São Paulo - A Submarino é, de longe, a empresa que mais teve queixas de consumidores registradas no ReclameAqui por conta da Black Friday, nesta sexta-feira. Foram 356 problemas reportados até as 10h30. A promoção coletiva começou à meia noite.
Ao todo, foram 1.586 reclamações feitas. De todas as companhias monitoradas pelo site, 150 foram reclamadas. Em segundo lugar no ranking fica a Americanas.com, com 281 queixas e em terceiro a Saraiva, com 232.
Juntas, as 20 primeiras empresas da lista somam 1.313 reclamações. Veja na tabela:
PosiçãoEmpresaReclamações
1Submarino356
2Americanas.com281
3Saraiva (livraria, editora e loja virtual)232
4Netshoes80
5Extra.com.br57
6Magazine Luiza (loja virtual, site e televendas)51
7KaBuM!41
8Shoptime39
9Walmart.com34
10Casas Bahia (loja virtual)23
11Ponto Frio (loja virtual)22
12Mobly18
13Centauro (loja virtual)12
14Lojas Americanas (loja física)11
15Fast Shop10
15Ricardo Eletro (loja virtual)10
17Dafiti9
17Dell9
17Richards9
17Sephora9
Além das queixas, o ReclameAqui havia registrado 886 interações por chat (que podem ou não ser relativas a problemas). O canal oferece uma linha direta de negociação com as empresas.
O site espera bater o seu recorde de visitas com a Black Friday deste ano, com mais de 1 milhão de acessos estimados.
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-20-empresas-mais-reclamadas-da-black-friday-ate-agora