Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Consciência Negra, 20 de novembro, dia para reflexões e decisões

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 Postado em novembro 20, 2014 por Riozinho

Consciência Negra, 20 de novembro, dia para reflexões e decisões

A escolha desta data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888. Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.


http://www.riozinho.net/dia-nacional-da-consciencia-negra/

NÃO SOU DE COR, SOU NEGRA

Morgado Mbalate.*
Não sou de cor, sou negra cor de luto. 

Não sou de cor, sou negra e contra o preconceito luto.
Não sou de cor, sou negra com coração sem rancor. 
Não sou de cor, sou negra com coração que brota amor.

Os negros também merecem louvor.

Todas raças merecem valor.
Não sou de cor, sou negra
Por que sou oprimida com o desnível social e racial? 
Não sou de cor, sou negra com direitos humanos como no geral.
A cor negra é uma das diferenças e riquezas. 
Pele negra, também, é a cor da beleza.

*Morgado Henrique Mbalate é um jovem poeta moçambicano*
Poema publicado na página Minha Terra Meu Chão (FB)

Nenhum comentário: