Balzac. Ir a Paris ao menos uma vez por ano era quase uma obrigação entre as elites, pois garantia o vínculo com a atualidade do mundo.
Ocorreram ainda várias mudanças no mundo da arte na Europa, fazendo com que teatros, exposições de telas, cinemas, entrassem no cotidiano dos burgueses. E apenas eles tinham acesso a este mundo da arte. A Belle Époque americana é, no entanto, instalada rapidamente no país, por meio de uma breve industrialização que começa em meados de 1875, e depois ainda sobrevive até 1930, sendo aos poucos minada por novos movimentos agrícolas.

Arte e literatura



Mabel Normand, famosa atriz de cinema que estrelou ainda na Belle Époque.
O estilo chamado art nouveau ("arte nova" em português) foi típico da Belle Époque. Esta corrente artística surgiu nos finais do século XIX, em reacção ao emprego abusivo na arte de motivos clássicos ou tradicionais. Em vez de se basear nos sólidos modernos da arte clássica, a art nouveau valorizava os ornamentos, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas dos animais e das mulheres. É uma arte essencialmente decorativa sendo as principais obras desse estilo fachadas de edifícios, objetos de decoração (móveis, portões, vasos), jóias, vitrais e azulejos. Um dos pintores mais conhecido da Arte Nova é Alfonse Mucha.

Lição de Arte (1901), do desenhista norte-americano Charles Dana Gibson.
Tendo surgido, acredita-se, de uma série de influências na arte, também na literatura, considera-se que entre os seus precursores estão William Morris e o movimento Arts and Crafts, o movimento Pré-Rafaelita, o Historicismo do Romantismo do Barroco, do Revivalismo Gótico e Celta, William Blake e Walter Crane, as gravuras Japonesas , Oscar Wilde, o ideal wagneriano de Gesamtkunstwerk, deAubrey Beardsley, a poesia simbolista de Mallarmé e das pinturas de Toulouse-LautrecMunch, Whistler, Nabis e Seurat.
Em literatura, considera-se que um dos principais precursores do estilo Art Nouveau Revivalismo Celta, especialmente na Inglaterra, Escócia, Irlanda e Escandinávia, o qual teria dado, voltando-se para as "épocas áureas" de cada país. Apesar dos motivos medievais de cavalaria usados por esta tendência literária, que contribui para a Art Nouveau em outros gêneros artísticos, havia nesta escola um desejo da libertação do antigo e uma certa procura do novo, que refletiu-se em movimentos como o Novo Paganismo ou o Novo Hedonismo enquanto que O retrato de Dorian Grayde Oscar Wilde "caracterizava-se pela Nova Voluptuosidade"1 .

A cultura do divertimento

No fim do século XIX o êxodo rural, o desenvolvimento das comunicações e a eletricidade, aliadas ao crescimento urbano propiciaram o surgimento da cultura do divertimento. Essa cultura ganhou status social na burguesia através dos cabarés, onde era possível encontrar a fusão dos elementos da cultura erudita com os elementos das classes baixas.

A indústria do divertimento

A indústria do divertimento (parque de diversão e cinema) foi possível devido ao desenvolvimento da eletricidade e a diminuição da jornada de trabalho, fazendo com que os operários tivessem mais horas livres para o lazer. Os parques e os cinemas transformaram-se em divertimento de massa, porque o ingresso era barato e esses divertimentos provocavam um desprendimento momentâneo da realidade cotidiana das pessoas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Belle_%C3%89poque







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La Belle Époque foi um luxuoso período que começou em meados do século 19 e terminou em 1914, quando se deu início a Primeira Guerra Mundial. A bela época foi marcada pelo glamour e ostentação, assim como pelos grandes bailes e jantares. Paris, a cidade luz, era o maior símbolo do estilo de vida desse momento. O cinema, os cabarés e o cancan haviam acabado de surgir. Os climas intelectuais e artísticos estavam em ascensão.
No Brasil, La Belle Époque Brasileira, ou Belle Époque Tropical, foi caracterizada pela queda do Império e a proclamação da República. Teve início em 1889 e se estendeu até 1922.
A moda, como sempre, era um reflexo dos comportamentos da sociedade da época. As roupas eram românticas e fluidas. Os excessos ficavam por conta do exagero em detalhes: plissados, bordados, rendas e plumas, que ressaltavam a feminilidade.
Os espartilhos eram os responsáveis pela silhueta que marcou as mulheres desse tempo. As saias tinham volume e o seu caimento, em forma de sino, faziam o corpo da mulher ficar ainda mais curvilíneo.
Pela manhã não eram usados decotes, as golas dos vestidos e blusas protegiam o pescoço, as mãos eram resguardadas por luvas e as botas cobriam os tornozelos. As sombrinhas também eram acessórios obrigatórios. A noite, nos bailes e jantares da alta sociedade, os decotes surgiam junto aos vestidos exuberantes e as luvas compridas.
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